Imagem 1 - Arte Hitita
Plano de Aula
Plano de aula: A Grécia e a Roma Antiga no contexto mediterrânico
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Antiguidade Clássica
Por: Maiko Menassa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das imagens do texto e do Chat de História Antiga; projetor.
Material complementar:
Imagem 1 - Arte hitita
Imagem 2 - Vaso grego
Imagem 3 - Navio fenício
Trecho do livro História Antiga
Chat de História Antiga
Este plano de aula foi concebido a partir de um pensamento de desconstrução da historiografia tradicional a respeito da história da Grécia e da Roma Antiga, que, por muito tempo, foram consideradas civilizações autossuficientes, raramente influenciadas por aspectos culturais de outros povos.
Entretanto, dadas as características do Mediterrâneo apontadas pela ecologia histórica e, considerando-se a conectividade entre as regiões mediterrânicas, consideramos que houve uma profunda interação entre os povos daquela região e que as antigas civilizações grega e romana se desenvolveram em meio a um contexto dinâmico de relacionamento entre as diferentes culturas. Portanto, evite antecipar informações e permita que esta desconstrução seja realizada, aos poucos, pelos alunos, conforme forem se apropriando das fontes e se envolvendo nas discussões.
Para você saber mais:
Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre aspectos da formação do povo hitita:
BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre características da antiga cerâmica grega:
BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.
Documentário sobre a antiga civilização fenícia:
Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:
PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:
OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:
SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos conheçam e consigam compreender o conceito de mediterranização, enfatizando o desenvolvimento da Grécia e da Roma Antiga em meio ao contexto mediterrânico.
Para você saber mais:
Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:
Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.
Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf
Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf
Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se também que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens mas todas as informações disponibilizadas no documento.
A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte com quais aspectos da história da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê da cultura grega ser mais conhecida do que a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.
Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente à turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.
Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Sobre aspectos da formação do povo hitita:
BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre características da antiga cerâmica grega:
BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.
Documentário sobre a antiga civilização fenícia:
Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia-O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.
Contexto
Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:
Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.
Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf
Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf
Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens mas todas as informações disponibilizadas no documento.
A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da História da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê da cultura grega ser mais conhecida do que a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.
Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão, os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente para a turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as
formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.
Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Sobre aspectos da formação do povo hitita:
BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre características da antiga cerâmica grega:
BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.
Documentário sobre a antiga civilização fenícia:
Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.
Contexto
Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:
Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.
Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf
Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf
Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens, mas todas as informações disponibilizadas no documento.
A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da História da Grécia antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê de a cultura grega ser mais conhecida do que
a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.
Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão, os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente à turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.
Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Sobre aspectos da formação do povo hitita:
BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre características da antiga cerâmica grega:
BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.
Documentário sobre a antiga civilização fenícia:
Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.
Contexto
Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:
Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.
Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf
Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf
Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de serem banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão,
peça para que observem não apenas as imagens, mas todas as informações disponibilizadas no documento.
A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da história da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê de a cultura grega ser mais conhecida do que
a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.
Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade destes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente para a turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os
a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.
Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Sobre aspectos da formação do povo hitita:
BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre características da antiga cerâmica grega:
BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.
Documentário sobre a antiga civilização fenícia:
Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam um trecho do livro: História Antiga. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf. Em seguida, proponha que conversem com os
colegas do grupo e procurem elaborar explicações para três afirmativas propostas. Oriente-os a registrar as explicações no caderno.
Durante a primeira explicação, espera-se que os alunos consigam justificar a frase esclarecendo que os povos eram separados pela extensão do Mar Mediterrâneo, mas também eram aproximados, uma vez que a navegação por suas águas era mais rápida do que a viagem por terra, o que favorecia o contato mais frequente entre as diferentes culturas. Para estimular as discussões na elaboração desta explicação, pergunte aos alunos quais poderiam
ser os obstáculos para uma longa viagem por terra naquela época e quais seriam os desafios numa viagem marítima.
Para a explicação da segunda frase, a expectativa é que os alunos consigam clarificar que a irregularidade das chuvas na região do Mediterrâneo causavam uma consequente irregularidade na produção de alimentos e que, por isso, a relação com outros povos seria um fator decisivo para o imprescindível abastecimento das diferentes sociedades. Para instigar os alunos a esta reflexão, questione-os acerca da produção de alimentos na atualidade. Indague se acreditam que dependemos de uma ou diversas regiões para conseguir todos os produtos alimentares de que necessitamos. Questione-os se os produtos que encontram nos supermercados vieram de apenas uma ou diversas regiões do país. Pergunte, também, se todos os tipos de alimentos vegetais podem ser produzidos em qualquer dos diferentes tipos de clima das regiões do Brasil.
