Atividade para impressão - Texto 1
Plano de Aula
Plano de aula: Estudos de interlocução em cartas de reclamação
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Textos escritos; canetas coloridas; pasta ou envelope; caderno; lápis.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada de se comunicar com o outro e, para isso, lança mão da escrita. Os interlocutores não estão presentes então, há, portanto, um distanciamento espaço-temporal e por isso, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”. Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.
Dificuldades antecipadas: dificuldades em reconhecer a relação de hierarquia entre interlocutores de uma carta de reclamação, tendo em vista a necessidade de reflexão sobre o papel dos interlocutores nas cartas de reclamação.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, J. P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.
DA SILVA, L. N; LEAL, T. F. Caracterizando o gênero carta de reclamação. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf>
Acesso em: 12 de ago. 2018.
ABAURRE, M. L. Produção de textos: interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
PARANÁ. Cadernos PDE: os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE - Produções didático-pedagógicas. vol. 2, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf>. Acesso em 13 de set. 2018.
BEATO-CANTO, A. P. M.; BAUMGARTNER, C. T.; CECILIO, S. R. Uma perspectiva de ensino da língua através do gênero textual carta de reclamação. Londrina: UEL, 2006 (trabalho não publicado).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema, projete-o ou escreva-o no quadro, motive a curiosidade dos alunos a responderem a questão inicial para esta aula.
Ao apresentar o tema para a turma, desperte a percepção dos alunos para os seguintes pontos:
- Em uma carta de reclamação, quem escreve, relata um problema?
- A carta é sempre dirigida a alguém? Como podemos chamar esta “pessoa”?
De acordo com o levantamento feito, espera-se que os alunos percebam que:
- Em uma carta de reclamação, quem escreve é chamado de remetente, mas também interlocutor, por estar em diálogo com alguém, mesmo que distante. Ele é responsável por relatar um problema, reclamar algo.
- Sim, caso contrário não ocorre uma comunicação direta. A pessoa que recebe a carta é chamada de destinatário, sendo também um dos interlocutores, por manter diálogo com alguém, mesmo que distante. Ela é responsável por tentar solucionar o problema relatado pelo remetente.
2. Organize a turma em duplas.
A atividade em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo, por isso a opção por atividades em duplas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Distribua a pasta contendo os textos que serão utilizados na aula (ao todo são quatro textos disponibilizados). É importante que os alunos tenham acesso a todos de uma vez. Os textos disponíveis por meio do link também podem ser impressos, os alunos podem escolher que texto ler primeiro e dialogar em duplas sobre eles.
- Solicite aos alunos a leitura dos textos.
Materiais complementares:
Link de acesso para o texto 1. Clique aqui
Link de acesso para o texto2. Clique aqui
Link de acesso para o texto 3. Clique aqui: <https://eeepmartagiffoni.files.wordpress.com/2013/05/carta01.jpg>;
Acesso em: 07 de setembro de 2018, às 21h:32 min.
Link de acesso para o texto 4. Clique aqui: <https://eeepmartagiffoni.files.wordpress.com/2013/05/carta02.jpg>.
Acesso em: 07 de setembro de 2018, às 20h:06 min.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Circule pela sala acompanhando a leitura dos alunos. Pergunte a questão inicial, exibida no slide: “Quem escreve e quem recebe uma carta de reclamação”?
É importante direcionar a leitura com uma pergunta introdutória, pois garante uma leitura mais atenta e objetiva, principalmente no que diz respeito aos componentes textuais do gênero. Esta aula é dedicada à apresentação de diversos formatos de cartas de reclamação organizados coerentemente como gênero. Este não é um momento para experimentações, os textos escolhidos para a aula seguem a estrutura típica do gênero e auxiliarão os alunos a consolidar a compreensão dos elementos linguísticos das cartas, principalmente os seus interlocutores.
Ao apresentar as questões do slide para os alunos, espera-se que eles apresentem as seguintes reflexões:
a) Quem recebe a carta de reclamação é o fornecedor de determinado produto, aquele para quem deve se reclamar algo e quem escreve é aquele que deseja reclamar algo, estando longe do outro, ele utiliza a escrita para tal;
c) Aquele que possui plenos poderes, segundo o remetente, para resolver o problema e podendo responder em nome de uma instituição (pública e/ou privada) ou como pessoa física;
d) Sim, mas esta escolha é fruto de uma pesquisa. O remetente precisa ter certeza de que o destinatário pode solucionar o problema.
Desenvolvimento
Orientações:
- Converse com os alunos sobre a regularidade dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação.
Este é um momento para deixar registrado o que os alunos conseguem compreender sobre a construção composicional do gênero e a relação entre seus interlocutores.
