Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_05UND02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2552/listening-for-the-main-idea-ii
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de troca de mensagens (WhatsApp, Messenger, e-mail)
- Youtube
Optativas:
- Zoom, Hangout
- Facebook, FlipGrid, Padlet
Context
Explique aos alunos que esta é a continuação da aula anterior sobre palavras cognatas. Desta vez, eles deverão usar os cognatos e o contexto para compreender a mensagem e extrair informações.
Compartilhe com antecedência em alguma plataforma de mensagens (WhatsApp, Messenger, e-mail) o vídeo produzido pela empresa Life Where I’m From, que produz material sobre estilos de vida em diferentes partes do mundo. Peça aos alunos que assistam o vídeo e tentem entender o que a menina está falando. Peça para que ativem o botão CC (closed captions) para facilitar o entendimento do vídeo.
Input
Abra o encontro síncrono no Zoom, WhatsApp ou Hangout conversando sobre o vídeo, sobre as impressões dos alunos, sobre as dificuldades encontradas. Converse com a turma sobre o Japão, sobre a cultura, os hábitos e o estilo de vida, como o costume de tirar sapatos antes de entrar em casa. Em um encontro assíncrono, você pode pedir aos alunos que enumerem as partes do apartamento apresentados pela menina. Você pode também compartilhar imagens e links como esse com os alunos, para que eles aprendam um pouco mais sobre o país.
Compartilhe com a turma o worksheet do Plano de Aula para que os alunos procurem identificar as informações sobre a menina do vídeo. As respostas podem ser enviadas através do Google Sheets ou do Mentimeter, ou discutidas durante o encontro.
Output
Para esta etapa, compartilhe o exercício de True or False e peça para que marquem as respostas corretas em duplas ou grupos pequenos. Para um controle maior das entregas, você pode recriar o exercício em plataformas como o Google Sheets e o Mentimeter e depois, em uma reunião síncrona, corrigir o trabalho com eles.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer diferentes perguntas que apareceram durante a lesson e receber uma resposta oral dos alunos. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a mesma pergunta, como "Which part of the video did you find interesting?", e pedir aos alunos que enviem a resposta por texto, áudio ou vídeo.
Convite às famílias
Como é a sua casa ou apartamento? Peça a um aluno para convidar um membro da família e fazer um tour pela casa, apresentando os cômodos em inglês, no estilo do input. Esses vídeos podem ser acrescentados ao mural da turma no Facebook, no FlipGrid ou no Padlet.