Atividade para impressão - Pares de frases
Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - Recursos coesivos
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Dez folhas de ofício com frases escritas nelas (as frases estão divididas em 2 partes que se completam na atividade proposta, e você pode encontrá-las no material complementar); Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares.
Observação: Encaminhar os educandos a um local amplo, que facilite a procura por orações que se complementam. Antes da aula, você deverá espalhar essas frases pelo local, de forma aleatória, para que os estudantes as encontrem depois, durante a atividade.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alunos podem ter dificuldades em aplicar recursos coesivos em um conto popular, por não compreenderem o papel de algumas palavras (desfazer ou evitar repetições de palavras e ideias, assim como de referenciar elementos já apresentados).
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em:
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.
Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Encaminhe os alunos a um ambiente amplo para que possam procurar por frases incompletas e seus complementos. (Ou seja, orações que se completam, utilizando-se de recursos coesivos).
- Questione os educandos quanto às palavras que se referem aos personagens. Os personagens sempre são chamados por seus nomes nos Contos Populares? Quais recursos são utilizados para referir-se a um personagem? O tempo, em um conto popular, normalmente é cronológico ou psicológico? Ouça-os com atenção.
- Espera-se que percebam que nem sempre são dados nomes aos personagens, que eles podem ser chamados apenas por expressões que os representem como: o menino, o rapaz, a moça, etc. e também podem ser retomados com palavras como: ele, ela, este, etc. Também espera-se que percebam que, normalmente, em um conto popular, o tempo é representado cronologicamente, ou seja, de acordo com a ordem dos acontecimentos.
Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre Tempo Cronológico e Psicológico, clique no link abaixo:
Oficina de Redação -Tempo Cronológico e Psicológico. Vídeo (2,20s). Publicado por: eniactv3. (2015). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TBkxGy0c5_E. Acesso em: 08/12/18.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que procurem, no local aberto e amplo onde estiverem, com limitações de espaço que você deve definir (entre uma sala e outra, apenas na quadra esportiva, no refeitório, no bosque etc.), por folhas de ofício com frases escritas. Avise-os que serão dez folhas de ofício ao todo.
- Após encontrarem todas, peça que formem um círculo, em pé, e socializem suas frases.
- Questione-os quanto às frases encontradas: Alguma frase lida tem relação com outra também lida na roda? É possível saber quando acontecem as ações? Estimule-os a perceberem os contextos em que estão inseridas as frases.
- Espera-se que percebam que cada frase lida tem seu par, ou seja, a continuação de alguma ação de um personagem, a referência a algum personagem já mencionado ou um personagem mencionado, porém com palavras diferentes. Espera-se que percebam também que expressões como: “Era uma vez”; “Assim que o sol nasceu”, além dos verbos no pretérito perfeito ou no pretérito imperfeito, marcam a passagem do tempo nas orações.
Materiais Complementares: Para acessar as frases sugeridas para esta atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que organizem-se em duplas, sentando-se comodamente para leitura e escrita. Organize-os conforme a necessidade da turma: por níveis de proficiência; por afinidade; por participação etc.
- É interessante que os educandos trabalhem em duplas para trocar ideias, auxiliarem-se mutuamente, propiciando assim, uma aprendizagem colaborativa.
- Entregue às duplas um conto popular faltando algumas palavras. Peça que façam a leitura silenciosa.
- Questione-os quanto à leitura. Foi possível compreender o texto integralmente? Espera-se que percebam que as palavras suprimidas são necessárias para o entendimento do texto. Sem elas, o texto não apresenta fluidez e completude.
- Entregue às duplas uma tabela com possibilidades de respostas para as lacunas. Peça que completem as lacunas em 15 minutos. É interessante marcar o tempo de cada atividade para que os alunos se sintam desafiados a cumprir a tarefa.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que uma dupla leia seu conto popular já com as lacunas preenchidas.
- Questione o grande grupo. Seu texto ficou igual ao da dupla que leu? Há diferenças? Quais? Auxilie-os a chegarem a um consenso, focando, principalmente, na coesão textual e na coerência que esta proporciona.
- Leia, para o grande grupo, a versão original do texto.
- Encerre a aula escolhendo uma dupla (que você acredita que tenha chegado às adequadas conclusões) para expressar suas impressões sobre esta aula. O que aprenderam? Qual a função das palavras utilizadas para preencher a tabela? Espera-se que a dupla possa contribuir explicando que no início o texto era incompreensível e que, após o preenchimento das lacunas, foi possível compreendê-lo integralmente. Que as palavras ali preenchidas fazem referência a um termo já apresentado, evitando repetições, ou indicam o tempo em que ocorreram as ações, atribuindo assim uma progressão ao texto.
Materiais complementares: Para acessar o conto original, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Peça aos alunos (por áudio ou por escrito) para juntarem as frases que estão fragmentadas no jogo online disponível aqui. Avise-os que as frases em branco são a primeira parte, e as frases coloridas são a segunda parte. As frases montadas estão disponíveis aqui para visualização. Estabeleça um prazo para o jogo e peça para mandarem prints quando julgarem que completaram todas as frases. Depois dessa atividade, pergunte a eles, por áudio: que pistas linguísticas vocês usaram para juntar as frases? Peça que um aluno se voluntarie para responder a respeito de cada frase, também por áudio no WhatsApp. Diga que os recursos que eles perceberam para unir as frases são chamados de Recursos de Coesão, e servem para costurar as partes do texto. Avise que a próxima atividade será enviada por escrito.
Desenvolvimento
Envie, com orientações, o texto lacunado (disponível aqui) para que completem. Se quiser, pode enviar também o conjunto de conectores (disponível aqui) que podem ser utilizados no texto. Solicite que os alunos preencham as lacunas com as palavras para torná-lo coeso.
Auxilie sua turma pelos canais já combinados entre vocês. Se possível, peça que os alunos façam a atividade em um Google Doc e compartilhem em uma pasta específica para esta aula no Google Drive. Depois que todos tiverem terminado, peça que “visitem” os textos dos colegas, comparando as formas como preencheram as lacunas. Envie as perguntas do slide de Fechamento para que respondam no mesmo Doc que usaram para o texto lacunado.
Fechamento
Depois que todos tiverem respondido, faça um novo áudio aproveitando as respostas de seus alunos para falar mais sobre os recursos de Coesão em um Conto Popular. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem fazer o jogo online disponibilizado neste Plano, talvez brincando em formato de competição, contando o tempo dos jogadores. Você também pode sugerir que auxiliem o aluno a preencher as lacunas do Conto Popular lacunado.