Atividade para impressão - Roteiro
Plano de Aula
Plano de aula: Planejar a contação de um mito
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é importante destacar que é necessário que os alunos já tenham tido algum tipo de contato com a oralização de algum mito (vídeos da internet, contação etc.).
Materiais necessários:
- Computador, projetor e tela.
- Internet para pesquisa.
- Acervo de livros da Biblioteca Escolar.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em escolher os gestos, a entonação e as expressões extralinguísticas mais adequadas aos sentidos do mito porque podem não ter muita experiência com práticas de contação de história.
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos et all. Gêneros orais: Conceituação e caracterização. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), Anais, vol. 3, n.1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, os alunos irão planejar a contação de um mito indígena selecionado por eles, ensaiando a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos (sons, gestos, expressões etc.).
- Para instigar os alunos, visando uma maior produtividade da aula, inicie um pequeno debate coletivo sobre o tema da aula: “Vamos contar um mito?”. Para isso, peça que os alunos digam, rapidamente, quais foram as suas experiências prévias sobre contação de histórias, recordando como era esse processo.
- A ativação dos dos conhecimentos prévios, neste momento, auxiliará os alunos a planejar as suas próprias contações.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. Nesta aula, os alunos terão que planejar um contação; esta organização, em sala de aula, auxiliará na troca e no auxílio mútuo para que haja uma maior produtividade durante a realização das atividades.
- Inicie uma conversa para ser debatida em cada dupla, respondendo à pergunta “O que o contador pode fazer para contar um mito?”. Peça que eles listem três informações pertinentes sobre esse questionamento.
- Depois disso, quando finalizado, inicie uma breve exposição das respostas aos questionamentos iniciais, pedindo que um aluno de cada dupla conte para a turma as respostas anotadas.
- A cada resposta fornecida, registre-a no quadro, ampliando a discussão e fornecendo mais informações aos alunos. Caso julge necessário, em uma discussão, acrescente novos itens.
- Peça que todos os alunos registrem a lista no caderno.
- Respostas possíveis/ desejáveis:
- Planejar a contação.
- Escolher a história mais adequada ao público-alvo.
- Escolher a entonação adequada.
- Planejar as vozes dos personagens, se houver falas.
- Pensar nos gestos e nas expressões mais adequados ao mito.
- Fazer contato visual com o público.
- Planejar o cenário para construir um clima de contação.
- Utilizar objetos para representar personagens.
- Quando possível, fazer barulhos representando o movimento dos personagens e/ou do cenário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Inicie dizendo que os alunos, considerando os elementos elencados na atividade anterior, irão planejar e ensaiar a contação de um mito.
- Para isso, peça que os alunos façam uma pesquisa de mitos indígenas sobre a “Origem das Coisas” (mandioca, rios, lua, rede, montanha, do sol etc. ) no acervo da Biblioteca Escolar ou na internet, escolhendo um texto para a contação.
- Chame a atenção dos alunos para a necessidade da escolha de um mito que seja adequado ao público da contação (alunos do fundamental 2) e sobre a origem do mito (indígena).
- É importante que seja feita, por parte do professor, uma pré-seleção de livros, indicando algumas possibilidades de mitos do acervo escolar. Isso garantirá ganho de tempo, pois os alunos terão uma busca direcionada. Além disso, caso alguns alunos prefiram buscar mitos na internet, indique sites confiáveis ou oriente os alunos a buscar textos em fontes seguras.
- Durante a pesquisa dos alunos, os acompanhe, auxiliando e fornecendo algumas possibilidades interessantes de mitos.
- O tempo médio para realizar este procedimento é de aproximadamente 10 minutos.
Material Complementar:
- Caso julgue necessário, apresente o site Xapuri Socioambiental, que apresenta uma coletânea de mais de 40 mitos e lendas indígenas. Para isso, clique aqui.
- Caso haja disponível na Biblioteca Escolar, é recomendável a utilização do livro: LISBOA, H. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora que os alunos já escolheram seus textos, peça que as duplas leiam em silêncio para que haja um bom entendimento do mito.
