Atividade para impressão - Tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de Exposição Oral
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de slides; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.
Informações sobre o gênero: forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Relembrar etapas do gênero composição oral e utilizá-las no planejamento de um exemplar do gênero.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que, neste momento, eles deverão planejar uma exposição oral levando em consideração as etapas composicionais do gênero exposição oral.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos relembrarem discussões e anotações feitas em aula anterior sobre algum tema estudado previamente. Esse tema será objeto da exposição oral a ser planejada nesta aula e, por isso, já deve estar bem esclarecido aos alunos. Sugere-se que essa discussão seja feita em aula anterior porque o tempo da aula é limitado. A frase do slide pode ser projetada em datashow ou, na ausência de recursos tecnológicos na escola, escrita por você no quadro. O tema pode ser de diversas áreas do estudo, como língua portuguesa, literatura, ciências naturais, matemática etc. Essa pesquisa pode ser feita na internet. Se a escola não dispuser desses recursos tecnológicos, levar revistas ou materiais didáticos. É importante que eles façam anotações sobre o conteúdo para depois organizar sua apresentação oral. As anotações podem ser feitas on-line, pelo programa Padlet (disponível em: <https://pt-br.padlet.com/>), no qual as respostas podem ser compartilhadas, efetivando discussões coletivas. Na ausência de recursos tecnológicos, fazer anotações em cartazes ou blocos de notas. Lembramos que tudo isso será feito em aula(s) anteriores. Nesta aula, discutir inicialmente o conteúdo fará com que eles relembrem o que foi pesquisado, tornando-os habilitados a produzir um planejamento de exposição oral, atentando à estrutura composicional do gênero.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Solicite à turma, após a breve sessão de revisão do tema, que pensem ou relembrem a composição do gênero exposição oral, a fim de preparar/planejar a própria apresentação. Uma estrutura comum desse gênero é composta por, respectivamente, título, apresentação, explanação do tema e fechamento. Na etapa apresentação, são anunciados os oradores e o tema a ser explorado; na etapa explanação, o próprio conteúdo; no fechamento, as possibilidades são diversas, podendo ocorrer uma revisão, um resumo, alguma intertextualidade etc. O slide pode ser projetado em datashow ou, na ausência de recursos tecnológicos na escola, o conteúdo pode ser escrito por você no quadro, entregue aos alunos em pequenos papéis impressos ou até mesmo lido por você. A sugestão é que a revisão das etapas composicionais seja feita em grupos, os mesmos que vão propor exposições orais para o mesmo tema (slide seguinte). Nessa revisão, cada grupo pode produzir uma tabela para preenchimento de etapas possíveis de uma exposição oral e posterior planejamento do que será veiculado em cada momento acerca do tema estudado. Para produzir essa tabela, os alunos podem usar o programa de bloco de notas Padlet (disponível em: <https://pt-br.padlet.com/>). Neste link <https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet>, você encontra informações de como o programa gratuito funciona. Por meio desse programa, os quadros poderão ser compartilhados ao final da aula, para que os grupos comparem diferentes exposições orais propostas pelos colegas. Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos à disposição, oferecer cartazes ou folhas de ofício para elaboração do quadro e posterior preenchimento. Sugere-se 15 minutos para esta etapa do Desenvolvimento.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos alunos o preenchimento do roteiro, logo após a elaboração desse roteiro (slide anterior). Cada grupo deve preencher o seu quadro com as informações do tema discutido por toda a turma em aula anterior. Novamente, o quadro pode ser completado por meio de computadores ou tablets que contenham o Padlet. Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos à disposição, utilize os cartazes ou folhas de ofício para a produção do quadro. É importante que eles trabalhem no grupo para que as discussões possam ser mais aprofundadas e para que haja um detalhamento maior da composição de cada etapa da exposição oral. Sugere-se 20 minutos para esta etapa do Desenvolvimento.
Materiais Complementares: Tabela para impressão (acesse aqui), caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite o compartilhamento do roteiro organizacional das apresentações entre os grupos, para que eles possam ver as ideias dos colegas e aprender com elas. Esse compartilhamento pode ser feito pelo Padlet, no qual os outros grupos podem comentar ou curtir os roteiros dos colegas. Se a escola não tiver esse recurso tecnológico à disposição, os grupos podem circular na sala observando os diferentes cartazes construídos com os resultados da organização. Essa tarefa possibilita a descoberta de diferentes modos de organização e apresentações orais com base em um mesmo tema. Além disso, o que é essencial, por meio dessa socialização eles podem revisar e fixar quais são as etapas do gênero exposição oral.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que se organizem em duplas e pesquisem um assunto para fazer uma exposição oral sobre ele. Sugira que falem de algo de que gostem, um filme, livro, série, jogo etc. Estabeleça um prazo para esta escolha e acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Indique que devem compartilhar suas escolhas em Google Doc, em uma pasta do Google Drive criada por você para esta atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp).
Desenvolvimento
Após todas as duplas terem publicado suas escolhas, envie a tabela disponível no Plano para que planejem suas Exposições Orais, dividindo seus temas em etapas, com orientações por escrito e um prazo. Terminado o prazo, peça que todos leiam os trabalhos dos colegas, compartilhados na pasta, para que aprendam com seus pares. Envie um comentário geral sobre os planejamentos, aproveitando as Orientações do Plano e destacando o que achar necessário. Envie um novo áudio, com a pergunta do slide de Fechamento do Plano, a ser respondida pelas duplas com base em seus planejamentos. Estabeleça um prazo para que compartilhem suas respostas às perguntas no mesmo Doc criado anteriormente.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a ajudar os estudantes com ideias para o assunto da Exposição Oral e apoiar na pesquisa de elementos interessantes sobre esse assunto.