GEO6_10UND05 - Atividade da Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Poluição da água por deposição de resíduos
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.
Por: Regina Luiza Gouvea
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos compreendam o processo de alteração das características da água devido à deposição de resíduos orgânicos no solo. Neste caso, a simulação a ser realizada oferece a possibilidade de compreensão do processo de alteração das propriedades da água em solos cujos resíduos depositados não apresentem uma camada impermeável que evite o contato entre a camada de deposição e as camadas mais profundas do solo. A observação permitirá que os alunos entendam que a deposição de resíduos de forma inapropriada pode ocasionar a contaminação do solo e do lençol freático. Esta atividade possibilita a interação e compartilhamento entre as equipes das observações feitas por cada aluno. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O material utilizado deverá ser preparado previamente pelo professor, cerca de 7 dias antes do experimento. Este tempo é necessário para a decomposição da matéria orgânica. É aconselhável que os recipientes sejam preenchidos com o mesmo tipo de solo para fins de comparação.
Materiais necessários: 2 garrafas pet (de preferência transparente); tesoura; solo ou substrato para plantas (terra de jardim); garrafa pet de 600ml ou um copo graduado para medir a quantidade de água a ser utilizada; resíduos orgânicos, como cascas, restos de vegetais e de alimentos, etc., ou seja, alimentos que se decomponham facilmente; pote para coletar água despejada sobre os recipientes do experimento; caderno; 1 folha de papel sulfite; caneta ou lápis para anotações.
Preparação dos materiais: O arquivo a seguir apresenta os materiais e as etapas do experimento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dtnDEY8uCyyS6GS3YYnpDpVWJmFCXAQXNagsTFDHPt7pne6jbYdnQC9WjZBa/geo6-10und05-preparacao-de-materiais-da-acao-propositiva.pdf
As garrafas pet devem ser cortadas em duas partes, conforme documento anexo no link indicado. As duas partes serão empregadas no experimento da seguinte forma: a parte com o gargalo será empregada para receber o solo e solo com resíduo, enquanto as bases das garrafas serão empregadas para armazenar o líquido oriundo após a simulação da precipitação. Para fins de comparação, o ideal é que as amostras de solo sejam do mesmo local. Também podem ser empregados substratos (terra de jardim).
Materiais complementares:
Atividade da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZyWaVZTc3a9ZNspJCNZGtFfkDjBzcpgf4a5h3Nj6S6qAPcCEV6ysZyRnXmn/geo6-10und05-atividade-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: sugere-se a leitura do artigo:
SIQUEIRA, Maria Mônica; MORAES, Maria Sílvia de. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciência e Saúde Coletiva. Disponível em: <https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232009000600018&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 15 jan 2019.
O artigo trata a problemática ambiental da produção e da geração de resíduos sólidos urbanos, além de discutir a incorporação da temática saúde e ambiente.
Para conhecer sobre a contaminação de aquífero por deposição inadequada de lixo, sugere-se a leitura do artigo:
ROCHA, Luiz Cláudio Ribeiro da; HORBE, Adriana Maria Coimbra. Contaminação provocada por um depósito de lixo no aquífero Alter do Chão em Manaus - AM. Acta Amazonia, vol.36, 2006, pp.307-312. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/aa/v36n3/v36n3a03.pdf>. Acesso em: 15 jan 2019.
O artigo discute a composição química da água do aquífero Alter do Chão no entorno de um lixão na cidade de Manaus. Os resultados do estudo mostram que a água está comprometida para consumo humano na quase totalidade dos poços amostrados. A pluma de contaminação se estende para leste e sudeste do lixão, em parte, devido às direções naturais de fluxo do aquífero. Isso mostra a importância de uma deposição adequada dos resíduos além de uma mudança de hábito da própria população, pois os aterros têm vida útil. Um crescente aumento da produção de resíduos leva à redução da vida útil dos mesmos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que nesta aula irão conhecer de que forma a deposição inadequada de resíduos sobre o solo altera as características da água. Informe que será preparado um material para a realização de um experimento utilizando: um recipiente preenchido com solo e outro com camadas de solo e resíduos orgânicos, com o objetivo de observar os aspectos da água coletada, para, dessa forma, conhecer como se dá o processo de contaminação e poluição do solo e da água, especialmente, pelo chorume.
Para você saber mais:
Chorume: líquido poluente, de cor escura e forte odor, originado da decomposição de resíduos orgânicos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: As imagens dos slides 3 e 4 mostram um lixão no Distrito Federal, fechado em 2018 (Figura 1) e aterro sanitário, ou seja, área previamente preparada para receber os resíduos (Figura 2).
Exponha para a turma que a história da humanidade mostra que o homem nômade e que possuía uma natureza predominantemente coletora não acumulava resíduos de forma expressiva. Contudo, quando os humanos passaram a se fixar no mesmo local por períodos longos, surge a necessidade de encontrar soluções para lidar com a questão dos resíduos.
Questione a turma se eles têm conhecimento do destino final dos resíduos que produz, se vai para um lixão, aterro controlado ou aterro sanitário. Pergunte para os alunos se acreditam que o consumo exagerado de produtos e o desperdício contribuem com a poluição dos corpos d’água. Se disserem que sim, questione-os de que forma percebem que isso ocorre.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens na composição dos slides que remetam à deposição inadequada de resíduos na sua região e/ou suas consequências para o meio ambiente e para a sociedade local.
Para você saber mais:
COSTA, Walter Duarte. Contaminação da água subterrânea por resíduo sólido no município de Belo Horizonte - MG. In: XIII Congresso Brasileiro de águas subterrâneas. Disponível em: <https://aguassubterraneas.abas.org//asubterraneas/article/viewFile/23416/15502>. Acesso em: 15 jan 2019.
O estudo mostra resultados de análises da água subterrânea sob o lixão desativado e do chorume do aterro sanitário tratamento.
A deposição de resíduos sobre o solo é preocupante quando não há uma estrutura adequada para evitar a contaminação do mesmo e do lençol freático. A deposição inadequada dos resíduos, afeta o meio ambiente e a própria sociedade de diferentes formas. Quando o resíduo é depositado a céu aberto atrai animais causadores de doença, além do risco de explosão devido à decomposição do material orgânico que originam gases inflamáveis. Em aterros sanitários, estes gases são drenados (sugados) para evitar a desestabilização do aterro. Quanto aos recursos hídricos, o chorume que penetra nas camadas mais profundas do solo e, sem a devida impermeabilização, pode alcançar os corpos d’água, ocasionando mudanças nas características dos mesmos. O chorume também pode alcançar os cursos d’água através do escoamento superficial e sub-superficial, depois de fortes chuvas.
Aterro sanitário: área antecipadamente preparada para receber os resíduos, onde é feita a impermeabilização do solo que impedem a contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume. Nele, também é feita a captação do metano, liberado no processo de decomposição do lixo.
Escoamento sub-superficial: é o deslocamento água que provém da precipitação que infiltra no solo. Ao se infiltrar, a água pode encontrar camadas menos permeáveis, se acumulando sob elas. Assim, esse acúmulo flui na direção da declividade do terreno.
Escoamento superficial: água que se desloca sobre a superfície terrestre por efeito da gravidade.
Solo: camada constituída de material orgânico e inorgânico que cobre a superfície terrestre.
Fonte das imagens dos slides 3 e 4:
Imagem 1: Lixão. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lix%C3%A3o>. Acesso em: 15 jan 2019.
Imagem 2: BUGLIA, Fernanda. Entenda a diferença entre aterro sanitário e lixão. InfoEnem. Disponível em: <https://www.infoenem.com.br/entenda-a-diferenca-entre-aterro-sanitario-e-lixao/>. Acesso em: 15 jan 2019.
Contextualização
Orientações: As imagens dos slides 3 e 4 mostram um lixão no Distrito Federal, fechado em 2018 (Figura 1) e aterro sanitário, ou seja, área previamente preparada para receber os resíduos (Figura 2).
Exponha para a turma que a história da humanidade mostra que o homem nômade e que possuía uma natureza predominantemente coletora não acumulava resíduos de forma expressiva. Contudo, quando os humanos passaram a se fixar no mesmo local por períodos longos, surge a necessidade de encontrar soluções para lidar com a questão dos resíduos.
