Mapa Conceitual 1 - Por dentro do céu
Plano de Aula
Plano de aula: Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Computadores ou notebooks (um para cada grupo de 3 ou 4 alunos) ou revistas/ materiais didáticos com o texto e o mapa.
- Caderno ou bloco de notas para fazer anotações de possibilidades de síntese.
Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Esses conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas:
- Identificar informações principais de um texto.
- Entender como essas informações foram sintetizadas em mapa conceitual e com a linguagem verbal.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Explique aos alunos que o mapa conceitual pode ser importante para a aprendizagem dos conteúdos escolares. No próximo slide, os alunos buscam verificar como isso é possível.
Introdução
Tempo sugerido: 5 min
Orientações:
- Solicite aos alunos a discussão das respostas às perguntas projetadas no data show. Se a escola não tiver esse recurso tecnológico, o título e as questões podem ser escritas no quadro. É importante reconhecimento, pelos alunos, da dupla função do mapa conceitual, dependendo de sua natureza de produção: 1) quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada; 2) quando produzidos pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos a partir da leitura de texto anterior. Essa atividade de reflexão tem o objetivo de mobilizar a curiosidade dos estudantes sobre a função do mapa em sua vida estudantil.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em 2 grupos, em que cada grupo deve ler um mapa de diferentes assuntos e formatos. Um mapa está neste slide 4 e o outro no slide 5. Para os alunos, os mapas podem estar projetados no datashow ou compartilhados em computadores, por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos, pode fazer cartazes com os mapas ou entregá-los impressos. Este primeiro mapa “Por dentro do céu” aparece na primeira aula da sequência de 15 aulas que propomos para vocês, então, se você optar por utilizar a aula 1, nesta aula 2, os estudantes já terão feito a leitura desse mapa.
- Solicite a leitura do mapa conceitual pelo primeiro grupo de alunos, em que um aluno representante do grupo faz a leitura em voz alta ou todos realizam leitura silenciosa. Enquanto isso, o segundo grupo lê o outro mapa “Ciclo da água" (slide 5). A partir dessa tarefa, os estudantes poderão verificar diferentes propósitos de produção e uso dos mapas (um representa o sistema solar e o outro o ciclo da água), bem como diferentes organizações estruturais, elementos linguísticos e visuais que compõem o gênero.
Observação: Professor, outros mapas, produzidos para diferentes propósitos, de diferentes estruturas e estilos podem ser usados. Os mapas apresentados neste plano de aula são só uma sugestão.
Materiais complementares: Neste link, você encontra o mapa para impressão: Mapa conceitual
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Solicite a leitura do mapa conceitual “Ciclo da água” pelo segundo grupo de alunos, enquanto o primeiro grupo lê o outro mapa (slide 4). Novamente, os mapas podem estar projetados no datashow ou compartilhados em computadores, por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Se a escola não tiver esses recursos tecnológicos, pode fazer cartazes com os mapas ou entregá-los impressos. A leitura pode ser feita em voz alta por um aluno representante do grupo ou todos realizam leitura silenciosa.
- Pergunte aos alunos que semelhanças e diferenças eles encontraram entre os mapas, a fim de proporcionar seu protagonismo no entendimento do gênero. No slide seguinte, essa reflexão torna-se orientada.
Materiais complementares: Neste link, você encontra o mapa para impressão: Mapa Conceitual - Ciclo da água
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Peça para os alunos de cada um dos dois grupos anotarem elementos comparativos da leitura dos mapas a partir das perguntas do slide. As respostas devem ser anotadas num arquivo on-line, compartilhado em todos os computadores. O compartilhamento pode ser feito pelo Google Documentos (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), o que já deve estar pronto antes do início da aula. Cada grupo terá um arquivo para anotar as respostas, ou seja, haverá dois arquivos de respostas. Caso a escola não possua esses recursos tecnológicos, você pode escrever as questões no quadro e os alunos escrevem as respostas em um cartaz ou caderno.
- Caminhe pela sala durante a atividade, a fim de tirar dúvidas sobre as questões e mediar as leituras.
- Permita que os alunos descubram em grupo as respostas. Para auxiliar, podes propor as seguintes questões para cada elemento da análise:
- Cor: Quais? Quais cores possibilitam melhor visualização e entendimento do conteúdo?
- Posição dos conceitos e imagens: Quais? Qual posição melhor apresenta o conteúdo?
- Formatos dos blocos: Quais as diferenças? Elas estão associadas ao conteúdo?
- Autoria: São os mesmos autores? As diferentes configurações de mapas ocorrem em função do estilo da autora?
- Assunto: Os assuntos são os mesmos? Eles influenciam na estrutura do mapa?
- Objetivo de produção: Os dois mapas têm o mesmo objetivo? Qual ou quais?
Espera-se, com essa atividade, que os alunos verifiquem que o propósito do mapa conceitual, além da apresentação de informações, no campo de estudo e pesquisa, é organizar de forma sintetizada o conhecimento, de forma a checar seu entendimento e aprendizagem. Você pode, inclusive, deixar isso claro em sua fala.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para um aluno leia cada um uma das quatro questões do slide em projeção no data show. Se a escola não tiver esse recurso, você pode escrever as questões no quadro.
- Solicite os alunos que , em conjunto, reflitam e discutam sobre as questões do slide. O propósito dessa atividade de fechamento é associar a estrutura do mapa conceitual ao seu campo de produção e circulação, no caso, as práticas de estudo e pesquisa. Espera-se que eles percebam que, nos seus estudos, podem ler mapas prontos para entender o conteúdo ou produzir mapas, como forma de consolidar o conteúdo.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para sua turma pedindo que leiam o mapa 1, disponível aqui, e o mapa 2, disponível aqui. Envie também a tabela disponível no 3º slide de Desenvolvimento. Oriente-os a preencher a tabela comparando os dois mapas. Estabeleça um prazo para a entrega via Google Drive, com as tabelas preenchidas no Google Planilhas ou mesmo no Google Doc (o que for mais acessível a todos). Acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês.
Desenvolvimento
Após todas as duplas terem feito a tabela, peça que todos leiam os trabalhos dos colegas na pasta para aprenderem com seus pares. Faça comentários em cada trabalho, destacando o que achar necessário. Envie um novo áudio com as perguntas do slide de Fechamento do Plano, a serem respondidas pelos grupos com base na comparação feita entre os dois mapas estudados. Estabeleça um prazo para que os grupos compartilhem suas respostas às perguntas no mesmo Doc criado para compartilhar a tabela.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções dos grupos para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a conversar sobre esquemas de estudo: como os pais estudavam para uma prova, por exemplo; se alguém costuma/costumava fazer esquemas, com setas e destaques, palavras-chave e outros sinais. Quem sabe alguém guarda um caderno antigo com esquemas de aulas? Essa conversa em família é interessante para que os alunos aprendam com seus familiares ferramentas e possibilidades de estudo, podendo aproveitar suas vivências em seu benefício. As famílias que quiserem podem compartilhar fotos de esquemas que os membros faziam quando estavam na escola/curso/faculdade (ou que ainda fazem).