Para a elaboração da terceira explicação, a expectativa é que os alunos consigam perceber e esclarecer que, embora importantes e muito conhecidas no ocidente, as antigas sociedades grega e romana, assim como outros povos mediterrânicos, desenvolveram-se em meio a uma rede de conexões, influenciando e sendo influenciadas por aspectos culturais das sociedades vizinhas que estabeleciam frequente contato por meio do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos manifestem dificuldades em elaborar esta explicação, questione-os acerca da possibilidade de inter-relacionamento entre a Grécia e a Roma antiga com os diferentes povos do Mediterrâneo, uma vez que precisavam de alimentos em épocas de desabastecimento e uma vez que o Mar Mediterrâneo proporcionava um contato relativamente fácil ou, ao menos, com menores dificuldades do que aquele realizado por via terrestre.
Pergunte, ainda, se nestes encontros, além de suprimentos, que outros tipos de trocas culturais poderiam ocorrer.
Por fim, escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma as explicações que construíram para as três afirmativas propostas.
Para você saber mais:
Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:
PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:
OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:
SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam um trecho do livro História Antiga. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf. Em seguida, proponha que conversem com
os colegas do grupo e procurem elaborar explicações para três afirmativas propostas. Oriente-os a registrar as explicações no caderno.
Durante a primeira explicação, espera-se que os alunos consigam justificar a frase esclarecendo que os povos eram separados pela extensão do Mar Mediterrâneo, mas também eram aproximados, uma vez que a navegação por suas águas era mais rápida do que a viagem por terra, o que favorecia o contato mais frequente entre as diferentes culturas. Para estimular as discussões na elaboração desta explicação, pergunte aos alunos quais poderiam
ser os obstáculos para uma longa viagem por terra naquela época e quais seriam os desafios numa viagem marítima.
Para a explicação da segunda frase, a expectativa é que os alunos consigam clarificar que a irregularidade das chuvas na região do Mediterrâneo causava uma consequente irregularidade na produção de alimentos e que, por isso, a relação com outros povos seria um fator decisivo para o imprescindível abastecimento das diferentes sociedades. Para instigar os alunos a esta reflexão, questione-os acerca da produção de alimentos na atualidade. Indague
se acreditam que dependemos de uma ou diversas regiões para conseguir todos os produtos alimentares de que necessitamos. Questione-os se os produtos que encontram nos supermercados vieram de apenas uma ou diversas regiões do país. Pergunte, também, se todos os tipos de alimentos vegetais podem ser produzidos em qualquer dos diferentes tipos de clima das regiões do Brasil.
Para a elaboração da terceira explicação, a expectativa é que os alunos consigam perceber e esclarecer que, embora importantes e muito conhecidas no Ocidente, as antigas sociedades grega e romana, assim como outros povos mediterrânicos, desenvolveram-se em meio a uma rede de conexões, influenciando e sendo influenciadas por aspectos culturais das sociedades vizinhas que estabeleciam frequente contato por meio do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos manifestem dificuldades em elaborar esta explicação, questione-os acerca da possibilidade de inter-relacionamento entre a Grécia e a Roma antiga com os diferentes povos do Mediterrâneo, uma vez que precisavam de alimentos em épocas de desabastecimento e uma vez que o mar Mediterrâneo proporcionava um contato relativamente fácil ou, ao menos, com menores dificuldades do que aquele realizado por via terrestre.
Pergunte, ainda, se nestes encontros, além de suprimentos, que outros tipos de trocas culturais poderiam ocorrer.
Por fim, escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma as explicações que construíram para as três afirmativas propostas.
Para você saber mais:
Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:
PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:
OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:
SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua aos grupos uma folha com o Chat de História Antiga. O chat está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf. Oriente os alunos a conversar entre si e a desenvolver uma sequência para o diálogo entre os dois personagens do chat, considerando tudo o que aprenderam durante as duas primeiras etapas da aula, sobretudo a respeito do conceito de mediterranização.
O diálogo entre os dois personagens, que são retratados como dois estudantes adolescentes, inicia-se com a dúvida de um deles a respeito de História Antiga e, mais especificamente, a respeito do processo de mediterranização, em que as sociedades antigas da região do Mediterrâneo se formaram e se desenvolveram por meio de um contexto de intensas trocas culturais. Peça para que os alunos deem sequência ao diálogo de forma criativa, considerando estas características dos personagens e sendo fiéis ao contexto de um diálogo virtual, inclusive fazendo uso do “internetês”, isto é, da linguagem típica dos chats e outros mecanismos informais de diálogos via internet.