Questione a turma se eles têm conhecimento do destino final dos resíduos que produz, se vai para um lixão, aterro controlado ou aterro sanitário. Pergunte para os alunos se acreditam que o consumo exagerado de produtos e o desperdício contribuem com a poluição dos corpos d’água. Se disserem que sim, questione-os de que forma percebem que isso ocorre.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens na composição dos slides que remetam à deposição inadequada de resíduos na sua região e/ou suas consequências para o meio ambiente e para a sociedade local.
Para você saber mais:
COSTA, Walter Duarte. Contaminação da água subterrânea por resíduo sólido no município de Belo Horizonte - MG. In: XIII Congresso Brasileiro de águas subterrâneas. Disponível em: <https://aguassubterraneas.abas.org//asubterraneas/article/viewFile/23416/15502>. Acesso em: 15 jan 2019.
O estudo mostra resultados de análises da água subterrânea sob o lixão desativado e do chorume do aterro sanitário tratamento.
A deposição de resíduos sobre o solo é preocupante quando não há uma estrutura adequada para evitar a contaminação do mesmo e do lençol freático. A deposição inadequada dos resíduos, afeta o meio ambiente e a própria sociedade de diferentes formas. Quando o resíduo é depositado a céu aberto atrai animais causadores de doença, além do risco de explosão devido à decomposição do material orgânico que originam gases inflamáveis. Em aterros sanitários, estes gases são drenados (sugados) para evitar a desestabilização do aterro. Quanto aos recursos hídricos, o chorume que penetra nas camadas mais profundas do solo e, sem a devida impermeabilização, pode alcançar os corpos d’água, ocasionando mudanças nas características dos mesmos. O chorume também pode alcançar os cursos d’água através do escoamento superficial e sub-superficial, depois de fortes chuvas.
Aterro sanitário: área antecipadamente preparada para receber os resíduos, onde é feita a impermeabilização do solo que impedem a contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume. Nele, também é feita a captação do metano, liberado no processo de decomposição do lixo.
Escoamento sub-superficial: é o deslocamento água que provém da precipitação que infiltra no solo. Ao se infiltrar, a água pode encontrar camadas menos permeáveis, se acumulando sob elas. Assim, esse acúmulo flui na direção da declividade do terreno.
Escoamento superficial: água que se desloca sobre a superfície terrestre por efeito da gravidade.
Solo: camada constituída de material orgânico e inorgânico que cobre a superfície terrestre.
Fonte das imagens dos slides 3 e 4:
Imagem 1: Lixão. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lix%C3%A3o>. Acesso em: 15 jan 2019.
Imagem 2: BUGLIA, Fernanda. Entenda a diferença entre aterro sanitário e lixão. InfoEnem. Disponível em: <https://www.infoenem.com.br/entenda-a-diferenca-entre-aterro-sanitario-e-lixao/>. Acesso em: 15 jan 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Fale para a turma que cada pessoa é responsável pelos resíduos gerados. Dessa forma, apresente as imagens dos slides (5-9) e pergunte-os como eles se sentem em relação a isso, solicitando que manifestem se percebem correspondência entre seus hábitos e as imagens apresentadas: consome exageradamente, produzindo quantidades consideráveis de resíduos (Figura 1); aproveita mal vegetais, como frutas e verduras, jogando no lixo boa parte destas alimentos devido a um acondicionamento inadequado ou aquisição em quantidade superior ao que consegue consumir (Figura 2); destina para o lixo parte da refeição diária com certa frequência (Figura 3); recicla materiais, evitando que boa parte vá para o lixo (Figura 4); procura aproveitar, ao máximo, alimentos que podem ser aproveitados quase que integralmente (Figura 5).
Reforce para a turma que temos um papel importante no gerenciamento desses resíduos, como, por exemplo, coleta seletiva do lixo, reutilização e reciclagem de materiais. Dessa forma, poderão refletir sobre desafios e potencialidades do gerenciamento dos resíduos.
Pergunte-os se o lixo molhado, como restos de comida, cascas de frutas ou vegetais pode ser reutilizado ao invés de ser descartado. Se disserem que sim, pergunte de que forma. Espera-se que eles respondam que através do aproveitamento de cascas e talos de frutas e legumes na produção de pratos culinários ou na fabricação de adubos orgânicos que podem ser feitos em composteiras caseiras. Questione-os também se há vantagens em reutilizar garrafas pet ou direcionar para coleta seletiva de resíduos. Se disserem que sim, pergunte quais são estas vantagens. Espera-se que respondam que, dentre outras vantagens, a redução da quantidade destes resíduos encaminhados para os aterros sanitários aumenta a vida útil dos mesmos.
Fonte das imagens dos slides 5 a 9:
Fonte slide 5: photo of woman holding white and black paper bags. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/search/photos/shopping-bags>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 6: Desperdício de alimentos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Desperd%C3%ADcio_de_alimentos>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 7: Evite o desperdício com medidas simples. Jornal do Povo. Disponível em: <https://www.jornaldopovo.com.br/mobile/site/noticias/273002/Evite_o_desperdicio_de_alimentos_com_medidas_simples.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 8: Opening. Disponível em: <http://opening.download/new-downloading.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fontes slide 9: Receitas para reaproveitar alimentos e economizar dinheiro de forma efetiva. Disponível em: <https://trovoacademy.com/dinheiro/reaproveitar-alimentos/>. Acesso em: 15 jan 2019 ; BONTEMPO, Mari. Casca de laranja cristalizada. Vida de Cozinheiro. Disponível em: <https://www.vidadecozinheiro.com/2013/04/normal-0-21-false-false-false.html>. Acesso em: 05 jan 2019.
Problematização
Orientações: Fale para a turma que cada pessoa é responsável pelos resíduos gerados. Dessa forma, apresente as imagens dos slides (5-9) e pergunte-os como eles se sentem em relação a isso, solicitando que manifestem se percebem correspondência entre seus hábitos e as imagens apresentadas: consome exageradamente, produzindo quantidades consideráveis de resíduos (Figura 1); aproveita mal vegetais, como frutas e verduras, jogando no lixo boa parte destas alimentos devido a um acondicionamento inadequado ou aquisição em quantidade superior ao que consegue consumir (Figura 2); destina para o lixo parte da refeição diária com certa frequência (Figura 3); recicla materiais, evitando que boa parte vá para o lixo (Figura 4); procura aproveitar, ao máximo, alimentos que podem ser aproveitados quase que integralmente (Figura 5).
Reforce para a turma que temos um papel importante no gerenciamento desses resíduos, como, por exemplo, coleta seletiva do lixo, reutilização e reciclagem de materiais. Dessa forma, poderão refletir sobre desafios e potencialidades do gerenciamento dos resíduos.
Pergunte-os se o lixo molhado, como restos de comida, cascas de frutas ou vegetais pode ser reutilizado ao invés de ser descartado. Se disserem que sim, pergunte de que forma. Espera-se que eles respondam que através do aproveitamento de cascas e talos de frutas e legumes na produção de pratos culinários ou na fabricação de adubos orgânicos que podem ser feitos em composteiras caseiras. Questione-os também se há vantagens em reutilizar garrafas pet ou direcionar para coleta seletiva de resíduos. Se disserem que sim, pergunte quais são estas vantagens. Espera-se que respondam que, dentre outras vantagens, a redução da quantidade destes resíduos encaminhados para os aterros sanitários aumenta a vida útil dos mesmos.
Fonte das imagens dos slides 5 a 9:
Fonte slide 5: photo of woman holding white and black paper bags. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/search/photos/shopping-bags>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 6: Desperdício de alimentos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Desperd%C3%ADcio_de_alimentos>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 7: Evite o desperdício com medidas simples. Jornal do Povo. Disponível em: <https://www.jornaldopovo.com.br/mobile/site/noticias/273002/Evite_o_desperdicio_de_alimentos_com_medidas_simples.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 8: Opening. Disponível em: <http://opening.download/new-downloading.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fontes slide 9: Receitas para reaproveitar alimentos e economizar dinheiro de forma efetiva. Disponível em: <https://trovoacademy.com/dinheiro/reaproveitar-alimentos/>. Acesso em: 15 jan 2019 ; BONTEMPO, Mari. Casca de laranja cristalizada. Vida de Cozinheiro. Disponível em: <https://www.vidadecozinheiro.com/2013/04/normal-0-21-false-false-false.html>. Acesso em: 05 jan 2019.
