Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Projetor de imagens; Textos impressos (A onça e o lobo/ Por Sérgio Ricardo e A onça e o bode/ Por Luís da Câmara Cascudo. )
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos equivoquem-se quanto a algumas semelhanças ou diferenças entre os contos, já que terão apenas uma leitura do texto escrito e um momento de apreciação do vídeo.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.
Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.
Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.
Ssó Ernani. Amigos da onça- Narrativas do folclore- São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013 .
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula. Neste plano de aula os alunos analisarão dois exemplares de Contos Populares escritos e assistirão a um vídeo, ambos com a presença da personagem Comadre onça. O intuito neste plano de aula é a análise das condições de produção e de circulação do gênero. Com isso, é possível perceber também as modificações que um gênero sofre conforme o suporte veiculado e situacionalidade.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Organize um ambiente harmônico para leitura (utilize um espaço amplo, coloque as classes para o fundo da sala e proponha que os alunos sentem ao chão; Coloque música ambiente para que se concentrem enquanto leem).
- Instigue os alunos quanto a necessidade da organização de um ambiente diferenciado (Pergunta aberta).
- Converse com os educandos sobre a tarefa de “libertar a imaginação”, que só é possível se a pessoa estiver aberta a isso, se estiver se sentindo bem, deixando-se levar pelo lúdico, pelo momento. Conclua explicando que um ambiente agradável, silencioso, cômodo é favorável a esta prática.
- Instigue os educandos quanto às possíveis peripécias da Comadre Onça. (Quem seria a Comadre Onça? Será que a onça é a mesma em todas as histórias? O que significa a expressão “comadre”? O que são peripécias? )
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos dois contos diferentes - um exemplar para cada aluno, do texto 1 (A onça e o bode. Conto popular do Rio Grande do Norte, compilado por Luís da Câmara Cascudo) ou do texto 2 ( A onça e o lobo. Recontada por Ricardo Sérgio, natural de Campo Grande - MS). - Ver em materiais complementares.
- Solicite a leitura silenciosa do conto recebido.
- Apresente, em projetor datashow, o vídeo “A onça e o sapo”.
- Peça aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, relacionem características comuns e características distintas entre os contos impressos e o conto apresentado em vídeo ( Transmissão de valores; uso dos sentidos/ sinestesia; Presença de linguagem visual, gestual; Possibilidade de improvisar; Origem oral ou escrita, etc.), a partir de uma tabela com critérios previamente organizados e entregues a cada grupo. Veja os exemplares de textos para impressão e vídeo, assim como a tabela com os critérios de análise de semelhanças e diferenças nos materiais complementares logo abaixo.
Materiais complementares:
- Para acessar o Texto intitulado “A onça e o lobo” siga a referência abaixo:
Recanto das Letras/Recontando contos Populares: Ricardo, Sérgio. “A onça e o lobo”. Disponível em:
https://www.recantodasletras.com.br/causos/2341789 . Acesso em: 04/09/2018.
- Para acessar o texto intitulado “A onça e o bode”, procure pela referência abaixo:
Contos tradicionais do Brasil (folclore), Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro, Edições de Ouro: 1967
- Para acessar o vídeo intitulado “A onça e o sapo”, clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=NLpcpu5qg4s&t=259s
4. Para acessar a tabela com análise de semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistidos, clique no link
5. Para acessar a resolução da tabela com semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistido, clique no link
6. Para que você possa repensar sobre a contação e sobre a encenação de histórias, diferenciando essas estratégias de histórias transcritas/reescritas, está disponível, logo abaixo, um vídeo de apoio:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha a socialização das conclusões dos grupos.
- Atente os alunos a perceberem que há diferentes maneiras de manifestação artística, muitas vezes com uma mesma intencionalidade ( presença de valores sociais, mensagens semelhantes), porém criadas em condições de produção, veículos, com origens diversas. No caso dos materiais de análise desta aula, é possível perceber que, como são Contos Populares, é bem provável que tenham como origem a oralidade. Porém, dois dos textos, os quais foram lidos, foram transcritos e provavelmente, já que fazem parte de compilações, até mesmo já passaram por momentos de reescrita. Enquanto isso, o vídeo, para que possa se aproximar da forma original da contação de Contos Populares (oralmente,sofrendo pequenas alterações de geração a geração, de uma localidade para outra), foi contado com o auxílio de técnica vocal (entonação apropriada), gestos, cenários e veiculado na internet, para que possa ser disseminado para um universo mais amplo de interlocutores.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo se para organizarem em grupos de 4 integrantes que consigam se comunicar com facilidade pela internet. Peça, então, para lerem os dois textos que você compartilhou, “A onça e o lobo” e “A onça e o bode” (eles estão disponíveis nos Materiais do Plano) e também para verem o vídeo “A onça e o sapo”. Diga que as demais informações serão enviadas por escrito.
Desenvolvimento
Envie, por escrito, as perguntas do slide de Desenvolvimento do Plano para que os grupos respondam. Estabeleça um prazo e um canal de compartilhamento das respostas (sugestão: Google Drive). Depois que todos tiverem respondido, peça, em um novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). A seguir, compartilhe com os alunos um feedback sobre suas respostas, destacando o que achar importante e acrescentando mais informações sobre o gênero Conto Popular. Envie um novo áudio aos alunos dizendo que os grupos devem escolher 1 orador por grupo para falar sobre o trabalho e as conclusões a que chegaram. Estabeleça um prazo para a preparação dessa etapa por parte dos alunos.
Fechamento
Depois que os oradores estiverem preparados, combine o dia para enviarem áudios pelo WhatsApp relatando o que o grupo aprendeu com as leituras e com a comparação com o vídeo, ressaltando as semelhanças e as diferenças. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
As famílias podem ler em voz alta os textos disponíveis neste plano em um momento de leitura em família. Dessa leitura, podem surgir outros contos populares contados pelos membros mais velhos, quem sabe. Peça para a família registrar esse momento através de fotos, vídeos ou mesmo por escrito.