Texto 1
Plano de Aula
Plano de aula: O gênero texto dramático
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Data show
Fotocópias de textos
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades de identificar e nomear os elementos composicionais do gênero texto dramático, por não estarem habituados à leitura e ao estudo do gênero.
Referências sobre o assunto:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente, em um slide, o tema da aula para os alunos. O objetivo desta aula é levar o aluno a perceber que o texto dramático tem por finalidade a encenação e que, para isso, o texto se apresenta diferente dos outros gêneros narrativos, pois tem como elementos composicionais mais marcantes: as falas que se sucedem, com os nomes dos personagens em destaque, e as rubricas ou didascálias, marcas para orientar o ator. É importante deixar que os alunos percebam isso através da leitura dos textos e da forma como eles serão apresentados, por isso, evite entregar explicações prontas e busque levar o aluno a pensar e a chegar às suas próprias conclusões.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Apresente para os alunos as questões do slide e peça que respondam oralmente. Deixe que se expressem livremente, apenas medie para que todos se escutem e todos tenham a oportunidade de falar. Evite se alongar muito durante essa atividade, pois a intenção é apenas ativar os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos textos dramáticos, que estão intimamente ligados à representação de peças teatrais, já que são a base para a encenação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize a sala em três grupos. Entregue para cada grupo fotocópias de um texto dramático. Clique aqui para ter acessar aos textos para impressão.
- Informe aos alunos sobre os autores dos textos e seus contextos socioculturais. Clique aqui para ter acesso às biografias dos autores para impressão. Se desejar, distribua aos alunos, ou leia em voz alta para que eles conheçam o contexto e as influências artísticas de cada autor.
- Peça aos alunos que façam a leitura do texto indicado. Esclareça que eles terão 7 minutos para concluírem essa atividade.
- Circule pela sala durante a leitura e observe se os alunos estão interagindo com os colegas da equipe, pois é necessário que haja essa interação. Veja se comentam o texto, identificam alguma história, fazem leituras de algumas falas para os colegas. Incentive-os caso seja necessário.
- Após a leitura feita, oriente as equipes para as apresentações. Explique que cada equipe apresentará um texto para o restante da sala e que caberá aos participantes decidirem a forma como o texto será apresentado.
- Dê a eles alguns minutos para fazerem os combinados sobre a apresentação.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que disponham as cadeiras em um grande círculo.
- Explique que cada equipe deverá apresentar o seu texto da forma como o grupo combinou. Obs.: O esperado é que os alunos façam leituras dramatizadas dos textos, definindo papéis para cada aluno leitor, mas é possível que prefiram contar a história, ou apresentá-la para o restante da turma através de uma encenação.
- Após as apresentações, pergunte aos alunos se já conheciam alguma dessas histórias e se identificaram diferenças em relação a outros textos na forma como foram escritos. Espera-se que tenham percebido que o texto está organizado em falas e há indicações de como os personagens devem se comportar.
- Provoque uma conversa sobre os textos, para que percebam as diferenças de contexto histórico entre eles e seus elementos composicionais.
Espera-se que os alunos percebam que os textos “Projetos” e “O Mealheiro”, de Artur Azevedo, são textos bastante antigos e que retratam uma realidade histórica já ultrapassada em alguns aspectos. Importante dizer que os dois textos são da coletânea de sainetes “Teatro a Vapor” e foram escritos entre 1906-1908. “Sainete” é uma pequena peça alegre do teatro espanhol, de que participam poucos personagens e retratam costumes populares e a vida cotidiana. “Sainete” passou a designar um gênero para o qual se usa hoje em dia a palavra do inglês “sketch”, ou seja, esquete.
Sugestões de encaminhamentos para a Roda de Conversa:
Questione os estudantes: qual é a cena que retratada em “Projetos”? Há uma família reunida, em um momento de lazer e descanso, na sala de jantar. As mulheres costuram e o homem lê o jornal. Questione os alunos se, hoje em dia, é assim ou as famílias fazem coisas diferentes dessas quando se reúnem. Observe que essa cena familiar revela uma época em que as mulheres eram ensinadas a fazer tarefas domésticas e os homens tinham mais acesso à leitura e aos estudos. Era muito incomum, ainda, uma mulher trabalhar fora. Em geral, era o homem quem sustentava a casa. Chame a atenção dos alunos para os “projetos” de cada um com o futuro dinheiro a mais no salário do pai: uma das meninas queria comprar um colete, outra um chapéu, outra um relógio francês, artigos muito cobiçados na época. Questione os alunos: e hoje em dia, o que os adolescentes planejariam comprar? Provavelmente, roupas da moda, celular, jogos de computador. Pergunte a eles: e os pais das meninas, o que queriam fazer com o dinheiro? Espera-se que percebam que há ali um conflito de gerações: os mais velhos pensam na casa e nas dívidas, os mais novos, na moda. Converse com eles que os desejos de consumo também revelam características de épocas diferentes, e os textos literários também são documentos históricos que nos mostram essas diferenças de costumes.
No texto “O Mealheiro”, vemos também uma família com filhas. Veja se percebem o significado da palavra “mealheiro” (cofre). Questione sobre o desejo das meninas (pagar um passeio de automóvel): por que queriam juntar dinheiro para isso? Pouquíssimas pessoas tinham automóvel nesta época (os textos foram escritos entre 1906-1908 e o automóvel chegou ao Brasil em 1891). Era semelhante a, hoje em dia, pagar para andar em um helicóptero. Chame a atenção deles para que percebam quantas coisas sobre o passado da nossa sociedade podemos descobrir em um texto literário, explore com os alunos o nome da moeda (réis), o vocabulário de época (“algibeiras”, “gatunos”, “trocos miúdos”, etc), perguntando o que imaginam que sejam essas palavras.
Já os textos “Fofocas” e “O menino Narigudo” são contemporâneos, como nos revela a linguagem e as referências dos personagens a costumes mais modernos (fofocar no telefone, um menino e uma menina saírem sozinhos para tomar sorvete). A linguagem utilizada pelos dois textos é próxima do registro informal da língua falada, com expressões como “um sujeitinho velho caquético e milionário”, “Ainda por cima surfa mal paca” e “Tá ferrado mesmo.“ dentre outras. Perceber como são dinâmicas as cenas e as falas, com um ritmo rápido. As falas são curtas e cheias de pontuação expressiva (muitas interrogações, exclamações, reticências). Chamar a atenção para o fato desses dois autores (Maria Clara Machado e Walcyr Carrasco) terem proximidade com o mundo da televisão, então, usam uma linguagem bem próxima da falada, as cenas são ágeis, cheias de verbos de ação.
Importante destacar que o texto “O menino narigudo” é uma releitura da obra “Cyrano de Bergerac”, que é uma peça de teatro escrita em 1897 por Edmond Rostand. A obra original conta a história de um espadachim muito habilidoso, porém muito narigudo e feio, que se apaixona por uma mulher lindíssima, mas não tem coragem de declarar-se a ela com medo da rejeição. Como sugestão, agende um dia com a turma para assistir ao filme clássico dos anos 90 “Cyrano”, de Jean-Paul Rappeneau, que consagrou o ator Gerárd Depardieu no papel principal.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Peça a um representante de cada equipe que comente a questão colocada. Espera-se que eles concluam que a forma como o texto está escrito mostra que foi feito para ser encenado e que, mesmo sendo um texto narrativo - já que conta uma história - ele se estrutura de forma diferente dos demais: com indicações de personagens, apresentações de falas e explicações sobre as ações.
- Encerre a aula, explicando que os textos apresentados são textos dramáticos e que têm por finalidade a encenação.
É importante deixar claro que a intenção, nesta aula, não é a de se aprofundar no assunto, nem de apresentar com detalhes elementos do texto dramático. O que se busca é o reconhecimento, por parte do aluno, que os textos lidos e apresentados são textos destinados à encenação e que, por isso, apresentam estrutura diferente dos outros textos narrativos.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos perguntando: quem já foi ao teatro? A que peça assistiu? Quem já participou de uma encenação de teatro? Como foi? Escolha alguns voluntários para responderem também por áudio. Depois, diga que irão conhecer e estudar alguns textos que foram escritos para serem encenados, do gênero Texto Teatral.
Desenvolvimento
Envie, então, o texto 4, disponível aqui (materiais do plano), que é um trecho do livro “O Menino Narigudo”, de Walcyr Carrasco (releitura de Cyrano de Bergerac, obra de Edmond Rostand). Solicite, por áudio ou por escrito, que os alunos se organizem em duplas e preparem um vídeo ou um áudio da leitura desse texto para enviar da forma como acharem melhor. Além disso, devem responder à pergunta: por que vocês decidiram apresentar o texto dessa forma?
Fechamento
Depois que todos tiverem postado suas leituras e respostas à pergunta, faça um fechamento desta aula compilando os aprendizados e compartilhando com os alunos essa compilação. É desejável que os alunos tenham deduzido que, pela forma como o texto teatral está escrito, ele deve ser encenado, e cada fala de cada personagem deve ser lida por um ator diferente. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ler em voz alta os textos disponibilizados no Plano, dividindo os papéis entre os membros da família. Incentive-os a postarem vídeos e/ou áudios, caso tenham feito a atividade, no grupo da turma.