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Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão que a retirada da mata ciliar e a ocupação dos leitos dos rios e lagoas podem ter consequências graves ao ambiente, a biodiversidade e a vida da população, favorecendo problemas ambientais como inundações, assoreamento dos rios e lagoas e a redução de nascentes. Nesta aula os alunos serão motivados a confeccionar um jogo da memória sobre os rios e a mata ciliar.
Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Caso não haja possibilidade de projetar as etapas dos slides de aula para os alunos, escreva na lousa ou fale para a turma.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta, papel cartão ou cartolina, caneta hidrocor e lápis de cor.
Para você saber mais:
Programa matas ciliar - Perguntas frequentes. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, disponível em:
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220. Acesso em 06 de Fevereiro de 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos tenham entendimento sobre assoreamento, erosão, ciclo da água e infiltração da água no solo e escoamento superficial.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Converse com a turma que o rio é um sistema vivo, rico em biodiversidade, que apresenta períodos de cheias e vazantes e que segue seu percurso natural que está diretamente relacionado ao relevo. Explique que com a expansão urbana, muitas vezes desordenada, as margens dos rios foram desmatadas, a sua mata ciliar (cobertura natural nativa) foi retirada cedendo espaço a moradias e áreas de pavimentação, e como os eventos de cheias dos rios são periódicos, a população sofre com as inundações e as consequências drásticas dos alagamentos. Na aula de hoje, estudaremos sobre a importância da mata ciliar para a proteção e conservação dos rios e lagoas, e por fim, confeccionaremos um jogo da memória educativo sobre o tema da aula.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a imagem acima e pergunte aos alunos por que os nossos cílios são importantes? Qual sua função? Provavelmente os alunos responderão que os cílios servem para proteger os olhos. Mas proteger de que forma? Estimule-os a pensar sobre a proteção contra a entrada de corpos estranhos como cisco de poeira, sobre o auxílio na limpeza e na lubrificação etc. Explore a imagem, pergunte se há algo em comum entre o olho e o rio representado. É provável que os alunos relacionem as duas frases em destaque, então aproveite para perguntar onde estão as matas ciliares e para que servem.
Faça uma relação entre os cílios dos nossos olhos e as matas ciliares, explicando aos alunos que, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos, as matas presentes no entorno dos rios também servem para protegê-los. Essas matas preservam os rios de assoreamento, ajudam na filtragem de resíduos químicos evitando a poluição do curso d’água, conserva o solo, formam corredores de biodiversidade, ajudam no equilíbrio do clima e na harmonia da paisagem. No momento da expansão urbana ou agrícola, a importância da vegetação, em especial a vegetação nativa, não é valorizada. Devemos reforçar que a vegetação protege o solo do impacto das chuvas, mantêm os nutrientes do solo e recupera solo degradado diminuindo o risco de erosão.
Como adequar à sua realidade: Enriqueça a aula com informações sobre a existência de rios próximos a escola. Veja se o rio é preservado ou está poluído, converse sobre a sua importância na região.
Para você saber mais:
Água. Embrapa, disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/agua/-/asset_publisher/EljjNRSeHvoC/content/a-importancia-das-matas-ciliares/1355746?inheritRedirect=false. Acesso em 08 de Fevereiro de 2019.
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Projete as duas imagens do slide 4 para a classe e pergunte o sobre suas diferenças e semelhanças. Será que as imagens se referem a rios urbanos? Qual tipo de sujeira e rejeitos podemos verificar nesses rios? Quais problemas os rios poluídos poderiam acarretar para a vida da população em caso de chuvas com forte intensidade? Por meio da análise das imagens é possível perceber o assoreamento e a presença de lixo e de esgoto direto no rio, que pode ser proveniente de casas no seu entorno. Esse esgoto prejudica a biodiversidade do rio e a saúde da população que depende de sua água para viver. Além da contaminação, explique que nesse contexto ocorre em geral a infestação da região por insetos transmissores de doenças.
Em seguida, projete a imagem do slide 5 e questione: quais diferenças podemos notar entre imagem atual e as anteriores? Será que a imagem atual também se referem a rios urbanos? Será que há diferenças no planejamento urbano das 3 imagens? Por que a mata ciliar dos rios apresentados se mostra tão diferentes?
