GEO6_11UND10 - Situações para a sustentabilidade
Plano de Aula
Plano de aula: Sustentabilidade: pensar global e agir local
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão levados a pensar na responsabilidade individual dos cidadãos para a garantia da preservação ambiental global. Os alunos terão contato com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do PNUD (ONU).
Os alunos deverão ser organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas para o desenvolvimento da ação propositiva.
Materiais necessários: Caderno, caneta e cópia da atividade.
Material Complementar:
Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZAHG42hGzF7u5KqR2cHsfzBv2wFcbpcEZkERa72rBgGkDHYfzBUh3AhZkAf/geo6-11und10-gabarito-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html.
Contextos prévios: Seria interessante que alunos soubessem o conceito de desenvolvimento sustentável. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
O que é Desenvolvimento Sustentável? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 18 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula solicitando que os alunos leiam em voz alta o tema da aula. Questione o que ele significa e permita que dois ou três alunos exponham as suas opiniões a respeito. Não apresente as suas ideias nem conclua as análises feitas. A ideia é que os alunos reflitam sobre esse significado ao longo da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles já leram em algum lugar frases como as escritas no slide. Comente que, cada vez mais, é divulgado nas diferentes mídias a preocupação mundial com a preservação da natureza. Campanhas de conscientização são organizadas, protestos, manifestações, etc. Aprofunde essa conversa com os alunos perguntando o que eles imaginam que seja a causa dessa crescente preocupação. Eles devem ter a oportunidade de se pronunciarem sem julgamento, a linha de raciocínio de um é material valoroso para a construção do pensamento do outro. Para concluir essa contextualização, solicite aos alunos que reflitam sobre quais ações eles consideram que poderiam causar a destruição dos recursos naturais. Comente que essa reflexão será importante para as atividades que serão realizadas na sequência.
Como adequar à sua realidade: Caso ocorrem campanhas e/ou outras ações em prol da proteção ambiental em seu município, utilize-as de exemplo. Aproximar o tema a realidade do aluno facilita seu entendimento.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as 17 metas de objetivos de desenvolvimento sustentável traçadas pela Organização das Nações Unidas, que entraram em vigor em 2016, para serem alcançadas até 2030. Comente que essas metas são fruto da discussão entre muitos países e, se cumpridas, trarão benefícios para todo o mundo não só com relação à temática ambiental, mas também com relação a qualidade de vida dos diferentes povos.
Solicite que os alunos identifiquem quais dos objetivos estão relacionados ao meio ambiente. Envolva-os no assunto perguntando qual desses objetivos ambientais eles consideraram mais importante e por que. De acordo com a preferência dos alunos, aprofunde a análise de alguns desses objetivos.
Diga aos alunos que o estabelecimento de metas mundiais para o desenvolvimento sustentável nos trazem a esperança de um mundo melhor. Diante da análise desses objetivos, solicite que os alunos reflitam sobre o seguinte questionamento: No mundo de hoje, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra?
Para você saber mais:
Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o
Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico:
Objetivos de desenvolvimento sustentável. PNUD, Brasil. Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html>. Acesso em: 18 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Com a sala divididas em grupos de 4 ou 5 pessoas, distribua o documento disponível no link a seguir. Instrua-os que nesse documento estão descritas situações hipotéticas que demonstram ações sustentáveis e ações não sustentáveis em diferentes realidades. Os alunos deverão identificar cada uma dessas ações e proporem, em seus cadernos, soluções locais para que a situação se torne realmente sustentável com relação ao objetivo a que se referem.
Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJz8bV9rUQfdgRWunEbA3Nkh9PgYKCNFZJPSGUUGHsuBPq6XAfWn283yScT5/geo6-11und10-situacoes-para-a-sustentabilidade.pdf
Link para o gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZAHG42hGzF7u5KqR2cHsfzBv2wFcbpcEZkERa72rBgGkDHYfzBUh3AhZkAf/geo6-11und10-gabarito-da-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a questão do slide e permita que os grupos se posicionem a respeito do questionamento. É esperado que eles reconheçam que para o atingir os objetivos globais é necessária também a mudança nas atitudes locais. Aprofunde a análise perguntando novamente aos alunos: Diante de tudo o que pode ser observado, é possível garantir a perpetuação dos recursos indispensáveis à vida humana na Terra? Deixe que alguns respondam e depois conclua a aula reforçando que é necessário o envolvimento de todos para a garantia da preservação dos recursos naturais.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_11UND10
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta discutir ações locais que possam contribuir para a sustentabilidade global, daí o uso do slogan: pensar global e agir local. Para gerar a curiosidade dos estudantes nessa aula, professor, você pode enviar por alguma ferramenta de comunicação tecnológica aos alunos que o tema da aula será: GLOCAL. Peça a eles que descubram o significado.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feita com o envio das imagens que estão no plano de aula. Especialmente a que mostra os 18 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e as 3 fotografias que estão na ação propositiva. Peça aos estudantes que observem as fotografias e relacionem a ação de combate ao problema ambiental mostrado com um dos objetivos da ONU. Essa atividade pode ser feita no caderno. Se for possível a impressão das fotografias para colar no caderno, melhor. Se não, diga aos alunos para enumerar as fotos e realizar a atividade proposta.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula será adaptada do plano original. Primeira adaptação necessária é que a atividade será feita individualmente. A proposta é a análise de 4 situações hipotéticas em que os alunos devem identificar: a) a ação sustentável; b) a ação não sustentável; c) propor uma ação possível para tornar a última sustentável. Envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo - está na ação propositiva do plano original - com as situações e peça que desenvolvam a atividade no caderno de Geografia.
Sistematização
A sistematização dessa aula pode ser feita por áudio ou vídeo. Peça que as famílias ajudem os estudantes a escolher a melhor forma e a produzir o áudio/vídeo. No vídeo/áudio o estudante deve apresentar, a partir da escolha de um dos 18 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, uma sugestão de ação local que possa contemplar esse objetivo. Explique ao estudantes, retomando a expressão GLOCAL, que com isso eles estão pensando globalmente e agindo localmente.
Convite às famílias
Convide as famílias a navegar, junto com os estudantes, no site da ONU Brasil para conhecer um pouco mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acesse aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar a importância da mudança de hábito individual para o bem ambiental coletivo
Habilidade (s) da Base: (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA