Textos sobre: "A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos"
Plano de Aula
Plano de aula: Do Nomadismo Predatório às Civilizações Hidráulicas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: cópias impressas dos textos, das tabelas, linha do tempo e das imagens; projetor.
Material complementar:
Textos sobre: “A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos”
Linha do Tempo
Trecho do livro: “História Econômica Geral”
Tabela de Afirmativas e Justificativas
Imagem 1 - Homem das Cavernas
Imagem 2 - Aldeia Neolítica
Imagem 3 - Rio Nilo
Perceber a evolução dos seres humanos durante a Pré-história e desenvolver a habilidade de comparar seu modo de vida durante os diferentes períodos, inclusive com o período atual, é um dos desafios que este plano de aula propõe aos alunos. Procure, durante toda a aula, favorecer a conexão de ideias que ligam o ser humano ao meio natural e evite antecipar informações, permitindo, assim, que o aluno, por meio de uma postura crítica e investigativa, explore as fontes, levante hipóteses e estabeleça conclusões.
Para você saber mais:
Aspectos gerais sobre a evolução humana durante a Pré-história:
DALGALARRONDO, Paulo. A Pré-história e o Início das Produções Culturais. Templo de Apolo. Disponível em: http://templodeapolo.net/wp/2017/05/01/a-pre-historia-e-o-inicio-das-producoes-culturais/. Acesso em: 26 fev. 2019.
Sobre a relação ser humano/natureza durante os diferentes períodos da Pré-história:
ALBUQUERQUE, Bruno Pinto. As Relações entre o Homem e a Natureza e a Crise Sócio-Ambiental. 2007. 96f. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, pp. 29-36. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
Sobre as características do modo de vida dos seres humanos no período Paleolítico:
ShepiruX. Discovery Channel-Homem Pré-histórico: vivendo entre feras parte 2. 2009 (09m21s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8
Acesso em: 26 fev. 2019.
Detalhes sobre as transformações ambientais a partir da Revolução Neolítica:
MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. A Revolução Agrícola Neolítica. In: História das Agriculturas do Mundo: do Neolítico à crise contemporânea. Tradução de José Luís Godinho. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. Cap. 2, p. 62-91. Disponível para baixar em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3374755/mod_folder/content/0/mazoyerroudart_historia.das.agriculturas.do.mundo_cap2.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 26 fev. 2019.
Aspectos sobre a utilização dos recursos hídricos no Crescente fértil:
ALMEIDA, Lacone Pereira. A Importância dos Recursos Hídricos na Civilização do Egito Antigo e na Sociedade Brasileira Atual. Em Diálogo. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira. Acesso em: 26 fev. 2019.
Explicação sobre o conceito de tecnologia:
A Tecnologia e o Homem: uma relação de sempre e para sempre. O Jornal Económico. Sapo. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-tecnologia-e-o-homem-uma-relacao-de-sempre-e-para-sempre-1650. Acesso em: 03 mar. 2019.
Sobre a evolução da tecnologia humana, da Pré-história aos tempos atuais:
A Evolução da Tecnologia. Tecnologias.R7. Disponível em: http://tecnologia.culturamix.com/tecnologias/a-evolucao-da-tecnologia. Acesso em: 03 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos consigam perceber e avaliar as transformações que o meio natural sofreu ao longo dos períodos da Pré-história, em decorrência da ação humana ao longo de seu processo de evolução.
Para você saber mais:
Aspectos gerais sobre a evolução humana durante a Pré-história:
DALGALARRONDO, Paulo. A Pré-história e o Início das Produções Culturais. Templo de Apolo. Disponível em: http://templodeapolo.net/wp/2017/05/01/a-pre-historia-e-o-inicio-das-producoes-culturais/. Acesso em: 26 fev. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e proponha a leitura dos textos sobre “A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos”. Os textos estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFKqWGFv3B9uqCcEBSJuQz9MAFtWqHVqQ7xBaxfDBKd8GXtUu89hkzSwdJ9/his6-05und05-textos-sobre-a-evolucao-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf. Em seguida, peça para que conversem com os demais alunos do grupo e, juntos, procurem levantar informações para preencher uma linha do tempo, acrescentando as principais características do modo como os seres humanos de tempos diferentes se relacionavam e se relacionam na atualidade com a Natureza. Para subsidiar os alunos, desenhe no quadro um modelo de linha do tempo, dividindo-a em três partes: “Paleolítico”, Neolítico” e “Atualmente”. Caso prefira imprimir a linha do tempo e distribuir aos grupos, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vqSAKN9yZNYpQR2HcagJs5hfxwbUu3AyjT9VnPTnXNhbxMujGfKxCg8BS9n/his6-05und05-linha-do-tempo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam estabelecer um comparativo no modo humano de se relacionar com a Natureza, nos diferentes períodos temporais propostos pela linha do tempo, refletindo, inclusive, a respeito da ação humana sobre o meio natural na atualidade. Para estimular os diálogos, oriente os estudantes a observarem no texto aspectos como moradia, movimentação, técnicas e alimentação dos seres humanos primitivos. Peça para que pensem nesses conceitos a partir do modo de vida humano da atualidade também. E, pergunte de que maneira, nas diferentes épocas, as pessoas se utilizavam dos recursos naturais e quais eram os impactos causados à natureza ao longo do tempo.