Explique aos alunos que, como os rios aumentam de volume no período de chuvas (cheia dos rios), eles podem dobrar de tamanho. A vegetação nativa tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva, abastecendo o lençol freático, protegendo o solo, a biodiversidade e o leito dos rios. No entanto, com o avanço do desmatamento e da urbanização, os rios perdem seu espaço original, perdem volume de água e ficam assoreados devido a quantidade de resíduos depositados. Perdem sua mata ciliar, que tem função de preservar o rio e ajuda na absorção da água pelo solo. Podemos relacionar todos esses fatores as grandes enchentes, que trazem muitos prejuízos à população.
Para você saber mais:
Poluição dos rios causam riscos de enchentes. O Globo, disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/poluicao-dos-rios-causa-risco-de-enchentes-3465814. Acesso em 09 de Fevereiro de 2019.
Orientações: Projete as duas imagens do slide 3 para a classe e pergunte o sobre suas diferenças e semelhanças. Será que as imagens se referem a rios urbanos? Qual tipo de sujeira e rejeitos podemos verificar nesses rios? Quais problemas os rios poluídos poderiam acarretar para a vida da população em caso de chuvas com forte intensidade? Por meio da análise das imagens é possível perceber o assoreamento e a presença de lixo e de esgoto direto no rio, que pode ser proveniente de casas no seu entorno. Esse esgoto prejudica a biodiversidade do rio e a saúde da população que depende de sua água para viver. Além da contaminação, explique que nesse contexto ocorre em geral a infestação da região por insetos transmissores de doenças.
Em seguida, projete a imagem do slide 4 e questione: quais diferenças podemos notar entre imagem atual e as anteriores? Será que a imagem atual também se referem a rios urbanos? Será que há diferenças no planejamento urbano das 3 imagens? Por que a mata ciliar dos rios apresentados se mostra tão diferentes?
Explique aos alunos que, como os rios aumentam de volume no período de chuvas (cheia dos rios), eles podem dobrar de tamanho. A vegetação nativa tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva, abastecendo o lençol freático, protegendo o solo, a biodiversidade e o leito dos rios. No entanto, com o avanço do desmatamento e da urbanização, os rios perdem seu espaço original, perdem volume de água e ficam assoreados devido a quantidade de resíduos depositados. Perdem sua mata ciliar, que tem função de preservar o rio e ajuda na absorção da água pelo solo. Podemos relacionar todos esses fatores as grandes enchentes, que trazem muitos prejuízos à população.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Pergunte a turma se eles conhecem o jogo da memória. É provável que eles já conheçam o jogo, mas vale a pena relembrar as regras e o objetivo.
O objetivo principal do jogo é a memorização de imagens, símbolos ou frases, que, nesse caso, serão confeccionadas pelos alunos. A regra é: com as cartas viradas para a mesa, cada participante deverá escolher duas cartas e desvirá-las. Caso as cartas escolhidas formem par ou sejam correspondentes, elas serão retiradas da mesa, e será a vez de outro jogador. No entanto, se as cartas escolhidas não formarem par ou não forem correspondentes, elas serão viradas novamente e será a vez de outro jogador. O jogador que conseguir formar mais pares será o vencedor.
Organize a turma em grupos de 6 alunos e diga que, neste momento, eles terão como atividade confeccionar um jogo da memória sobre rios e mata ciliar. Cada grupo será responsável pela produção de 6 pares de cartas, portanto, distribua 12 cartas de papel cartão ou cartolina previamente cortadas na forma de quadrado ou retângulo no tamanho que você desejar. A sugestão de 6 pares de cartas é considerando um grupo de 6 alunos, entretanto, você pode aumentar o número de cartas por grupo de acordo com as características da turma. No entanto, será interessante ter o mínimo de 12 cartas por grupo, pois desta forma teremos 6 pares de cartas para o jogo.
Nesta atividade o aluno será convidado a usar sua criatividade e seus conhecimentos sobre o assunto da aula. Para isso, explique que cada par de cartas precisa ter as seguintes características:
Lembre ao grupo que cada par de cartas precisa fazer alguma correlação. Cite exemplos de frases para inspirá-los na atividade como: Carta 1 - O que é mata ciliar? Carta correspondente a Carta 1 - É a formação vegetal localizada nas margens dos rios, lagos, córregos e nascentes. Exemplo de carta que tenha correspondência de causa e efeito: Carta 2 - Ao retirar a mata ciliar muitas espécies de animais. Carta correspondente a Carta 2 - perdem seu habitat natural.
