Atividade para impressão - Fichas de tarefas
Plano de Aula
Plano de aula: Expressões que organizam e conduzem a interação em uma entrevista
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Fotocópias da entrevista impressa. Fotocópias das fichas com as tarefas propostas.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Sugerir outras expressões, devido ao repertório cultural e linguístico dos estudantes; Reconhecer os perfis dos interlocutores a partir das marcas linguísticas do texto.
Referências sobre o assunto:
MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles lerão e analisarão uma entrevista com a escritora Adélia Prado.
- Pergunte se os alunos conhecem a escritora. Em caso afirmativo, recolha as informações dos alunos e complemente-as, se necessário. Em caso negativo, faça uma breve apresentação da escritora.
- Adélia Prado (1935-) é escritora, poetisa, professora e filósofa. Sua obra reflete a valorização da mulher na literatura e seus textos tratam do cotidiano de forma lúdica. Seus escritos são destinados ao público adulto (motivo pelo qual os alunos provavelmente não conhecem a autora), com a exceção do livro “Quando eu era pequena”, de cujo lançamento trata a entrevista.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Distribua o texto impresso da entrevista aos alunos.
- Faça com os alunos uma leitura compartilhada do texto. Escolha a modalidade que melhor se aplica ao seu contexto: leitura em voz alta do professor, divisão da leitura em voz alta entre os alunos, pedir que um aluno leia o texto em voz alta, etc.
- Faça aos alunos a pergunta do slide e, neste momento, apenas acolha as considerações, certamente ainda impressionistas.
- Espera-se que os alunos descrevam o estilo como formal, cortês, elaborado etc.
- Texto: Entrevista com a escritora Adélia Prado, Revista Época. Disponível em: <http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI53902-9531,00-ENTREVISTA+COM+A+ESCRITORA+ADELIA+PRADO.html>. Acesso em: 10 out. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em cinco grupos. Distribua a cada um deles uma ficha com uma das tarefas propostas, um dicionário e uma gramática. A gramática e o dicionário servirão para consulta, que ocorrerá por decisão de cada grupo de alunos, podendo, inclusive, nem ser utilizada.
- Caso julgue necessário, auxilie os alunos quando precisarem consultar algum tópico na gramática (pronomes de tratamento, por exemplo), utilizando o índice e identificando o assunto que precisa ser consultado. Da mesma forma, auxilie a utilização do dicionário, especialmente no que se refere à ordem alfabética e a ausência de palavras do feminino, plural ou de verbos conjugados. Faça-os compreender que a consulta a uma gramática e a um dicionário é algo natural, e que serve para nos auxiliar para compreender a linguagem.
- Oriente os alunos a realizarem a tarefa dialogando com os demais colegas e registrando por escrito as conclusões. Se notar dificuldades na compreensão ou execução das tarefas, auxilie explicando ou dando exemplos. Para isso, consulte, nos materiais complementares, as sugestões de análise para cada tarefa.
Materiais complementares: Para acessar as fichas de tarefas para impressão, acesse aqui. Para acessar as sugestões de análise para as tarefas propostas, acesse aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Com toda a classe, peça que cada grupo leia a tarefa recebida e, em seguida, suas conclusões. Vá verificando as respostas para cada tarefa, procurando ouvir as conclusões dos alunos e complementar as informações quando necessário.
- Pergunte, após cada tarefa, se os demais grupos concordam com as respostas ou se as querem comentar/complementar.
- Caso haja informações divergentes entre os grupos, procure engajar os alunos em um debate, em que os estudantes procuram argumentar sobre a validade de sua resposta.
Materiais complementares: Para acessar as sugestões de análise para as tarefas propostas, acesse aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Conclua a aula com a pergunta do slide. Espera-se que os alunos percebam que as escolhas referentes ao estilo são importantes e ampliam os sentidos da própria entrevista. Caso os alunos considere-as irrelevantes, procure mostrar quantos sentidos as escolhas abriram no texto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema e Introdução. Diga que os alunos irão estudar o estilo de uma entrevista com a poeta Adélia Prado. Apresente brevemente a autora e sua obra utilizando a minibiografia do slide de Introdução. Anuncie que, para esta aula, será interessante que os alunos se organizassem em grupos de até 4 pessoas, utilizando o WhatsApp, para realizar a atividade.
Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, diga que eles devem ler a entrevista com a poeta (envie-o via link no WhatsApp ou por e-mail). Leia o título da entrevista e pontue que deverão focar na forma como a poeta está se expressando, observando, por exemplo, suas escolhas vocabulares. Explique que você encaminhou também um documento de texto com a descrição da atividade (disponível no Plano de Aula) que deverá ser feita, preferencialmente, em grupos de 4 alunos. Solicite que cada grupo escolha um aluno como representante, para que ele se encarregue de enviar o que produzirem. Estabeleça um prazo para que enviem suas discussões e finalize sua comunicação. Uma forma interessante de compartilhar essas discussões é criar um documento no Google Docs e enviar o link para os representantes dos grupos postarem. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Após ler as produções dos alunos, feche esta aula compartilhando via e-mail as produções. Se você utilizou o Google Docs, todas as produções já estarão lá e você poderá fazer comentários no mesmo documento para seus alunos verem. Envie um audio comentando as produções e realize a questão proposta no slide de Fechamento. Diga que os alunos deverão, individualmente, elaborar respostas para tal questão, tomando por base o que aprenderam com a atividade em grupos, e enviá-las depois. Se o Google Docs foi utilizado, eles podem responder nesse mesmo documento, identificando-se. Também poderá ser feita uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meets seguindo o mesmo roteiro do slide de Fechamento.
Convite às famílias
Que tal sugerir que as famílias de seus alunos conheçam um pouquinho mais dessa poeta fantástica que é Adélia Prado? Você pode indicar, em um áudio complementar, alguns nomes de livros da autora, além de links de páginas literárias para que leiam seus poemas em voz alta, em casa. Uma sugestão é sugerir a leitura de um trecho do livro infanto-juvenil de Adélia, citado neste Plano de Aula (“Quando eu Era Pequena”), disponível aqui. O trecho pode suscitar memórias de família e descobertas de histórias do passado. As famílias que se sentirem à vontade poderão enviar um áudio ou um vídeo contando como foi essa leitura, compartilhando-o no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola. Também poderão enviar o relato por escrito.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Expressões que organizam e conduzem a interação em uma entrevista
Finalidade da aula: Analisar e exercitar as expressões, escolhas lexicais e discursivas que organizam e marcam posicionamento na entrevista.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17
Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.