Após o preenchimento da linha do tempo pelos alunos, escolha três estudantes de diferentes grupos para que, respectivamente, comentem sobre seus registros nas três diferentes partes da linha do tempo. Caso julgue pertinente, solicite aos alunos que fixem suas linhas do tempo no quadro para partilhar os resultados com toda a turma.
Para você saber mais:
Sobre a relação ser humano/natureza durante os diferentes períodos da Pré-história:
ALBUQUERQUE, Bruno Pinto. As Relações entre o Homem e a Natureza e a Crise Sócio-Ambiental. 2007. 96f. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, pp. 29-36. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
Sobre as características do modo de vida dos seres humanos no período Paleolítico:
ShepiruX. Discovery Channel-Homem Pré-histórico: vivendo entre feras parte 2. 2009 (09m21s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8
Acesso em: 26 fev. 2019.
Detalhes sobre as transformações ambientais a partir da Revolução Neolítica:
MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. A Revolução Agrícola Neolítica. In: História das Agriculturas do Mundo: do Neolítico à crise contemporânea. Tradução de José Luís Godinho. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. Cap. 2, p. 62-91. Disponível para baixar em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3374755/mod_folder/content/0/mazoyerroudart_historia.das.agriculturas.do.mundo_cap2.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 26 fev. 2019.
Contexto
Orientações:
Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e proponha a leitura dos textos sobre “A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos”. Os textos estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFKqWGFv3B9uqCcEBSJuQz9MAFtWqHVqQ7xBaxfDBKd8GXtUu89hkzSwdJ9/his6-05und05-textos-sobre-a-evolucao-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf. Em seguida, peça para que conversem com os demais alunos do grupo e, juntos, procurem levantar informações para preencher uma linha do tempo, acrescentando as principais características do modo como os seres humanos de tempos diferentes se relacionavam e se relacionam na atualidade com a Natureza. Para subsidiar os alunos, desenhe no quadro um modelo de linha do tempo, dividindo-a em três partes: “Paleolítico”, Neolítico” e “Atualmente”. Caso prefira imprimir a linha do tempo e distribuir aos grupos, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vqSAKN9yZNYpQR2HcagJs5hfxwbUu3AyjT9VnPTnXNhbxMujGfKxCg8BS9n/his6-05und05-linha-do-tempo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam estabelecer um comparativo no modo humano de se relacionar com a Natureza, nos diferentes períodos temporais propostos pela linha do tempo, refletindo, inclusive, a respeito da ação humana sobre o meio natural na atualidade. Para estimular os diálogos, oriente os estudantes a observarem no texto aspectos como moradia, movimentação, técnicas e alimentação dos seres humanos primitivos. Peça para que pensem nesses conceitos a partir do modo de vida humano da atualidade também. E, pergunte de que maneira, nas diferentes épocas, as pessoas se utilizavam dos recursos naturais e quais eram os impactos causados à natureza ao longo do tempo.
Após o preenchimento da linha do tempo pelos alunos, escolha três estudantes de diferentes grupos para que, respectivamente, comentem sobre seus registros nas três diferentes partes da linha do tempo. Caso julgue pertinente, solicite aos alunos que fixem suas linhas do tempo no quadro para partilhar os resultados com toda a turma.
Para você saber mais:
Sobre a relação ser humano/natureza durante os diferentes períodos da Pré-história:
ALBUQUERQUE, Bruno Pinto. As Relações entre o Homem e a Natureza e a Crise Sócio-Ambiental. 2007. 96f. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, pp. 29-36. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
Sobre as características do modo de vida dos seres humanos no período Paleolítico:
ShepiruX. Discovery Channel-Homem Pré-histórico: vivendo entre feras parte 2. 2009 (09m21s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8
Acesso em: 26 fev. 2019.
Detalhes sobre as transformações ambientais a partir da Revolução Neolítica:
MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. A Revolução Agrícola Neolítica. In: História das Agriculturas do Mundo: do Neolítico à crise contemporânea. Tradução de José Luís Godinho. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. Cap. 2, p. 62-91. Disponível para baixar em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3374755/mod_folder/content/0/mazoyerroudart_historia.das.agriculturas.do.mundo_cap2.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 26 fev. 2019.
Contexto
Orientações:
Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e proponha a leitura dos textos sobre “A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos”. Os textos estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFKqWGFv3B9uqCcEBSJuQz9MAFtWqHVqQ7xBaxfDBKd8GXtUu89hkzSwdJ9/his6-05und05-textos-sobre-a-evolucao-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf. Em seguida, peça para que conversem com os demais alunos do grupo e, juntos, procurem levantar informações para preencher uma linha do tempo, acrescentando as principais características do modo como os seres humanos de tempos diferentes se relacionavam e se relacionam na atualidade com a Natureza. Para subsidiar os alunos, desenhe no quadro um modelo de linha do tempo, dividindo-a em três partes: “Paleolítico”, Neolítico” e “Atualmente”. Caso prefira imprimir a linha do tempo e distribuir aos grupos, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vqSAKN9yZNYpQR2HcagJs5hfxwbUu3AyjT9VnPTnXNhbxMujGfKxCg8BS9n/his6-05und05-linha-do-tempo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam estabelecer um comparativo no modo humano de se relacionar com a Natureza, nos diferentes períodos temporais propostos pela linha do tempo, refletindo, inclusive, a respeito da ação humana sobre o meio natural na atualidade. Para estimular os diálogos, oriente os estudantes a observarem no texto aspectos como moradia, movimentação, técnicas e alimentação dos seres humanos primitivos. Peça para que pensem nesses conceitos a partir do modo de vida humano da atualidade também. E, pergunte de que maneira, nas diferentes épocas, as pessoas se utilizavam dos recursos naturais e quais eram os impactos causados à natureza ao longo do tempo.
