Atividade para impressão - Cordel
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a concordância nominal a partir da leitura de um texto de cordel
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal: relações entre substantivos e seus determinantes
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
- Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância nominal, a partir da leitura de um texto de cordel;
- Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância nominal, a partir da leitura e de exercícios baseados num texto de cordel;
- Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância nominal (relação entre o substantivo e seus determinantes), a partir da reescrita de um trecho de reportagem.
Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto de cordel Vida da Natureza, de César Obeidi. As aulas seguintes propiciam, respectivamente, exercitar e aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).
*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;
Minidicionários;
Smartphones (dicionários digitais);.
Dificuldades antecipadas:
Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
OBEID, César. Vida rima com cordel. - São Paulo: Editora Salesiana, 2007. Ilustrado por Eduardo Ver (xilogravuras).
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Mundo Mirim: Projeto de Leitura elaborado por Simone Bibian, sobre o livro Vida rima com cordel do escritor César Obeid (ilustrações de Eduardo Ver).
Site: http://www.avemaria.com.br/loja/images/pdf/276.pdf
Espaço do Escritor: César Obeid - Site: http://www.cesarobeid.com.br/espacodoescritor.pdf
Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Explique aos alunos que, no decorrer da aula, ocorrerá a leitura de um texto de cordel e que eles devem estar atentos para descobrir como funciona a concordância entre certas palavras, tanto na fala quanto na escrita.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Levante alguns conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Concordância Nominal, levando os alunos a refletir sobre os diferentes sentidos do verbo concordar para que, no decorrer da aula, eles descubram o princípio fundamental que rege a concordância entre o nome (substantivo) e os seus determinantes (artigos, pronomes, numerais, adjetivo), em gênero e número.
- Inicie a aula perguntando aos alunos:
- O que significa concordar com algo ou com alguém?
- Registre no quadro as respostas dadas por eles, como: “Concordar significa aceitar, admitir, permitir, combinar, apoiar, aprovar” etc.
- *Obs.: caso ache necessário, peça-lhes que pesquisem as diferentes acepções do verbo num dicionário impresso ou por meio do smartphone (dicionários digitais).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- A partir dos diferentes sentidos do verbo concordar, conduza os alunos à seguinte reflexão:
- E na linguagem falada e escrita, as palavras também concordam entre si?
- De que maneira isso acontece? Vamos dar alguns exemplos?
*Obs.: Estimule-os a dar exemplos de frases com substantivos masculinos e femininos, no singular e no plural, para que eles percebam as relações entre os nomes e os seus determinantes. Exemplos: “Este celular novo é muito bom”; “Minha tia é uma pessoa maravilhosa”; “Não brinco mais com aqueles brinquedos antigos e bobos”;” Eu gosto mais de assistir às séries dubladas” etc.
- Registre as frases no quadro, evidenciando as relações entre as palavras que concordam entre si, em gênero e número;
- Explique aos alunos que você irá fazer a leitura de um texto de cordel.
- Leia o texto “Vida na Natureza”, do cordelista César Obeid (livro “Vida rima com cordel” - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).
*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;
**Obs.: Dê uma atenção especial à entonação durante a leitura, procurando evidenciar os elementos sonoros típicos do gênero, como as rimas, o ritmo, a musicalidade etc.
- Promova a interpretação oral do texto, procurando evidenciar algumas características do gênero como o tema, as rimas, o ritmo, a linguagem etc.
- Peça aos alunos que se lembrem de algumas palavras empregadas pelo autor para dar nomes às coisas que dão vida à natureza.
- Registre no quadro esses nomes (substantivos), aproveitando para classificá-los quanto ao gênero e ao número: montanhas (feminino, plural); sol (masculino, singular); lua (feminino, singular) etc.
- Oriente os alunos a acrescentar palavras determinantes (artigos, adjetivos, numerais, pronomes) aos nomes registrados no quadro (“As montanhas mágicas são maravilhosas”, “Hoje de manhã estava um sol lindo!”; etc.).
Materiais complementares:
- Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).