- Peça que as duplas retomem a lista de comportamentos do contador produzida no início da aula e, a partir disso, comecem a planejar a sua contação, fazendo anotações no texto: gestos, sons, expressões, entonação e etc.
- É interessante que os alunos façam testes, em suas duplas, para verificar quais recursos extralinguísticos são mais interessantes para enriquecer o momento da contação e mais apropriados ao mito. Ex.: escolha da modulação da voz (aguda/ grave, alta/baixa etc.).
- Oriente os alunos para planejar a execução de pequenos sons durante a contação, a depender do contexto do mito, como por exemplo barulho de chuva, de vento, de chocalho, de folhas, de trovão etc.
- É necessário, na escolha dos recursos não linguísticos, cuidado para que não haja uma estereotipação da figura do indígena e da sua cultura. Oriente os alunos a evitar a utilização de sons guturais, o uso de objetos que remetem ao arco e flecha, a reprodução de comportamentos ou gestos “primitivos” e de expressões estereotipadas (“Uga-uga” e o uso do “mim” para conjugar verbo). Vale lembrar, ainda, que não se trata de uma teatralização, mas sim de um contação de histórias. Dê liberdade aos alunos, mas fique atento aos possíveis exageros e, além disso, garanta uma atividade que valorize a diversidade cultural.
- Peça que os alunos que, assim que montarem os seus roteiros - com os recursos já selecionados - decorem o texto, ensaiando a contação.
- O tempo médio para a realização deste passo-a-passo (deste slide) é, de aproximadamente, dentro do desenvolvimento da aula, 18 minutos.
Material Complementar:
- Caso julgue necessário, disponibilize o roteiro disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos, ainda em grupos, organizem uma lista com três informações pertinentes sobre as conclusões da aula, apontando dicas para uma boa contação.
- Em seguida, peça que as duplas verbalizem as suas respostas.
- Registre as respostas no quadro.
- Pós-aula: Como atividade pós-aula, peça que os alunos continuem o ensaio da contação do mito escolhido por eles, podendo ser contado posteriormente, em outra aula.
- Respostas possíveis/ desejáveis: Resposta pessoal. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis:
- Faça contato visual.
- Interaja com o público.
- Escolha a entonação adequada.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste Plano, os alunos irão planejar a contação de um mito indígena. Este trabalho será realizado em duplas e poderá contar com a ajuda das famílias dos alunos, em casa. Envie um áudio introdutório dizendo que contar não é a mesma coisa que ler, e que a tradição dos mitos é justamente preservar-se através da oralidade, da contação de geração para geração. Diga aos alunos que devem fazer uma pesquisa de mitos indígenas sobre a “Origem das Coisas” (mandioca, rios, lua, rede, montanha, sol etc.) e escolher um texto para planejar a contação.
Avise que o texto deve ser adequado ao público (alunos do Fundamental 1), pois será compartilhado com as turmas dos menores pelas redes sociais da escola. Estabeleça um prazo para essa escolha e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação já combinados por você, utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano.
Desenvolvimento
Após que todas as duplas tiverem escolhido suas histórias, peça, em novo áudio, que façam o Planejamento seguindo o Roteiro do Plano, disponível aqui. Diga que é preciso definir qual dos dois alunos da dupla será o contador; o outro aluno será seu auxiliar durante todo o processo para que o vídeo dê certo. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível. Depois que todos tiverem postado seus Roteiros, peça que as duplas avaliem os trabalhos umas das outras, fazendo comentários para aprimorar o vídeo, deixá-lo mais claro e acrescentar ideias, de modo a possibilitar a troca de aprendizagens entre os pares. Estabeleça um prazo para esses comentários e também para que as duplas readequem seus projetos.
Fechamento
Depois de todos terem postado seus Planejamentos, faça um fechamento desta aula compilando as aprendizagens e compartilhando com os alunos esse compilado. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano auxiliando no Planejamento e dando ideias de como pode ser feito esse vídeo e essa contação. Podem ajudar pensando em cenários, figurinos, iluminação, sonorização, enfim, dar todo o apoio e a valorização necessários aos filhos nessa importante fase de crescimento e de consolidação de vínculos familiares.