Atividade para impressão - Roteiro de análise
Plano de Aula
Plano de aula: A entonação expressiva no gênero Vlog sobre HQ
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero História em quadrinhos (HQ) para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hxiVTwx3Xd4>. Acesso em: 27 nov. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.
Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem ter dificuldades em oralizar as respostas desta aula porque não gostam de se expor. Outros alunos podem ter dificuldades de expressão oral. Além disso, podem faltar requisitos para que os alunos analisem as características do Vlog e a importância da oralidade expressiva nesse gênero.
Referências sobre o assunto:
- DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno vlog no YouTube: análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
- MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_18/contemporanea_n18_12_Fausto_Amaro_Ribeiro_Picoreli_Montanha.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2018.
- ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
- _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In Anais do SILEL, vol. 3, n° 1 . XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1º nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisado um vídeo (vlog) sobre a análise de uma história em quadrinhos e, com base nisso, será feita a divisão da turma em quatro grupos que ficarão responsáveis em analisar o contexto de produção, o tema, a estrutura composicional e o estilo, considerando a presença marcante da oralidade neste gênero digital.
- Inicie um debate coletivo sobre o tema da aula: “Você conhece algum videolog/videoblog/vlog”. Peça que os alunos compartilhem seus conhecimentos sobre este gênero, citando exemplos de alguns canais famosos da internet.
Respostas possíveis/desejáveis:
- Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Caso julgue pertinente, conte sobre alguns vloggers conhecidos: para isso, leia o texto “Os 6 maiores vlogs brasileiros”, clicando aqui.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. Com base nesta organização, os alunos poderão trocar ideias e, juntos, discutir as atividades.
- Inicie dizendo que os grupos irão desenvolver diferentes atividades com base na análise de um videoblog (vlog).
- Antes de exibir o vídeo, oriente rapidamente a classe: diga que o grupo 1 irá analisar as condições de produção do vídeo (apontando o propósito e o canal comunicativos e os sujeitos envolvidos, bem como seus papéis sociais); o grupo 2 ficará responsável por analisar o eixo temático do texto, apontando o tema e estabelecendo intertextualidades; o grupo 3 irá analisar o eixo composicional observando os elementos estruturais presentes no vlog; o grupo 4 analisará o estilo do texto, refletindo sobre a escolha de vocabulário, do registro e da entonação expressiva.
- Logo em seguida, entregue o questionário disponível aqui, no qual os alunos poderão encontrar o passo a passo da análise.
- Este procedimento - explicitar as atividades antes da leitura do vídeo - possibilitará que, quando os alunos estiverem assistindo ao vídeo, eles já comecem a procurar por respostas, promovendo um recorte analítico do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Agora que os alunos já sabem quais serão o seu recorte de análise, com o auxílio do recurso multimídia, disponibilize o vídeo do Maus, A melhor HQ que eu já li, em que GabrielGnann - um vlogger- faz uma análise de um quadrinho em sua página “Entretenimento ácido”, espaço no qual publica seus vídeos. O vídeo está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hxiVTwx3Xd4>. Acesso em: 27 nov. 2018.
- Peça aos alunos que, durante a leitura do vídeo, rascunhem, em seus cadernos, as suas observações sobre as atividades.
- Caso julgue necessário, observando a produtividade da sala, reproduza o vídeo mais uma vez.
- Peça que os alunos iniciem as atividades, respondendo aos questionários entregues a cada grupo.
- Durante a atividade, circule pela sala. Nos casos em que as duplas tiverem mais dificuldades, faça algumas intervenções, fornecendo pistas e/ou direcionando a análise, relembrando algumas cenas do vídeo para contextualizar as perguntas.
- Dê tempo necessário para que os grupos discutam sobre as questões, aproveitando as informações obtidas com base nas ideias rascunhadas durante a exibição do vídeo para formular as suas respostas. É importante que os alunos dialoguem para que, com base na interação verbal e de práticas dialogadas, confrontando as observações individuais (muitas vezes divergentes), desconstruam visões equivocadas, cheguem a um consenso e façam conclusões dedutíveis, baseadas em informações visíveis/audíveis no texto multimodal (vídeo).
- Seria interessante, também, caso julgue necessário, deixar o vídeo rodando enquanto os alunos desenvolvem as atividades.
- O tempo médio para a realização deste passo a passo (deste slide) é, de aproximadamente, dentro do desenvolvimento da aula, 17 minutos.
Informações adicionais ao professor:
- Para realizar esta atividade, não será necessária a reprodução de vários videosblogs aos alunos para que eles percebam e apropriem os elementos regulares deste gênero. Acredita-se que, provavelmente, os alunos já devem ter uma vasta experiência com este tipo de texto midiático, devido à popularidade da internet e do YouTube, suporte de hospedagem de vídeos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois que os grupos acabarem de responder ao questionário, inicie um momento de exibição de respostas, pedindo para que um aluno de cada grupo oralize as respostas anotadas por eles, compartilhando os resultados de suas análises. Inicie pelo grupo 1 e termine, segundo a sequência, no grupo 4.
- Registre as respostas no quadro e peça que os alunos também anotem em seus cadernos, de forma a garantir que todos tenham acesso aos resultados de análise de cada grupo, promovendo uma visão holística do funcionamento do vlog em sua concretização, enquanto gênero de produção audiovisual na web. Esta didática é uma forma de fazer com que os alunos aprendam entre seus grupos, desenvolvendo o protagonismo e a autonomia intelectual por meio da interação verbal.