No fim desta atividade, escolha dois alunos de dois grupos diferentes para compartilhar com a turma a sequência do diálogo. Peça para que cada um leia a fala de um dos personagens, colocando o máximo de interpretação possível. Estimule-os a ser criativos nesta hora, explicando que ficará muito mais interessante se colocarem emoção nas falas dos personagens. Caso julgue pertinente, proponha aos alunos que elaborem um mural na sala e afixem nele os diálogos de todos os grupos, a fim de socializar suas construções com os colegas.
Sistematização
Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua aos grupos uma folha com o Chat de História Antiga. O chat está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf. Oriente os alunos a conversar entre si e a desenvolver uma sequência para o diálogo entre os dois personagens do chat, considerando tudo o que aprenderam durante as duas primeiras etapas da aula, sobretudo a respeito do conceito de mediterranização.
O diálogo entre os dois personagens, que são retratados como dois estudantes adolescentes, inicia-se com a dúvida de um deles a respeito de História Antiga e, mais especificamente, a respeito do processo de mediterranização, em que as sociedades antigas da região do Mediterrâneo se formaram e se desenvolveram por meio de um contexto de intensas trocas culturais. Peça para que os alunos deem sequência ao diálogo de forma criativa, considerando estas características dos personagens e sendo fiéis ao contexto de um diálogo virtual, inclusive fazendo uso do “internetês”, isto é, da linguagem típica dos chats e outros mecanismos informais de diálogos via internet.
No fim desta atividade, escolha dois alunos de dois grupos diferentes para compartilharem com a turma a sequência do diálogo. Peça para que cada um leia a fala de um dos personagens, colocando o máximo de interpretação possível. Estimule-os a ser criativos nesta hora, explicando que ficará muito mais interessante se colocarem emoção nas falas dos personagens. Caso julgue pertinente, proponha aos alunos que elaborem um mural na sala e afixem nele os diálogos de todos os grupos, a fim de socializar suas construções com os colegas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google Maps, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer e compreender a formação da Grécia e da Roma Antiga, com base no conceito de mediterranização.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos as três imagens de objetos feitos por povos antigos e as respectivas legendas. Eles devem analisar e responder no caderno:
- As imagens retratam objetos de quais sociedades antigas? Em termos de localização, o que estas sociedades tinham em comum?
- Você já tinha conhecimento a respeito das sociedades Grega, Hitita e Fenícia? Por que acha que algumas são mais conhecidas do que outras?
- Você já tomou conhecimento sobre outras sociedades antigas da região do Mar Mediterrâneo? Acredita que os diferentes povos se relacionavam uns com os outros? Como?
Oriente os alunos a visualizarem um mapa que, possivelmente, têm disponível nos livros didáticos, ou a acessarem o Google Maps para localizar a região do Mar Mediterrâneo (disponível aqui).
Problematização
Disponibilize o trecho do livro: “História Antiga”. Os alunos devem fazer a leitura com calma, até mesmo em voz alta (não podem deixar de praticá-la em casa!). Em seguida, devem analisar as afirmativas e explicá-las, registrando no caderno ou em outras mídias que já fazem uso, por exemplo, o Google Sala de Aula.
- Ao mesmo tempo que distanciava os povos, o Mar Mediterrâneo também os aproximava.
- A irregularidade do período de chuvas nas regiões do Mediterrâneo facilitou o desenvolvimento de relações entre diferentes povos.
- As sociedades antigas do Mediterrâneo, como a grega e a romana, não se desenvolveram isoladamente.
Aponte que, caso seja necessário, os alunos devem retomar os mapas e observar as posições de Grécia e Roma em relação ao Mar Mediterrâneo.
Incentive a interação com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp (ou outros recursos que já utilizam). Se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais às comentam no chat.
Sistematização
Oriente os alunos a elaborarem os diálogos a respeito do processo de mediterranização envolvendo Grécia e Roma. Para promover a interação, os alunos podem utilizar um aplicativo de mensagens para a construção do diálogo em conjunto com um colega (devem tirar um Print da conversa, gerando um registro da atividade a ser enviado como devolutiva a você). Outra opção é a de que o construam utilizando um mural virtual colaborativo, como o Padlet e o recurso de design Backchannel (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da região do Mar Mediterrâneo, indique a matéria: PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. R7 - Cultura Mix (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maiko Silva
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.
Objeto(s) de conhecimento: O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI09 Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
Palavras-chave: Grécia, Roma, Mediterrâneo, mediterranização.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA