Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Professor aproveite para retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:
Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.
Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.
Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.
Discuta com a turma
- Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
- Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?
Materiais complementares:
Resolução da atividade de retomada
Atividade principal (slides 4 a 7)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Podem explicar como interpretaram cada rodada?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Notas ao professor
Atividade principal (slides 4 a 7)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Podem explicar como interpretaram cada rodada?
Atividade principal (slides 4 a 7)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Podem explicar como interpretaram cada rodada?
Atividade principal (slides 4 a 7)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.
Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Podem explicar como interpretaram cada rodada?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. A exposição do material propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução.
Professor, para otimizar o tempo, após a apresentação do primeiro grupo você poderá convidar os grupos que chegaram a conclusões diferentes para acrescentarem suas considerações.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Como vocês escreveram as respostas usando termos matemáticos? Como pensaram?
- Na 3ª etapa ocorreu empate novamente? Qual resultado vocês encontraram?
- Alguém poderia justificar o resultado encontrado na 3ª rodada?
- Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala para acompanhar estes registros e caso julgue necessário realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
- Essas diferenças ajudaram na resolução da situação problema?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.
Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Acesse a resolução dessa atividade complementar aqui.
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X