- Obs.: O livro sugerido para a atividade possui uma apresentação gráfica muito bem cuidada, com ilustrações de xilogravuras feitas pelo professor Eduardo Ver, as quais podem ser mostradas aos alunos durante a leitura oral do cordel.
- Texto disponível em “Materiais para impressão”.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Finalize a aula perguntando aos alunos:
- O que foi preciso alterar nas palavras que você acrescentou aos nomes (substantivos) empregados no texto?
- Vamos escrever uma regra básica sobre isso?
- Registre no quadro as respostas dos alunos, construindo com eles a regra fundamental da concordância nominal.
Materiais complementares:
- Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25);
- Texto disponível em “Materiais para impressão”.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Planilhas Google (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos o texto “Vida na Natureza”, do cordelista César Obeid, disponível em Materiais e Atividades do plano. Envie também um áudio com sua leitura expressiva do texto, e peça que ouçam dando atenção para as palavras empregadas pelo autor para nomear as coisas que dão vida à natureza.
Em sua leitura para o áudio, promova a interpretação oral do texto procurando evidenciar algumas características do gênero, como o tema, as rimas, o ritmo, a linguagem etc. Diga, ao final, que enviará por escrito as orientações sobre a atividade a ser feita.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos a tabela e o quadro disponíveis nos Materiais do Plano: “Exercitando a concordância nominal a partir da leitura de um texto de cordel”. Como sugestão, faça uma pasta no Google Drive para essa atividade e compartilhe as duas tabelas em formato de Planilhas Google, o que facilita o preenchimento para seus alunos. Grave um áudio ou vídeo orientando-os a preencher o “Quadro de substantivos do cordel” e utilizar a tabela com os determinantes para fazer as frases. Proponha que cada aluno faça, ao menos, 4 frases, escolhendo um substantivo de cada coluna do Quadro de Substantivos. Por exemplo: escolher sol-vales-lua-montanhas para formar as frases. Combine uma data de entrega e acompanhe-os pelos canais de comunicação combinados entre vocês para auxiliá-los.
Após ler as produções de seus alunos, faça em um Google Doc as perguntas: 1. Que estratégias você utilizou para combinar as palavras do Quadro de Determinantes com os substantivos, para formar as frases? 2. Que regra pode estar por trás da Concordância Nominal, ou seja, que regra é possível perceber quando estamos montando as frases? Solicite que os alunos respondam às perguntas no próprio Google Doc criado por você, de forma a ir criando um texto colaborativo. Peça também que os alunos leiam as frases produzidas pelos colegas e compartilhadas na pasta do Google Drive (ou outro meio) para responder às perguntas. Se não for possível o uso do Google Drive, faça a compilação das respostas e envie por e-mail ou WhatsApp.
Fechamento
Depois de ler as respostas dos alunos, faça a finalização do texto colaborativo, alinhavando-o e eliminando as repetições, para criar a conclusão da turma sobre o que aprenderam com os exercícios. É importante que, em suas orientações pelos canais de comunicação com a turma, você encaminhe para que os alunos cheguem à regra básica da concordância nominal: em uma sentença, quando o substantivo é acompanhado por outros termos, é necessário que haja concordância entre eles, isto é, os termos que acompanham o substantivo devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural). Se houver possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para interagir mais com seus alunos e provocar a aprendizagem com mais perguntas sobre as estratégias usadas para fazer as frases com os elementos da natureza.
Convite às famílias
Os cordéis são poemas em verso muito populares no Nordeste brasileiro, berço desse gênero. O cordelista César Obeid, autor do cordel deste Plano, tem vários vídeos no YouTube em que declama seus cordéis e até ensina a fazer um. Que tal convidar as famílias a conhecer mais um cordel desse escritor? O vídeo de “A velhota fofoqueira” está disponível aqui. Quem sabe, entre as famílias dos alunos, não há alguma que tenha cordéis em casa? Ou até mesmo algum familiar cordelista? Pergunte e, se for o caso, sugira que compartilhem seus cordéis com a turma por áudio, fotos ou vídeo.