2. Faça perguntas sobre como se organizam estas cartas, as semelhanças e diferenças entre eles e qual a contribuição/ função de cada elemento para o texto, por exemplo:
“Quais são os elementos da carta de reclamação presentes nos textos?”;
“Todas as cartas possuem destinatários capazes de solucionar o problema apresentado pelo remetente?”;
“Por que os elementos local, data, assunto são importantes para a carta?”.
Espera-se que os alunos consigam responder as questões apresentadas da seguinte forma:
“Nas cartas é possível perceber o remetente, o destinatário, expressões de saudação e despedida, data e local”.
“Nem todas apresentam claramente o destinatário (a exemplo do texto 2), no qual não aparece o nome do destinatário”.
“Porque eles situam o destinatário sobre o local e o tempo em que foram escritos. Já o assunto precisa ser apresentado, pois antecipa ao destinatário de que se trata a carta”.
3. Proponha a resolução da atividade para os alunos (ainda em duplas).
Circule pela sala, a fim de oferecer assistência aos alunos na resolução desta atividade. A proposta desta atividade é fazer com que os alunos percebam a presença ou ausência de alguns desses elementos nos textos utilizados na aula, bem como a relação entre eles. Este é um ponto a ser abordado e o foco para a atividade desta etapa da aula. Com relação a nomenclatura destes elementos, podem aparecer respostas diferentes para cada parte da carta. Exemplo: o remetente pode ser quem manda a carta e destinatário quem recebe a carta ou para quem é a carta.
Materiais complementares: Tabela
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Apresente a resolução da atividade aos alunos.
Solicite que apresentem as suas próprias informações oralmente e apresente a resolução, expondo os resultados aos alunos.
2. A partir da apresentação das informações dadas pelos alunos, chame a atenção deles para as seguintes reflexões:
”Quais as diferenças apresentadas nas cartas?”;
“Por que em algumas cartas existe a falta de algum elemento?”;
“Essa falta prejudica o objetivo do remetente?”;
“Qual a relação entre os interlocutores das cartas?”.
Espera-se que os alunos concluam a aula, respondendo os questionamentos da seguinte forma:
a) Alguns textos possuem destinatário, outros não, o que pode dificultar a chegada da carta ao destino. Outros não possuem o remetente, dessa forma, não há como o destinatário saber quem reclama. A ausência de local, data, assunto prejudicam a leitura e compreensão do tema reclamado por parte do destinatário;
b) Pode ter havido algum engano ao redigir estas cartas. A falta de alguns elementos pode prejudicar a resolução do problema.
c) O remetente acredita que o destinatário é alguém com poderes para solucionar o problema, por isso, ele o procura. A relação entre eles deve, dessa forma, ser formal.
Materiais complementares: Resolução de atividade
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão trabalhar em duplas para ler duas cartas de reclamação disponíveis aqui, no Plano. Encaminhe também as etiquetas explicativas, disponíveis aqui. Oriente as duplas a corresponder as etiquetas, referentes aos interlocutores de uma carta de reclamação, às suas respectivas formas nos dois textos (podem escrever ao lado em um Google Doc, ou editar como imagem para sobrepor as etiquetas, ou mesmo recortar, colar e fotografar, conforme as possibilidades). Estabeleça um prazo para que as duplas postem seus trabalhos em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive, ou outros meios possíveis para vocês (e-mail, WhatsApp). Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelo grupo da turma.
Desenvolvimento
Depois de ler as respostas das duplas, faça um compilado e envie um novo áudio com comentários e destaques que você achar pertinentes. Aproveite as Orientações dos Planos para enriquecer seu feedback aos alunos. Por escrito, solicite às duplas que respondam, pensando nas cartas que leram e no feedback que você deu: 1. Quem são os interlocutores dessas cartas?; 2. Por que escolheram escrever para essa pessoa em específico? Estabeleça um prazo para que respondam e postem na pasta do Drive (ou outros meios) e acompanhe seus alunos pelos canais de interação entre vocês.
Fechamento
Após esse processo, leia o que seus alunos escreveram e redija um comentário encerrando esta aula, fazendo uma compilação de aspectos importantes dos interlocutores em uma Carta de Reclamação. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula interagindo com seus alunos de modo a verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
Os pronomes de tratamento formais são pouco utilizados no dia a dia da maioria da população, mas há algumas profissões e situações que exigem seu conhecimento. Que tal brincar com esses pronomes em família? Crie uma roleta com os pronomes de tratamento (o tutorial para fazer a atividade online está disponível aqui e é bem fácil). Um dos membros ficará com a tabela completa, aberta no celular, para controlar os pontos e ser o juiz. Os jogadores devem, cada um na sua vez, girar a roleta e sortear um pronome. Então, devem tentar acertar a qual contexto/sujeito ele corresponde (exemplo: Vossa Senhoria - Papa = não corresponde). Quem conseguir acertar mais pares vence o jogo. Peça às famílias que toparem a brincadeira para enviarem fotos ao grupo de WhatsApp da turma!