- Caso haja divergências de respostas durante a exibição, discuta e provoque uma reflexão, com base nas respostas e das falas dos próprios alunos, de modo a fazer com que os grupos ressignifiquem as respostas equivocadas.
- Enfatize, após as reflexões, que é necessário fazer um planejamento para produzir um vlog de sucesso, ressaltando a importância da pontuação expressiva no roteiro (pensando nas entonações e nas pausas).
- O tempo médio para a realização dos procedimentos deste slide é de aproximadamente 10 minutos.
Material complementar:
- É interessante considerar, nas discussões do grupo 1 (sobre as condições de produção do vlog), o papel de “influenciador digital” que, muitas vezes, o vlogger acaba movimentando pessoas, formando opiniões e estimulando ideias e estilos de vida. Para entender um pouco mais sobre este assunto, leia o texto disponível aqui, do Jornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
- Sobre a proposta de análise do grupo 3, os alunos deverão perceber, em termos teóricos, a multimodalidade (a existência de várias linguagens), que provocarão a interação e a sensação de diálogo e a participação por parte do consumidor do vlog. De acordo com Roxane Rojo (2015, p.108), “texto multimodal ou multissemiótico é aquele que recorre a mais de uma modalidade de linguagem ou a mais de um sistema de signos ou símbolos (semiose) em sua composição”, referindo-se a outras linguagens não verbais, como gestos, expressões fisionômicas, música, atitudes e posturas corporais, entre outras”.
- Sobre as respostas do grupo 4, ao perguntar sobre as escolhas de registro (informal e com marcas de oralidade), é interessante ressaltar que elas aproximam o texto das tradições das culturas orais de uso da linguagem. Desta forma, segundo MONTANHA (2011), em um vlog, a “linguagem direta e informal pode ser considerada como convite à conversa, ao estabelecimento de um diálogo [...]”, revelando que talvez seja por isso que os vídeos possuem uma grande quantidade de comentários, além de vários vídeos-resposta. Trata-se, então, de um texto marcado pela interação e pela necessidade quase instantânea de um feedback. Para ter acesso ao texto de MONTANHA (2011), clique aqui. Ressaltar a importância da oralidade e da entonação expressiva na produção desse gênero, com o intuito de se aproximar do seu público-alvo.
Respostas possíveis/desejáveis:
- Para ter acesso às respostas desejáveis, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos, ainda em grupos, organizem uma lista com quatro informações pertinentes sobre as respostas de cada grupo.
- Em seguida, peça que verbalizem as suas respostas.
- Registre as respostas no quadro, resumindo, em quatro tópicos essenciais, como um vlog se concretiza.
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula, peça que os alunos assistam ao vídeo Como criar seu vlog, disponível aqui, vídeo em que a vlogger Fabiana Berlotti dá algumas dicas de como fazer um vlog.
Respostas possíveis/ desejáveis: As respostas dos alunos podem variar de acordo com conhecimento deles deste gênero, as suas referências e sobre o que eles entenderam da aula. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:
- O vlogger pode desempenhar o papel social de influenciador digital.
- Há, geralmente, o uso de registros informais marcados pela oralidade, promovendo aproximação/diálogo entre produtor e consumidor do produto (vlog).
- Os vlogs devem ser curtos.
- A entonação e as pausas de um vlogger, durante o vídeo, são planejadas pelo autor, por meio da escrita, pontuando expressivamente. Além disso, a entonação expressiva é um elemento essencial para que esse gênero atinja o seu objetivo, aproximando-se do seu público-alvo.
- Os temas de um vlog são variados, a depender do interesse do vlogger e do seu público-alvo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie o link do vídeo “Maus, a melhor HQ que eu já li”, disponível aqui, em que Gabriel Gnann, um vlogger, faz uma análise de um quadrinho em sua página “Entretenimento ácido”. Peça, por áudio ou por escrito, que os alunos se organizem em 4 grupos de 4 estudantes (flexível de acordo com o número de alunos de sua turma). Avise que eles devem conseguir se comunicar por WhatsApp ou outro canal para realizarem o trabalho juntos, mesmo estando cada um em sua casa. No mesmo áudio, avise que cada grupo analisará o vídeo sob um ponto de vista, e que você enviará um roteiro de perguntas (disponível aqui) para que cada grupo responda (conforme o primeiro slide do Desenvolvimento). Estabeleça um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação já combinados por vocês utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano. Solicite que os grupos compartilhem os trabalhos em uma pasta do Google Drive criada para esta atividade (ou por outro meio acessível para todos).
Desenvolvimento
Estabeleça um prazo para a atividade e solicite que, após o término, todos os grupos leiam as produções dos colegas para só então realizar a última atividade. Leia os trabalhos dos alunos e envie comentários a cada grupo, destacando os aspectos positivos e enriquecendo as aprendizagens de sua turma. Envie, por escrito, o conteúdo do slide de Fechamento para que os grupos façam uma síntese do que aprenderam, dentro dos 4 eixos observados. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível.
Fechamento
Depois que todos tiverem postado suas sínteses, faça um fechamento desta aula compilando os aprendizados e compartilhando com os alunos essa compilação. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem assistir ao vídeo compartilhado no Plano e, se tiverem oportunidade, ler a HQ sugerida. Também seria interessante sugerir às famílias que pesquisassem outros vlogs sobre outros assuntos, ou mesmo sobre outras HQs, para conhecerem. Depois, poderiam compartilhar os vlogs de que mais gostaram no grupo de WhatsApp da turma, ou postar os links das sugestões na pasta do Google Drive criada para esta atividade.