E como exemplo de par de cartas sobre completar frase: Carta 3 - Rio. Carta correspondente a Carta 3 - Curso d`água que corre de uma área mais alta para uma área mais baixa do relevo e deságua em outro rio, lago ou no mar.
É importante que você circule pela sala durante a atividade para orientar os alunos e evitar a confecção de cartas repetidas. Dependendo do número de alunos presente na turma você poderá pedir para que eles façam mais cartas. Após a realização da atividade recolha todas as cartas produzidas pelos alunos.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Mantenha a turma organizada em grupos e recolha as cartas confeccionadas por eles. Cada grupo terá confeccionado um jogo com 6 pares de cartas. Troque os jogos entre os grupos, desta forma os alunos jogarão com as cartas confeccionadas pelos seus colegas o que tornará o jogo mas dinâmico.
Com este jogo os alunos poderão testar seus conhecimentos sobre o assunto da aula de forma criativa e estimulando o raciocínio lógico no momento de produzir as cartas e assimilando os conceitos enquanto participar da brincadeira.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_04UND07
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Docs, Word.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam a importância da mata ciliar para a preservação dos rios e lagoas. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com a turma que o rio é um sistema vivo, rico em biodiversidade, que apresenta períodos de cheias e vazantes e que segue seu percurso natural que está diretamente relacionado ao relevo. Explique que com a expansão urbana, muitas vezes desordenada, as margens dos rios foram desmatadas, a sua mata ciliar (cobertura natural nativa) foi retirada cedendo espaço a moradias e áreas de pavimentação, e como os eventos de cheias dos rios são periódicos, a população sofre com as inundações e as consequências drásticas dos alagamentos. Na aula de hoje, estudaremos sobre a importância da mata ciliar para a proteção e conservação dos rios e lagoas, e por fim, confeccionaremos um jogo da memória educativo sobre o tema da aula.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte aos alunos por que os nossos cílios são importantes? Qual sua função? Provavelmente os alunos responderão que os cílios servem para proteger os olhos. Mas proteger de que forma? Estimule-os a pensar sobre a proteção contra a entrada de corpos estranhos como cisco de poeira, sobre o auxílio na limpeza e na lubrificação etc. Explore a imagem, pergunte se há algo em comum entre o olho e o rio representado. É provável que os alunos relacionem as duas frases em destaque, então aproveite para perguntar onde estão as matas ciliares e para que servem.
Faça uma relação entre os cílios dos nossos olhos e as matas ciliares, explicando aos alunos que, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos, as matas presentes no entorno dos rios também servem para protegê-los. Essas matas preservam os rios de assoreamento, ajudam na filtragem de resíduos químicos evitando a poluição do curso d’água, conserva o solo, formam corredores de biodiversidade, ajudam no equilíbrio do clima e na harmonia da paisagem. No momento da expansão urbana ou agrícola, a importância da vegetação, em especial a vegetação nativa, não é valorizada. Devemos reforçar que a vegetação protege o solo do impacto das chuvas, mantêm os nutrientes do solo e recupera solo degradado diminuindo o risco de erosão.
- Envie também o material complementar: Água. Embrapa, disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/agua//asset_publisher/EljjNRSeHvoC/content/a-importancia-das-matas-ciliares/1355746?inheritRedirect=false. Acesso em 02/07/2020.
Problematização (50 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e o slide 5 que faz parte desta etapa. Pergunte sobre suas diferenças e semelhanças. Será que as imagens se referem a rios urbanos? Qual tipo de sujeira e rejeitos podemos verificar nesses rios? Quais problemas os rios poluídos poderiam acarretar para a vida da população em caso de chuvas com forte intensidade? Por meio da análise das imagens é possível perceber o assoreamento e a presença de lixo e de esgoto direto no rio, que pode ser proveniente de casas no seu entorno. Esse esgoto prejudica a biodiversidade do rio e a saúde da população que depende de sua água para viver. Além da contaminação, explique que nesse contexto ocorre em geral a infestação da região por insetos transmissores de doenças.