Problematização
Orientações: Fale para a turma que cada pessoa é responsável pelos resíduos gerados. Dessa forma, apresente as imagens dos slides (5-9) e pergunte-os como eles se sentem em relação a isso, solicitando que manifestem se percebem correspondência entre seus hábitos e as imagens apresentadas: consome exageradamente, produzindo quantidades consideráveis de resíduos (Figura 1); aproveita mal vegetais, como frutas e verduras, jogando no lixo boa parte destas alimentos devido a um acondicionamento inadequado ou aquisição em quantidade superior ao que consegue consumir (Figura 2); destina para o lixo parte da refeição diária com certa frequência (Figura 3); recicla materiais, evitando que boa parte vá para o lixo (Figura 4); procura aproveitar, ao máximo, alimentos que podem ser aproveitados quase que integralmente (Figura 5).
Reforce para a turma que temos um papel importante no gerenciamento desses resíduos, como, por exemplo, coleta seletiva do lixo, reutilização e reciclagem de materiais. Dessa forma, poderão refletir sobre desafios e potencialidades do gerenciamento dos resíduos.
Pergunte-os se o lixo molhado, como restos de comida, cascas de frutas ou vegetais pode ser reutilizado ao invés de ser descartado. Se disserem que sim, pergunte de que forma. Espera-se que eles respondam que através do aproveitamento de cascas e talos de frutas e legumes na produção de pratos culinários ou na fabricação de adubos orgânicos que podem ser feitos em composteiras caseiras. Questione-os também se há vantagens em reutilizar garrafas pet ou direcionar para coleta seletiva de resíduos. Se disserem que sim, pergunte quais são estas vantagens. Espera-se que respondam que, dentre outras vantagens, a redução da quantidade destes resíduos encaminhados para os aterros sanitários aumenta a vida útil dos mesmos.
Fonte das imagens dos slides 5 a 9:
Fonte slide 5: photo of woman holding white and black paper bags. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/search/photos/shopping-bags>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 6: Desperdício de alimentos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Desperd%C3%ADcio_de_alimentos>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 7: Evite o desperdício com medidas simples. Jornal do Povo. Disponível em: <https://www.jornaldopovo.com.br/mobile/site/noticias/273002/Evite_o_desperdicio_de_alimentos_com_medidas_simples.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 8: Opening. Disponível em: <http://opening.download/new-downloading.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fontes slide 9: Receitas para reaproveitar alimentos e economizar dinheiro de forma efetiva. Disponível em: <https://trovoacademy.com/dinheiro/reaproveitar-alimentos/>. Acesso em: 15 jan 2019 ; BONTEMPO, Mari. Casca de laranja cristalizada. Vida de Cozinheiro. Disponível em: <https://www.vidadecozinheiro.com/2013/04/normal-0-21-false-false-false.html>. Acesso em: 05 jan 2019.
Problematização
Orientações: Fale para a turma que cada pessoa é responsável pelos resíduos gerados. Dessa forma, apresente as imagens dos slides (5-9) e pergunte-os como eles se sentem em relação a isso, solicitando que manifestem se percebem correspondência entre seus hábitos e as imagens apresentadas: consome exageradamente, produzindo quantidades consideráveis de resíduos (Figura 1); aproveita mal vegetais, como frutas e verduras, jogando no lixo boa parte destas alimentos devido a um acondicionamento inadequado ou aquisição em quantidade superior ao que consegue consumir (Figura 2); destina para o lixo parte da refeição diária com certa frequência (Figura 3); recicla materiais, evitando que boa parte vá para o lixo (Figura 4); procura aproveitar, ao máximo, alimentos que podem ser aproveitados quase que integralmente (Figura 5).
Reforce para a turma que temos um papel importante no gerenciamento desses resíduos, como, por exemplo, coleta seletiva do lixo, reutilização e reciclagem de materiais. Dessa forma, poderão refletir sobre desafios e potencialidades do gerenciamento dos resíduos.
Pergunte-os se o lixo molhado, como restos de comida, cascas de frutas ou vegetais pode ser reutilizado ao invés de ser descartado. Se disserem que sim, pergunte de que forma. Espera-se que eles respondam que através do aproveitamento de cascas e talos de frutas e legumes na produção de pratos culinários ou na fabricação de adubos orgânicos que podem ser feitos em composteiras caseiras. Questione-os também se há vantagens em reutilizar garrafas pet ou direcionar para coleta seletiva de resíduos. Se disserem que sim, pergunte quais são estas vantagens. Espera-se que respondam que, dentre outras vantagens, a redução da quantidade destes resíduos encaminhados para os aterros sanitários aumenta a vida útil dos mesmos.
Fonte das imagens dos slides 5 a 9:
Fonte slide 5: photo of woman holding white and black paper bags. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/search/photos/shopping-bags>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 6: Desperdício de alimentos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Desperd%C3%ADcio_de_alimentos>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 7: Evite o desperdício com medidas simples. Jornal do Povo. Disponível em: <https://www.jornaldopovo.com.br/mobile/site/noticias/273002/Evite_o_desperdicio_de_alimentos_com_medidas_simples.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 8: Opening. Disponível em: <http://opening.download/new-downloading.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fontes slide 9: Receitas para reaproveitar alimentos e economizar dinheiro de forma efetiva. Disponível em: <https://trovoacademy.com/dinheiro/reaproveitar-alimentos/>. Acesso em: 15 jan 2019 ; BONTEMPO, Mari. Casca de laranja cristalizada. Vida de Cozinheiro. Disponível em: <https://www.vidadecozinheiro.com/2013/04/normal-0-21-false-false-false.html>. Acesso em: 05 jan 2019.
Problematização
Orientações: Fale para a turma que cada pessoa é responsável pelos resíduos gerados. Dessa forma, apresente as imagens dos slides (5-9) e pergunte-os como eles se sentem em relação a isso, solicitando que manifestem se percebem correspondência entre seus hábitos e as imagens apresentadas: consome exageradamente, produzindo quantidades consideráveis de resíduos (Figura 1); aproveita mal vegetais, como frutas e verduras, jogando no lixo boa parte destas alimentos devido a um acondicionamento inadequado ou aquisição em quantidade superior ao que consegue consumir (Figura 2); destina para o lixo parte da refeição diária com certa frequência (Figura 3); recicla materiais, evitando que boa parte vá para o lixo (Figura 4); procura aproveitar, ao máximo, alimentos que podem ser aproveitados quase que integralmente (Figura 5).
Reforce para a turma que temos um papel importante no gerenciamento desses resíduos, como, por exemplo, coleta seletiva do lixo, reutilização e reciclagem de materiais. Dessa forma, poderão refletir sobre desafios e potencialidades do gerenciamento dos resíduos.
Pergunte-os se o lixo molhado, como restos de comida, cascas de frutas ou vegetais pode ser reutilizado ao invés de ser descartado. Se disserem que sim, pergunte de que forma. Espera-se que eles respondam que através do aproveitamento de cascas e talos de frutas e legumes na produção de pratos culinários ou na fabricação de adubos orgânicos que podem ser feitos em composteiras caseiras. Questione-os também se há vantagens em reutilizar garrafas pet ou direcionar para coleta seletiva de resíduos. Se disserem que sim, pergunte quais são estas vantagens. Espera-se que respondam que, dentre outras vantagens, a redução da quantidade destes resíduos encaminhados para os aterros sanitários aumenta a vida útil dos mesmos.
Fonte das imagens dos slides 5 a 9:
Fonte slide 5: photo of woman holding white and black paper bags. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/search/photos/shopping-bags>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 6: Desperdício de alimentos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Desperd%C3%ADcio_de_alimentos>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 7: Evite o desperdício com medidas simples. Jornal do Povo. Disponível em: <https://www.jornaldopovo.com.br/mobile/site/noticias/273002/Evite_o_desperdicio_de_alimentos_com_medidas_simples.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fonte slide 8: Opening. Disponível em: <http://opening.download/new-downloading.html>. Acesso em: 15 jan 2019.
Fontes slide 9: Receitas para reaproveitar alimentos e economizar dinheiro de forma efetiva. Disponível em: <https://trovoacademy.com/dinheiro/reaproveitar-alimentos/>. Acesso em: 15 jan 2019 ; BONTEMPO, Mari. Casca de laranja cristalizada. Vida de Cozinheiro. Disponível em: <https://www.vidadecozinheiro.com/2013/04/normal-0-21-false-false-false.html>. Acesso em: 05 jan 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Reúna e organize as equipes para a realização da atividade. A apresentação dos materiais e a simulação estão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dtnDEY8uCyyS6GS3YYnpDpVWJmFCXAQXNagsTFDHPt7pne6jbYdnQC9WjZBa/geo6-10und05-preparacao-de-materiais-da-acao-propositiva.pdf
Os recipientes preparados pelo professor devem ser colocados sobre carteiras para facilitar a visualização. Assim que o material estiver posicionado e todos estiverem prontos a água deverá ser despejada sobre os dois recipientes. Se for possível, isso deverá acontecer simultaneamente. Assim será possível observar e analisar a diferença de tempo de infiltração da água associando com o material empregado nos diferentes recipientes, ou seja, solo com resíduos orgânicos e somente solo.
Aconselha-se 600ml de água que pode ser medida utilizando uma garrafa pet de 600ml ou de um copo graduado para medir a quantidade indicada. Oriente-os a ficarem atentos ao processo de infiltração da água nos diferentes recipientes. Os alunos devem comparar a quantidade e características da água (coloração e odor) armazenada em cada recipiente. Sugere-se equipes de 4 a 5 alunos e que elas interajam trocando ideias sobre os resultados obtidos. Este momento de troca de experiências é importante, pois os diferentes tipos de solo e matéria orgânica utilizados pelas equipes pode influenciar no resultado. Alguns materiais podem se degradar mais rapidamente, propiciando uma coloração e odor mais forte na água armazenada, ou até mesmo o tipo de solo usado no experimento. Por exemplo, substrato de jardim pode propiciar uma coloração que tende a cor preta devido ao teor de matéria orgânica da sua composição. Após a observação e troca de informações, os integrantes das equipes devem debater sobre possíveis soluções para minimizar os efeitos da contaminação da água por deposição imprópria de resíduos sobre o solo.
Fonte: Compostagem e minhocário. Disponível em: <https://juliemcasa.com/2012/10/11/compostagem-e-minhocario>. Acesso em: 15 jan 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Imprima a folha de atividades disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZyWaVZTc3a9ZNspJCNZGtFfkDjBzcpgf4a5h3Nj6S6qAPcCEV6ysZyRnXmn/geo6-10und05-atividade-da-sistematizacao.pdf
Espera-se que haja uma diferença na coloração e odor da água retida em cada um dos recipientes. No caso do recipiente com matéria orgânica decomposta, a água tende a ficar mais escura e com odor diferenciado (mais forte). Assim, discuta estes resultados com os alunos e incentive-os a refletir sobre os possíveis efeitos para os corpos d’água no meio natural. Cada equipe deve debater, registrar no caderno e apontar suas percepções sobre o experimento e apresentar para a turma.
Para as aulas seguintes os alunos podem ser questionados sobre mudanças de comportamento no gerenciamento desses resíduos, retomando as abordagens trabalhadas na problematização, de forma a reduzir a produção e descarte dos mesmos, minimizando, assim, os efeitos para o meio ambiente.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_10UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Docs, Word, Canva.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes observem os aspectos da água infiltrada em recipientes com e sem deposição de resíduos orgânicos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula irão conhecer de que forma a deposição inadequada de resíduos sobre o solo altera as características da água. Informe que será preparado um material para a realização de um experimento utilizando: um recipiente preenchido com solo e outro com camadas de solo e resíduos orgânicos, com o objetivo de observar os aspectos da água coletada, para, dessa forma, conhecer como se dá o processo de contaminação e poluição do solo e da água, especialmente, pelo chorume.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
As imagens dos slides 3 e 4 mostram um lixão no Distrito Federal, fechado em 2018 (Figura 1) e aterro sanitário, ou seja, área previamente preparada para receber os resíduos (Figura 2).
Questione a turma se eles têm conhecimento do destino final dos resíduos que produz, se vai para um lixão, aterro controlado ou aterro sanitário. Pergunte para os alunos se acreditam que o consumo exagerado de produtos e o desperdício contribuem com a poluição dos corpos d’água. Se disserem que sim, questione-os de que forma percebem que isso ocorre. (oriente que respondam no grupo de WhatsApp da turma).
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie os slides do plano original, e fale para a turma que cada pessoa é responsável pelos resíduos gerados.
Dessa forma, apresente as imagens dos slides (5-9) e pergunte-os como eles se sentem em relação a isso, solicitando que manifestem se percebem correspondência entre seus hábitos e as imagens apresentadas: consome exageradamente, produzindo quantidades consideráveis de resíduos (Figura 1); aproveita mal vegetais, como frutas e verduras, jogando no lixo boa parte destas alimentos devido a um acondicionamento inadequado ou aquisição em quantidade superior ao que consegue consumir (Figura 2); destina para o lixo parte da refeição diária com certa frequência (Figura 3); recicla materiais, evitando que boa parte vá para o lixo (Figura 4); procura aproveitar, ao máximo, alimentos que podem ser aproveitados quase que integralmente (Figura 5).
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie os dois links, que explicam passo a passo da construção do minhocário.
A apresentação dos materiais e a simulação estão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dtnDEY8uCyyS6GS3YYnpDpVWJmFCXAQXNagsTFDHPt7pne6jbYdnQC9WjZBa/geo6-10und05-preparacao-de-materiais-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020
Fonte: Compostagem e minhocário. Disponível em: <https://juliemcasa.com/2012/10/11/compostagem-e-minhocario>. Acesso em: 04/07/2020.
Sistematização (dois dias- assincronamente)
Após a observação e troca de informações, os estudantes devem debater sobre possíveis soluções para minimizar os efeitos da contaminação da água por deposição imprópria de resíduos sobre o solo.
Envie a atividade, e peça que os estudantes façam suas observações em suas residências.
- Atividades disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZyWaVZTc3a9ZNspJCNZGtFfkDjBzcpgf4a5h3Nj6S6qAPcCEV6ysZyRnXmn/geo6-10und05-atividade-da-sistematizacao.pdf. Acesso em: 04/07/2020.
Espera-se que haja uma diferença na coloração e odor da água retida em cada um dos recipientes. No caso do recipiente com matéria orgânica decomposta, a água tende a ficar mais escura e com odor diferenciado (mais forte). Assim, discuta estes resultados com os alunos e incentive-os a refletir sobre os possíveis efeitos para os corpos d’água no meio natural. Cada equipe deve debater, registrar no caderno e apontar suas percepções sobre o experimento e apresentar para a turma.
Convite às famílias
Na orientação as famílias, enviem um texto e outros conceitos, e oriente que os estudantes façam um mapa conceitual com as informações que seguem abaixo.
Diga que organizem esse mapa em família, com o auxilio do Word, Google Docs, Canva , ou outros softwares que conheçam para produzir o mapa conceitual.
PARA VOCÊ SABER MAIS:
COSTA, Walter Duarte. Contaminação da água subterrânea por resíduo sólido no município de Belo Horizonte - MG. In: XIII Congresso Brasileiro de águas subterrâneas. Disponível em: <https://aguassubterraneas.abas.org//asubterraneas/article/viewFile/23416/15502>. Acesso em: 04/07/2020.
O estudo mostra resultados de análises da água subterrânea sob o lixão desativado e do chorume do aterro sanitário tratamento.
A deposição de resíduos sobre o solo é preocupante quando não há uma estrutura adequada para evitar a contaminação do mesmo e do lençol freático. A deposição inadequada dos resíduos, afeta o meio ambiente e a própria sociedade de diferentes formas. Quando o resíduo é depositado a céu aberto atrai animais causadores de doença, além do risco de explosão devido à decomposição do material orgânico que originam gases inflamáveis. Em aterros sanitários, estes gases são drenados (sugados) para evitar a desestabilização do aterro. Quanto aos recursos hídricos, o chorume que penetra nas camadas mais profundas do solo e, sem a devida impermeabilização, pode alcançar os corpos d’água, ocasionando mudanças nas características dos mesmos. O chorume também pode alcançar os cursos d’água através do escoamento superficial e sub-superficial, depois de fortes chuvas.
- Aterro sanitário: área antecipadamente preparada para receber os resíduos, onde é feita a impermeabilização do solo que impedem a contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume. Nele, também é feita a captação do metano, liberado no processo de decomposição do lixo.
- Escoamento sub-superficial: é o deslocamento água que provém da precipitação que infiltra no solo. Ao se infiltrar, a água pode encontrar camadas menos permeáveis, se acumulando sob elas. Assim, esse acúmulo flui na direção da declividade do terreno.
- Escoamento superficial: água que se desloca sobre a superfície terrestre por efeito da gravidade.
- Solo: camada constituída de material orgânico e inorgânico que cobre a superfície terrestre.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Gouvea
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Observar os aspectos da água infiltrada em recipientes com e sem deposição de resíduos orgânicos.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
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