Após o preenchimento da linha do tempo pelos alunos, escolha três estudantes de diferentes grupos para que, respectivamente, comentem sobre seus registros nas três diferentes partes da linha do tempo. Caso julgue pertinente, solicite aos alunos que fixem suas linhas do tempo no quadro para partilhar os resultados com toda a turma.
Para você saber mais:
Sobre a relação ser humano/natureza durante os diferentes períodos da Pré-história:
ALBUQUERQUE, Bruno Pinto. As Relações entre o Homem e a Natureza e a Crise Sócio-Ambiental. 2007. 96f. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, pp. 29-36. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
Sobre as características do modo de vida dos seres humanos no período Paleolítico:
ShepiruX. Discovery Channel-Homem Pré-histórico: vivendo entre feras parte 2. 2009 (09m21s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8
Acesso em: 26 fev. 2019.
Detalhes sobre as transformações ambientais a partir da Revolução Neolítica:
MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. A Revolução Agrícola Neolítica. In: História das Agriculturas do Mundo: do Neolítico à crise contemporânea. Tradução de José Luís Godinho. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. Cap. 2, p. 62-91. Disponível para baixar em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3374755/mod_folder/content/0/mazoyerroudart_historia.das.agriculturas.do.mundo_cap2.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 26 fev. 2019.
Contexto
Orientações:
Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios e proponha a leitura dos textos sobre “A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos”. Os textos estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFKqWGFv3B9uqCcEBSJuQz9MAFtWqHVqQ7xBaxfDBKd8GXtUu89hkzSwdJ9/his6-05und05-textos-sobre-a-evolucao-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf. Em seguida, peça para que conversem com os demais alunos do grupo e, juntos, procurem levantar informações para preencher uma linha do tempo, acrescentando as principais características do modo como os seres humanos de tempos diferentes se relacionavam e se relacionam na atualidade com a Natureza. Para subsidiar os alunos, desenhe no quadro um modelo de linha do tempo, dividindo-a em três partes: “Paleolítico”, Neolítico” e “Atualmente”. Caso prefira imprimir a linha do tempo e distribuir aos grupos, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vqSAKN9yZNYpQR2HcagJs5hfxwbUu3AyjT9VnPTnXNhbxMujGfKxCg8BS9n/his6-05und05-linha-do-tempo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam estabelecer um comparativo no modo humano de se relacionar com a Natureza, nos diferentes períodos temporais propostos pela linha do tempo, refletindo, inclusive, a respeito da ação humana sobre o meio natural na atualidade. Para estimular os diálogos, oriente os estudantes a observarem no texto aspectos como moradia, movimentação, técnicas e alimentação dos seres humanos primitivos. Peça para que pensem nesses conceitos a partir do modo de vida humano da atualidade também. E, pergunte de que maneira, nas diferentes épocas, as pessoas se utilizavam dos recursos naturais e quais eram os impactos causados à natureza ao longo do tempo.
Após o preenchimento da linha do tempo pelos alunos, escolha três estudantes de diferentes grupos para que, respectivamente, comentem sobre seus registros nas três diferentes partes da linha do tempo. Caso julgue pertinente, solicite aos alunos que fixem suas linhas do tempo no quadro para partilhar os resultados com toda a turma.
Para você saber mais:
Sobre a relação ser humano/natureza durante os diferentes períodos da Pré-história:
ALBUQUERQUE, Bruno Pinto. As Relações entre o Homem e a Natureza e a Crise Sócio-Ambiental. 2007. 96f. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, pp. 29-36. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
Sobre as características do modo de vida dos seres humanos no período Paleolítico:
ShepiruX. Discovery Channel-Homem Pré-histórico: vivendo entre feras parte 2. 2009 (09m21s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8
Acesso em: 26 fev. 2019.
Detalhes sobre as transformações ambientais a partir da Revolução Neolítica:
MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. A Revolução Agrícola Neolítica. In: História das Agriculturas do Mundo: do Neolítico à crise contemporânea. Tradução de José Luís Godinho. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. Cap. 2, p. 62-91. Disponível para baixar em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3374755/mod_folder/content/0/mazoyerroudart_historia.das.agriculturas.do.mundo_cap2.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 26 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam o trecho do livro: “História Econômica Geral”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wNFkMebKBGpfgBsz2jn5n7AcuWJkbgK8DCENpNq9f4kbcqBD4rxByyRbVfu4/his6-05und05-trecho-do-livro-historia-economica-geral.pdf. Em seguida, proponha para que conversem com os colegas do grupo e, juntos, procurem pensar e elaborar justificativas para as duas afirmações presentes na Tabela de Afirmativas e Justificativas. Para auxiliar os alunos nesta atividade, prepare a tabela no quadro ou imprima uma para cada grupo. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dU63SY9SCrkrD7Rgj9Dh65npCbdtNvBBbjXztHxY2eSAp5AYMZgCn4bdxCYg/his6-05und05-tabela-de-afirmativas-e-justificativas.pdf
A expectativa durante a elaboração da primeira justificativa é que os alunos consigam perceber que o desenvolvimento de novas técnicas pelos seres humanos da Pré-história possibilitou uma transformação no modo de utilização dos recursos naturais, sendo que essas transformações estavam ligadas a um aumento na capacidade de exploração e transformação do meio natural. Caso os alunos manifestem dificuldades na elaboração desta justificativa, pergunte sobre a diferença entre se explorar uma área agrícola utilizando ferramentas simples como enxada, rastelo e arado de mão e utilizando ferramentas mais sofisticadas, como trator e colheitadeira. Questione-os sobre a mudança na paisagem e na intensidade da produção provocada pela utilização destes diferentes tipos de ferramentas.