Questione também, quais diferenças podemos notar entre imagem atual e as anteriores? Será que a imagem atual também se refere a rios urbanos? Será que há diferenças no planejamento urbano das 3 imagens? Por que a mata ciliar dos rios apresentados se mostra tão diferentes?
Explique aos alunos que, como os rios aumentam de volume no período de chuvas (cheia dos rios), eles podem dobrar de tamanho. A vegetação nativa tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva, abastecendo o lençol freático, protegendo o solo, a biodiversidade e o leito dos rios. No entanto, com o avanço do desmatamento e da urbanização, os rios perdem seu espaço original, perdem volume de água e ficam assoreados devido a quantidade de resíduos depositados. Perdem sua mata ciliar, que tem função de preservar o rio e ajuda na absorção da água pelo solo. Podemos relacionar todos esses fatores as grandes enchentes, que trazem muitos prejuízos à população.
- Envie a matéria sobre Poluição dos rios causam riscos de enchentes. O Globo, disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/poluicao-dos-rios-causa-risco-de-enchentes-3465814. Acesso em 02/07/2020.
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Organize a turma e diga que, neste momento, eles terão como atividade confeccionar um jogo da memória sobre rios e mata ciliar.
Divida a turma em grupos, e diga que cada um será responsável pela produção de 6 pares de cartas, portanto, oriente que eles produzam 12 cartas, utilizando o recurso do Word, ou do Google Docs. A sugestão de 6 pares de cartas é considerando um grupo de 6 alunos, entretanto, você pode aumentar o número de cartas por grupo de acordo com as características da turma. No entanto, será interessante ter o mínimo de 12 cartas por grupo, pois desta forma teremos 6 pares de cartas para o jogo. Nesta atividade o aluno será convidado a usar sua criatividade e seus conhecimentos sobre o assunto da aula. Para isso, explique que cada par de cartas precisa ter as seguintes características:
- Um par de cartas seja pergunta e resposta;
- Um par de carta tenha correspondência de causa e efeito;
- Um par de cartas seja de completar a frase com a palavra.
Lembre ao grupo que cada par de cartas precisa fazer alguma correlação. Cite exemplos de frases para inspirá-los na atividade como: Carta 1 - O que é mata ciliar? Carta correspondente a Carta 1 - É a formação vegetal localizada nas margens dos rios, lagos, córregos e nascentes. Exemplo de carta que tenha correspondência de causa e efeito: Carta 2 - Ao retirar a mata ciliar muitas espécies de animais. Carta correspondente a Carta 2 - perdem seu habitat natural. E como exemplo de par de cartas sobre completar frase: Carta 3 - Rio. Carta correspondente a Carta 3 - Curso d`água que corre de uma área mais alta para uma área mais baixa do relevo e deságua em outro rio, lago ou no mar.
Após eles terminarem suas produções, oriente que compartilhem com você. Posteriormente a isso, você deve reunir as produções de cartas, e enviar de forma padronizada a todos os estudantes, em único arquivo.
Ainda assim, diga que eles deverão jogar o jogo da memoria por meio de uma videochamada utilizando o WhatsApp. Um aluno deve imprimir as cartas, e outro deve participar orientando a qual carta escolheu, e assim eles poderão jogar de forma virtual.
Sistematização (20 minutos- assincronamente)
Com este jogo os alunos poderão testar seus conhecimentos sobre o assunto da aula de forma criativa e estimulando o raciocínio lógico no momento de produzir as cartas e assimilando os conceitos enquanto participar da brincadeira.
Peça que eles anotem no caderno, com o foi a experiencia do jogo da memória.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com os estudantes aos vídeos que seguem como sugestão abaixo.
- Minuto Ambiental: Matas Ciliares- https://www.youtube.com/watch?v=Keltt6SEwXo. Acesso em 30/06/2020
- Entenda como a mata ciliar protege os rios!- https://www.youtube.com/watch?v=9VNOdKR1adg. Acesso em 30/06/2020
- A importância da Mata Ciliar- https://www.youtube.com/watch?v=6S_tv1CDYu8. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Mello
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a importância da mata ciliar para a preservação dos rios e lagoas
Habilidade (s) da Base: (EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
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