Atividade para impressão - Ficha de avaliação - LP06_01SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Notícia de esportes: reescrita e revisão dos textos
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, quadro, pincel, cadernos com apontamentos; materiais produzidos pelos estudantes.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Problemas com a reescrita textual das notícias; com as escolhas lexicais; e dificuldades em manusear as ferramentas do padlet e seus recursos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.
- Diga que hoje iremos revisar e reescrever as notícias de esportes que serão publicadas no jornal da escola.
- Informe que, para fazermos um bom trabalho, teremos que retomar os conhecimentos e as noções acerca do gênero notícia de esportes.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Organize a turma em círculo para as orientações iniciais;
- Explique que nesta aula iremos fazer a revisão e a reescrita das notícias de esportes produzidas por eles anteriormente.
- Informe que todos os textos produzidos deverão passar pelo processo de revisão e reescrita para serem publicados em breve no jornal da escola.
- Diga-lhes que no processo de produção de um texto, a revisão e a reescrita são fundamentais, pois contribuem efetivamente para o refinamento do texto escrito.
- Faça uma retomada dos conhecimentos prévios acerca da construção composicional do gênero notícia de esportes no formato impresso. Oralmente, relembre com os alunos os seguintes aspectos da estrutura composicional da notícia:
- Título da notícia de esportes: tem por objetivo cativar o leitor para a leitura da notícia. Deve ser instigante, interessante.
- Subtítulo da notícia: serve para completar o sentido do título, deixando-o mais elucidativo.
- Lead: é a parte inicial da notícia, e corresponde ao primeiro parágrafo, respondendo às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?
- Corpo da notícia: é o desenvolvimento do texto e deverá explicar por que razão se deu o acontecimento e descrever como ocorreram os fatos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Com o objetivo de viabilizar e a revisão e a reescrita das notícias produzidas, recomendamos que esta aula seja realizada no laboratório de informática da escola;
- No laboratório, organize os estudantes em suas respectivas duplas;
- Diga que cada dupla deverá realizar a reescrita das notícias produzidas, observando atentamente a construção composicional, o conteúdo temático e o estilo do gênero notícia de esportes.
- Oriente os estudantes a pensar também nos elementos constituintes de um exemplar do gênero, a saber: título, subtítulo, lead, imagens etc.
- Peça aos estudantes que atentem também para o estilo de linguagem utilizado, bem como as escolhas lexicais realizadas nas produções escritas;
- Com vistas a facilitar o trabalho dos estudantes e assegurar que todos os elementos constituintes do gênero estejam adequadamente contemplados, sugerimos a aplicação de uma ficha de orientação, a qual deverá ser entregue a todas as duplas previamente. Salientamos que é fundamental que essa ficha de avaliação tenha sido construída previamente junto com os alunos para atender aos aspectos linguísticos relacionados à notícia de esportes. Nos materiais complementares, uma sugestão de ficha de avaliação pode ser acessada.
Material complementar:
Clique aqui para acessar uma sugestão de ficha de avaliação.
Fechamento
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Solicite que as duplas troquem entre si, as notícias de esportes produzidas (peça que fiquem em computadores distintos).
- O objetivo é fazer com que as duplas avaliem as notícias produzidas, levando em conta a rubrica produzida anteriormente, visando observar se todos os aspectos composicionais e linguísticos foram adequadamente contemplados.
- Auxilie os estudantes nas questões técnicas e de conhecimento linguístico.
- Realize as orientações, faça as intervenções que julgar necessárias e realize o fechamento da aula.
- Não havendo a possibilidade de utilização de computadores, aconselha-se que as notícias produzidas sejam previamente impressas, para que os estudantes possam aplicar adequadamente a rubrica.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Este é um plano de escrita da versão definitiva de uma notícia sobre esportes e atividades físicas possíveis de se fazer em casa durante a quarentena. Portanto, é interessante que a turma já tenha feito uma primeira versão dessa escrita e já esteja organizada em duplas. Combine com a turma, por WhatsApp, uma data para que enviem a versão definitiva da notícia em uma pasta criada no Google Drive (ou por outro meio possível para vocês).
Desenvolvimento
Depois de todas as duplas terem enviado suas notícias, diga, por áudio ou por escrito, que elas serão avaliadas pelos colegas e por você com uma Rubrica de Qualidade. Compartilhe a Rubrica e estabeleça um prazo para que as duplas avaliem umas às outras. Acompanhe seus alunos por WhatsApp e pelo próprio ambiente do Drive, verificando como estão utilizando as Rubricas.
Fechamento
Depois de todos terem utilizado a Rubrica, faça um apanhado dessas avaliações e veja o que é importante destacar, e se há necessidade de alguma dupla reescrever sua notícia e/ou fazer melhorias pontuais. Envie, por escrito, orientações a cada dupla, e compartilhe um áudio com um novo prazo, orientando as duplas a postarem as notícias nas redes sociais da escola. Vocês podem criar um nome para essa série de notícias, por exemplo: “Esporte é saúde” ou “Ficar em casa sim, mas ficar parado nunca”. Combinem de compartilhar essas notícias em todas as redes onde estão para verificar a reação das pessoas aos textos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, interagindo com os grupos/duplas e comentando com eles sobre essa experiência de escrita.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano, pois a ideia é que os familiares que realizam algum esporte e/ou atividade física durante a quarentena de forma adaptada sejam as “estrelas” das notícias que os alunos irão publicar. Portanto, seria bacana se as famílias auxiliassem nesse processo de divulgação nas redes sociais, marcando familiares e amigos, compartilhando os trabalhos dos filhos e mostrando que valorizam suas produções.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Notícia de esportes: reescrita e revisão dos textos
Finalidade da aula: Revisar e reescrever as notícias que serão publicadas no jornal escolar
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia de esportes
Objeto(s) do conhecimento: Revisão /edição de texto informativo e opinativo./Elementos notacionais da escrita /morfossintaxe.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP08), (EF06LP11)
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, quadro, pincel, cadernos com apontamentos; materiais produzidos pelos estudantes.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Problemas com a reescrita textual das notícias; com as escolhas lexicais; e dificuldades em manusear as ferramentas do padlet e seus recursos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.