Durante a elaboração da segunda justificativa, a expectativa é que os alunos consigam perceber que o início das primeiras sociedades gregárias humanas a partir da Revolução Agrícola ocorreu de forma estratégica: próxima aos rios, que poderiam oferecer água para a manutenção da vida, não apenas humana, mas animal e vegetal, uma vez que, a partir do Neolítico, os seres humanos passaram a domesticar animais e cultivar produtos vegetais para alimentação e reserva de excedentes. Caso os alunos demonstrem dificuldades na elaboração desta justificativa, questione-os a respeito das utilidades dos rios. Pergunte que tipo de seres vivos dependem dos rios para sua sobrevivência.
Para finalizar os registros na Tabela de Afirmativas e Justificativas, solicite aos alunos que conversem entre si e elaborem uma afirmativa sobre o que estudaram até agora, durante a aula. Peça para que, após a elaboração da frase, troquem de tabela com outro grupo da sala e procurem elaborar uma justificativa para a frase que os colegas criaram.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem à turma suas justificativas para as três afirmações registradas nas tabelas.
Para você saber mais:
Aspectos sobre a utilização dos recursos hídricos no Crescente fértil:
ALMEIDA, Lacone Pereira. A Importância dos Recursos Hídricos na Civilização do Egito Antigo e na Sociedade Brasileira Atual. Em Diálogo. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira. Acesso em: 26 fev. 2019.
Explicação sobre o conceito de tecnologia humana:
A Tecnologia e o Homem: uma relação de sempre e para sempre. O Jornal Económico. Sapo. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-tecnologia-e-o-homem-uma-relacao-de-sempre-e-para-sempre-1650. Acesso em: 03 mar. 2019.
Sobre a evolução da tecnologia humana, da Pré-história aos tempos atuais:
A Evolução da Tecnologia. Tecnologias.R7. Disponível em: http://tecnologia.culturamix.com/tecnologias/a-evolucao-da-tecnologia. Acesso em: 03 mar. 2019.
Problematização
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam o trecho do livro: “História Econômica Geral”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wNFkMebKBGpfgBsz2jn5n7AcuWJkbgK8DCENpNq9f4kbcqBD4rxByyRbVfu4/his6-05und05-trecho-do-livro-historia-economica-geral.pdf. Em seguida, proponha para que conversem com os colegas do grupo e, juntos, procurem pensar e elaborar justificativas para as duas afirmações presentes na Tabela de Afirmativas e Justificativas. Para auxiliar os alunos nesta atividade, prepare a tabela no quadro ou imprima uma para cada grupo. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dU63SY9SCrkrD7Rgj9Dh65npCbdtNvBBbjXztHxY2eSAp5AYMZgCn4bdxCYg/his6-05und05-tabela-de-afirmativas-e-justificativas.pdf
A expectativa durante a elaboração da primeira justificativa é que os alunos consigam perceber que o desenvolvimento de novas técnicas pelos seres humanos da Pré-história possibilitou uma transformação no modo de utilização dos recursos naturais, sendo que essas transformações estavam ligadas a um aumento na capacidade de exploração e transformação do meio natural. Caso os alunos manifestem dificuldades na elaboração desta justificativa, pergunte sobre a diferença entre se explorar uma área agrícola utilizando ferramentas simples como enxada, rastelo e arado de mão e utilizando ferramentas mais sofisticadas, como trator e colheitadeira. Questione-os sobre a mudança na paisagem e na intensidade da produção provocada pela utilização destes diferentes tipos de ferramentas.
Durante a elaboração da segunda justificativa, a expectativa é que os alunos consigam perceber que o início das primeiras sociedades gregárias humanas a partir da Revolução Agrícola ocorreu de forma estratégica: próxima aos rios, que poderiam oferecer água para a manutenção da vida, não apenas humana, mas animal e vegetal, uma vez que, a partir do Neolítico, os seres humanos passaram a domesticar animais e cultivar produtos vegetais para alimentação e reserva de excedentes. Caso os alunos demonstrem dificuldades na elaboração desta justificativa, questione-os a respeito das utilidades dos rios. Pergunte que tipo de seres vivos dependem dos rios para sua sobrevivência.
Para finalizar os registros na Tabela de Afirmativas e Justificativas, solicite aos alunos que conversem entre si e elaborem uma afirmativa sobre o que estudaram até agora, durante a aula. Peça para que, após a elaboração da frase, troquem de tabela com outro grupo da sala e procurem elaborar uma justificativa para a frase que os colegas criaram.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem à turma suas justificativas para as três afirmações registradas nas tabelas.
Para você saber mais:
Aspectos sobre a utilização dos recursos hídricos no Crescente fértil:
ALMEIDA, Lacone Pereira. A Importância dos Recursos Hídricos na Civilização do Egito Antigo e na Sociedade Brasileira Atual. Em Diálogo. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira. Acesso em: 26 fev. 2019.
Explicação sobre o conceito de tecnologia humana:
A Tecnologia e o Homem: uma relação de sempre e para sempre. O Jornal Económico. Sapo. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-tecnologia-e-o-homem-uma-relacao-de-sempre-e-para-sempre-1650. Acesso em: 03 mar. 2019.
Sobre a evolução da tecnologia humana, da Pré-história aos tempos atuais:
A Evolução da Tecnologia. Tecnologias.R7. Disponível em: http://tecnologia.culturamix.com/tecnologias/a-evolucao-da-tecnologia. Acesso em: 03 mar. 2019.
Problematização
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam o trecho do livro: “História Econômica Geral”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wNFkMebKBGpfgBsz2jn5n7AcuWJkbgK8DCENpNq9f4kbcqBD4rxByyRbVfu4/his6-05und05-trecho-do-livro-historia-economica-geral.pdf. Em seguida, proponha para que conversem com os colegas do grupo e, juntos, procurem pensar e elaborar justificativas para as duas afirmações presentes na Tabela de Afirmativas e Justificativas. Para auxiliar os alunos nesta atividade, prepare a tabela no quadro ou imprima uma para cada grupo. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dU63SY9SCrkrD7Rgj9Dh65npCbdtNvBBbjXztHxY2eSAp5AYMZgCn4bdxCYg/his6-05und05-tabela-de-afirmativas-e-justificativas.pdf
A expectativa durante a elaboração da primeira justificativa é que os alunos consigam perceber que o desenvolvimento de novas técnicas pelos seres humanos da Pré-história possibilitou uma transformação no modo de utilização dos recursos naturais, sendo que essas transformações estavam ligadas a um aumento na capacidade de exploração e transformação do meio natural. Caso os alunos manifestem dificuldades na elaboração desta justificativa, pergunte sobre a diferença entre se explorar uma área agrícola utilizando ferramentas simples como enxada, rastelo e arado de mão e utilizando ferramentas mais sofisticadas, como trator e colheitadeira. Questione-os sobre a mudança na paisagem e na intensidade da produção provocada pela utilização destes diferentes tipos de ferramentas.
Durante a elaboração da segunda justificativa, a expectativa é que os alunos consigam perceber que o início das primeiras sociedades gregárias humanas a partir da Revolução Agrícola ocorreu de forma estratégica: próxima aos rios, que poderiam oferecer água para a manutenção da vida, não apenas humana, mas animal e vegetal, uma vez que, a partir do Neolítico, os seres humanos passaram a domesticar animais e cultivar produtos vegetais para alimentação e reserva de excedentes. Caso os alunos demonstrem dificuldades na elaboração desta justificativa, questione-os a respeito das utilidades dos rios. Pergunte que tipo de seres vivos dependem dos rios para sua sobrevivência.
Para finalizar os registros na Tabela de Afirmativas e Justificativas, solicite aos alunos que conversem entre si e elaborem uma afirmativa sobre o que estudaram até agora, durante a aula. Peça para que, após a elaboração da frase, troquem de tabela com outro grupo da sala e procurem elaborar uma justificativa para a frase que os colegas criaram.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem à turma suas justificativas para as três afirmações registradas nas tabelas.
Para você saber mais:
Aspectos sobre a utilização dos recursos hídricos no Crescente fértil:
ALMEIDA, Lacone Pereira. A Importância dos Recursos Hídricos na Civilização do Egito Antigo e na Sociedade Brasileira Atual. Em Diálogo. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira. Acesso em: 26 fev. 2019.
Explicação sobre o conceito de tecnologia humana:
A Tecnologia e o Homem: uma relação de sempre e para sempre. O Jornal Económico. Sapo. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-tecnologia-e-o-homem-uma-relacao-de-sempre-e-para-sempre-1650. Acesso em: 03 mar. 2019.
Sobre a evolução da tecnologia humana, da Pré-história aos tempos atuais:
A Evolução da Tecnologia. Tecnologias.R7. Disponível em: http://tecnologia.culturamix.com/tecnologias/a-evolucao-da-tecnologia. Acesso em: 03 mar. 2019.
Problematização
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam o trecho do livro: “História Econômica Geral”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wNFkMebKBGpfgBsz2jn5n7AcuWJkbgK8DCENpNq9f4kbcqBD4rxByyRbVfu4/his6-05und05-trecho-do-livro-historia-economica-geral.pdf. Em seguida, proponha para que conversem com os colegas do grupo e, juntos, procurem pensar e elaborar justificativas para as duas afirmações presentes na Tabela de Afirmativas e Justificativas. Para auxiliar os alunos nesta atividade, prepare a tabela no quadro ou imprima uma para cada grupo. Caso prefira imprimir, a tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dU63SY9SCrkrD7Rgj9Dh65npCbdtNvBBbjXztHxY2eSAp5AYMZgCn4bdxCYg/his6-05und05-tabela-de-afirmativas-e-justificativas.pdf
A expectativa durante a elaboração da primeira justificativa é que os alunos consigam perceber que o desenvolvimento de novas técnicas pelos seres humanos da Pré-história possibilitou uma transformação no modo de utilização dos recursos naturais, sendo que essas transformações estavam ligadas a um aumento na capacidade de exploração e transformação do meio natural. Caso os alunos manifestem dificuldades na elaboração desta justificativa, pergunte sobre a diferença entre se explorar uma área agrícola utilizando ferramentas simples como enxada, rastelo e arado de mão e utilizando ferramentas mais sofisticadas, como trator e colheitadeira. Questione-os sobre a mudança na paisagem e na intensidade da produção provocada pela utilização destes diferentes tipos de ferramentas.
Durante a elaboração da segunda justificativa, a expectativa é que os alunos consigam perceber que o início das primeiras sociedades gregárias humanas a partir da Revolução Agrícola ocorreu de forma estratégica: próxima aos rios, que poderiam oferecer água para a manutenção da vida, não apenas humana, mas animal e vegetal, uma vez que, a partir do Neolítico, os seres humanos passaram a domesticar animais e cultivar produtos vegetais para alimentação e reserva de excedentes. Caso os alunos demonstrem dificuldades na elaboração desta justificativa, questione-os a respeito das utilidades dos rios. Pergunte que tipo de seres vivos dependem dos rios para sua sobrevivência.
Para finalizar os registros na Tabela de Afirmativas e Justificativas, solicite aos alunos que conversem entre si e elaborem uma afirmativa sobre o que estudaram até agora, durante a aula. Peça para que, após a elaboração da frase, troquem de tabela com outro grupo da sala e procurem elaborar uma justificativa para a frase que os colegas criaram.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem à turma suas justificativas para as três afirmações registradas nas tabelas.
Para você saber mais:
Aspectos sobre a utilização dos recursos hídricos no Crescente fértil:
ALMEIDA, Lacone Pereira. A Importância dos Recursos Hídricos na Civilização do Egito Antigo e na Sociedade Brasileira Atual. Em Diálogo. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira. Acesso em: 26 fev. 2019.
Explicação sobre o conceito de tecnologia humana:
A Tecnologia e o Homem: uma relação de sempre e para sempre. O Jornal Económico. Sapo. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-tecnologia-e-o-homem-uma-relacao-de-sempre-e-para-sempre-1650. Acesso em: 03 mar. 2019.
Sobre a evolução da tecnologia humana, da Pré-história aos tempos atuais:
A Evolução da Tecnologia. Tecnologias.R7. Disponível em: http://tecnologia.culturamix.com/tecnologias/a-evolucao-da-tecnologia. Acesso em: 03 mar. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima três imagens temáticas sobre os assuntos tratados durante todas as etapas da aula para que os alunos conversem entre si e, juntos, elaborem uma legenda explicativa para cada imagem, de acordo com tudo o que aprenderam durante a aula. A primeira imagem deve retratar um momento típico da vida do ser humano do período Paleolítico, como o momento da caça. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VgcW8yuF9Cy2DUCErCvjRAfenD468rgVPfNGReJCCJ4B8Vy3pes8szbNEpXE/his6-05und05-imagem-1-homem-das-cavernas.pdf. A segunda imagem deve retratar características do período Neolítico, como a criação de animais e a construção de moradias fixas. Caso prefira imprimir, esta imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDmMztjfHNTPvZzuHE5UzKqmrFvMuyH2sMEcVKuwNXgyE2psXM2sXzKMQKAP/his6-05und05-imagem-2-aldeia-neolitica.pdf. E, por fim, a terceira imagem deve apresentar características da civilização hidráulica, como a ocupação às margens de um rio do Crescente Fértil. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RkAuTwar2DdWDgvyjJmrdt5xU5ATUMSJmQbzGHeJuasGPgC3fYHSSDpd5dRh/his6-05und05-imagem-3-rio-nilo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam desenvolver os textos com continuidade, apresentando características da evolução humana desde o período do nomadismo até o desenvolvimento das Civilizações Hidráulicas, enfatizando, sobretudo, a relação entre o ser humano e o meio natural. Para auxiliar os alunos na construção das legendas explicativas, oriente-os a retomar a leitura e observação dos textos e atividades que realizaram durante a aula. Durante a construção do texto da legenda explicativa da primeira imagem, pergunte aos alunos quais eram as características dos seres humanos do período Paleolítico e questione-os a respeito da relação entre as pessoas da época e o meio natural. Pergunte sobre a intensidade da exploração dos recursos e sobre as mudanças na paisagem natural. É importante que, durante o trabalho com todas as imagens, você oriente os alunos a não apenas descrever a “cena” apresentada pela imagem, mas a elaborar uma explicação de acordo com tudo o que se sabe a respeito do contexto de cada uma delas.
Durante a construção da legenda explicativa para a segunda imagem, questione os alunos a respeito da evolução das técnicas humanas e sobre a intensidade da exploração dos recursos naturais durante o período Neolítico. Questione-os, ainda, sobre as transformações na paisagem provocadas pela ação humana. Por fim, durante a elaboração da legenda explicativa para a terceira imagem, questione os alunos sobre a proximidade humana com os rios na época da ocupação do Crescente Fértil e pergunte sobre o porquê de, na atualidade, não nos estabelecermos apenas nas margens dos rios, como no caso daquelas populações.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma o teor das legendas explicativas que criaram para as três imagens analisadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima três imagens temáticas sobre os assuntos tratados durante todas as etapas da aula para que os alunos conversem entre si e, juntos, elaborem uma legenda explicativa para cada imagem, de acordo com tudo o que aprenderam durante a aula. A primeira imagem deve retratar um momento típico da vida do ser humano do período Paleolítico, como o momento da caça. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VgcW8yuF9Cy2DUCErCvjRAfenD468rgVPfNGReJCCJ4B8Vy3pes8szbNEpXE/his6-05und05-imagem-1-homem-das-cavernas.pdf. A segunda imagem deve retratar características do período Neolítico, como a criação de animais e a construção de moradias fixas. Caso prefira imprimir, esta imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDmMztjfHNTPvZzuHE5UzKqmrFvMuyH2sMEcVKuwNXgyE2psXM2sXzKMQKAP/his6-05und05-imagem-2-aldeia-neolitica.pdf. E, por fim, a terceira imagem deve apresentar características da civilização hidráulica, como a ocupação às margens de um rio do Crescente Fértil. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RkAuTwar2DdWDgvyjJmrdt5xU5ATUMSJmQbzGHeJuasGPgC3fYHSSDpd5dRh/his6-05und05-imagem-3-rio-nilo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam desenvolver os textos com continuidade, apresentando características da evolução humana desde o período do nomadismo até o desenvolvimento das Civilizações Hidráulicas, enfatizando, sobretudo, a relação entre o ser humano e o meio natural. Para auxiliar os alunos na construção das legendas explicativas, oriente-os a retomar a leitura e observação dos textos e atividades que realizaram durante a aula. Durante a construção do texto da legenda explicativa da primeira imagem, pergunte aos alunos quais eram as características dos seres humanos do período Paleolítico e questione-os a respeito da relação entre as pessoas da época e o meio natural. Pergunte sobre a intensidade da exploração dos recursos e sobre as mudanças na paisagem natural. É importante que, durante o trabalho com todas as imagens, você oriente os alunos a não apenas descrever a “cena” apresentada pela imagem, mas a elaborar uma explicação de acordo com tudo o que se sabe a respeito do contexto de cada uma delas.
Durante a construção da legenda explicativa para a segunda imagem, questione os alunos a respeito da evolução das técnicas humanas e sobre a intensidade da exploração dos recursos naturais durante o período Neolítico. Questione-os, ainda, sobre as transformações na paisagem provocadas pela ação humana. Por fim, durante a elaboração da legenda explicativa para a terceira imagem, questione os alunos sobre a proximidade humana com os rios na época da ocupação do Crescente Fértil e pergunte sobre o porquê de, na atualidade, não nos estabelecermos apenas nas margens dos rios, como no caso daquelas populações.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma o teor das legendas explicativas que criaram para as três imagens analisadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima três imagens temáticas sobre os assuntos tratados durante todas as etapas da aula para que os alunos conversem entre si e, juntos, elaborem uma legenda explicativa para cada imagem, de acordo com tudo o que aprenderam durante a aula. A primeira imagem deve retratar um momento típico da vida do ser humano do período Paleolítico, como o momento da caça. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VgcW8yuF9Cy2DUCErCvjRAfenD468rgVPfNGReJCCJ4B8Vy3pes8szbNEpXE/his6-05und05-imagem-1-homem-das-cavernas.pdf. A segunda imagem deve retratar características do período Neolítico, como a criação de animais e a construção de moradias fixas. Caso prefira imprimir, esta imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDmMztjfHNTPvZzuHE5UzKqmrFvMuyH2sMEcVKuwNXgyE2psXM2sXzKMQKAP/his6-05und05-imagem-2-aldeia-neolitica.pdf. E, por fim, a terceira imagem deve apresentar características da civilização hidráulica, como a ocupação às margens de um rio do Crescente Fértil. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RkAuTwar2DdWDgvyjJmrdt5xU5ATUMSJmQbzGHeJuasGPgC3fYHSSDpd5dRh/his6-05und05-imagem-3-rio-nilo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam desenvolver os textos com continuidade, apresentando características da evolução humana desde o período do nomadismo até o desenvolvimento das Civilizações Hidráulicas, enfatizando, sobretudo, a relação entre o ser humano e o meio natural. Para auxiliar os alunos na construção das legendas explicativas, oriente-os a retomar a leitura e observação dos textos e atividades que realizaram durante a aula. Durante a construção do texto da legenda explicativa da primeira imagem, pergunte aos alunos quais eram as características dos seres humanos do período Paleolítico e questione-os a respeito da relação entre as pessoas da época e o meio natural. Pergunte sobre a intensidade da exploração dos recursos e sobre as mudanças na paisagem natural. É importante que, durante o trabalho com todas as imagens, você oriente os alunos a não apenas descrever a “cena” apresentada pela imagem, mas a elaborar uma explicação de acordo com tudo o que se sabe a respeito do contexto de cada uma delas.
Durante a construção da legenda explicativa para a segunda imagem, questione os alunos a respeito da evolução das técnicas humanas e sobre a intensidade da exploração dos recursos naturais durante o período Neolítico. Questione-os, ainda, sobre as transformações na paisagem provocadas pela ação humana. Por fim, durante a elaboração da legenda explicativa para a terceira imagem, questione os alunos sobre a proximidade humana com os rios na época da ocupação do Crescente Fértil e pergunte sobre o porquê de, na atualidade, não nos estabelecermos apenas nas margens dos rios, como no caso daquelas populações.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma o teor das legendas explicativas que criaram para as três imagens analisadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima três imagens temáticas sobre os assuntos tratados durante todas as etapas da aula para que os alunos conversem entre si e, juntos, elaborem uma legenda explicativa para cada imagem, de acordo com tudo o que aprenderam durante a aula. A primeira imagem deve retratar um momento típico da vida do ser humano do período Paleolítico, como o momento da caça. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VgcW8yuF9Cy2DUCErCvjRAfenD468rgVPfNGReJCCJ4B8Vy3pes8szbNEpXE/his6-05und05-imagem-1-homem-das-cavernas.pdf. A segunda imagem deve retratar características do período Neolítico, como a criação de animais e a construção de moradias fixas. Caso prefira imprimir, esta imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDmMztjfHNTPvZzuHE5UzKqmrFvMuyH2sMEcVKuwNXgyE2psXM2sXzKMQKAP/his6-05und05-imagem-2-aldeia-neolitica.pdf. E, por fim, a terceira imagem deve apresentar características da civilização hidráulica, como a ocupação às margens de um rio do Crescente Fértil. Caso prefira imprimir, a imagem está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RkAuTwar2DdWDgvyjJmrdt5xU5ATUMSJmQbzGHeJuasGPgC3fYHSSDpd5dRh/his6-05und05-imagem-3-rio-nilo.pdf
A expectativa é que os alunos consigam desenvolver os textos com continuidade, apresentando características da evolução humana desde o período do nomadismo até o desenvolvimento das Civilizações Hidráulicas, enfatizando, sobretudo, a relação entre o ser humano e o meio natural. Para auxiliar os alunos na construção das legendas explicativas, oriente-os a retomar a leitura e observação dos textos e atividades que realizaram durante a aula. Durante a construção do texto da legenda explicativa da primeira imagem, pergunte aos alunos quais eram as características dos seres humanos do período Paleolítico e questione-os a respeito da relação entre as pessoas da época e o meio natural. Pergunte sobre a intensidade da exploração dos recursos e sobre as mudanças na paisagem natural. É importante que, durante o trabalho com todas as imagens, você oriente os alunos a não apenas descrever a “cena” apresentada pela imagem, mas a elaborar uma explicação de acordo com tudo o que se sabe a respeito do contexto de cada uma delas.
Durante a construção da legenda explicativa para a segunda imagem, questione os alunos a respeito da evolução das técnicas humanas e sobre a intensidade da exploração dos recursos naturais durante o período Neolítico. Questione-os, ainda, sobre as transformações na paisagem provocadas pela ação humana. Por fim, durante a elaboração da legenda explicativa para a terceira imagem, questione os alunos sobre a proximidade humana com os rios na época da ocupação do Crescente Fértil e pergunte sobre o porquê de, na atualidade, não nos estabelecermos apenas nas margens dos rios, como no caso daquelas populações.
Em seguida, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma o teor das legendas explicativas que criaram para as três imagens analisadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é perceber a relação dos seres humanos pré-históricos com o meio natural, a partir das necessidades decorrentes das mudanças no seu modo de vida. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula chamando a atenção dos alunos quanto ao tema, com perguntas para que eles apenas reflitam neste primeiro momento:
- Será que os seres humanos sempre utilizaram os recursos da natureza do mesmo modo?
- E quanto aos impactos causados por eles à natureza, sempre foram os mesmos?
Em seguida, proponha que investiguem a respeito, a partir da leitura dos textos sobre “A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos”. Com base nisso, deverão identificar, selecionar e organizar as informações para compor a linha do tempo. Ela pode ser feita individual ou colaborativamente, utilizando o Padlet (veja aqui como usá-lo).
Problematização
Disponibilize aos alunos o trecho do livro: “História Econômica Geral”. Oriente-os que os aspectos centrais a serem observados são:
- Quais as mudanças ocorridas no Período Neolítico?
- Como essas mudanças alteraram o modo de vida das pessoas naquela época?
Depois disso, envie a Tabela de Afirmativas e Justificativas, para que respondam no caderno em um determinado prazo estipulado por você. Para manter a interação, é interessante que, a partir das perguntas e respostas, um aluno desafie outro por meio do grupo de Whatsapp, com mensagens, áudios ou vídeos curtos, ou em um momento de videoconferência. Peça para que direcionem o desafio: “Agora é com você @_______”.
Sistematização
Poderão realizar a atividade individualmente ou de forma colaborativa, tendo como opções:
Opção 1 - Produzir áudios em que descrevem a cena observada na imagem e o que aprenderam a respeito dela. Esta atividade de descrição pode ser realizada em conjunto com colegas deficientes visuais.
Opção 2 - Criar um mural no Padlet, inserindo as fotos e legendas propostas, além de outras que pesquisem em sites confiáveis.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistir juntas ao vídeo educativo adequado para crianças: Neolítico - 5 coisas que você deveria saber (disponível aqui).
Depois, podem conversar a respeito do que mudou na nossa vida de hoje em dia ao comparar com as pessoas daquela época (exemplo: modo de produzir e ter acesso a alimentos; o jeito como a água alcança os diferentes lugares da cidades).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maiko Silva
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro
Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
Palavras Chave: Nomadismo/ Civilizações Hidráulicas; Meio Natural.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA