GEO6_12UND03 - Ação Propositiva - Questionário da entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Os impactos ambientais e sociais na bacia hidrográfica do Rio Doce
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que o aluno tenha alguns conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e também sobre o rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana, em Minas Gerais. Para tanto, propomos que em casa ou em uma aula anterior, o aluno faça uma pesquisa na internet. Caso o aluno não tenha como pesquisar na rede, imprima o Anexo 1, que contém extratos de alguns textos sobre o assunto. Tanto o aluno que fizer a pesquisa pela internet, como aquele que receber o material impresso, deve preencher uma ficha de leitura a ser entregue pelo professor, Anexo 2.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A exploração mineral é uma das atividades econômicas que mais interferem nas paisagens naturais. Neste plano, o aluno terá a oportunidade de analisar como o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração, no município mineiro de Mariana, impactou ambiental e socialmente a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, comprometendo, principalmente, os recursos hídricos da região.
Após tomarem conhecimento do tema da aula e de uma breve contextualização, os alunos assistirão a um vídeo que simula o acidente por meio de uma maquete digital e a um videoclipe que também aborda o acidente com a barragem do Fundão, em Mariana, MG. Ao término da exibição dos vídeos, o professor distribuirá a cada aluno uma filipeta contendo um trecho da música do clipe e iniciarão um debate, sendo o professor o mediador. Em seguida, em duplas, eles responderão a um questionário de entrevista.
Para responder o questionário, os alunos devem se imaginar no lugar de um(a) morador(a) que viveu o acidente e ainda convive com as suas consequências.
Materiais necessários: Datashow, quadro, ficha de leitura preenchida pelo aluno, questionário da entrevista e frases da letra da música, impressos.
Material complementar:
GEO6_12UND03. Anexo 1. Extratos de textos sobre a Bacia do Rio Doce, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmnFrfA37whcUaP6ukEb8R8TZhfFGkXpHVTJuACrDWrRNTsJdUwdgNdgrwHa/geo6-12und03-anexo-1-bacia-do-rio-doce.pdf
GEO6_12UND03. Anexo 2. Ficha de Leitura, disponível em:
GEO6_12UND03. Frases da letra da música, disponível em:
GEO6_12UND03. Questionário da entrevista, disponível em:
GEO6_12UND03. Localização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, disponível em:
GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce, disponível em:
Links para os vídeos:
Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana, tempo de duração: 1:26 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw
Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador, tempo de duração: 4:30 minutos, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY
Para você saber mais:
É importante que alguns conceitos ligados a recursos hídricos já sejam de conhecimento dos alunos, como por exemplo: bacia hidrográfica, jusante, região hidrográfica, foz e afluente.
Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf
Conexão Repórter 29/11/2015. Tragédia Ambiental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY.
Rio Doce (Saiba mais) – Agência Nacional de Águas. Disponível em:
htttp://www3.ana.gov.br/portal/ANA/sala-de-situacao/rio-doce/rio-doce-saiba-mais.
Rio Doce: águas subterrâneas também estão contaminadas. Disponível em: https://www.greenpeace.org.br/riodoce
Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG) de Vanessa Sardinha dos Santos. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-mariana-mg.htm.
Como adequar à sua realidade:
Se esse plano estiver sendo desenvolvido na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, peça que os alunos conversem com os adultos para saber o que mudou após o rompimento da barragem e se possível, peça que levem para a sala fotos sobre a área.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte se eles fizeram a pesquisa e preencheram a ficha de leitura e informe que eles irão precisar dessas informações para a aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.
Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.
Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence a Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.
Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.
Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.
Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.
Material complementar:
GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf
GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:
Contextualização
Orientações:
Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.
Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.
Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence à Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.
Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.
Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.
Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.
Material complementar:
GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf
GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:
Contextualização
Orientações:
Apresente o slide 3 ou imprima o mapa. Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.
Caso necessário, permita que eles consultem a ficha de leitura preenchida para responderem às questões propostas oralmente.
Pergunte se eles sabem o que é uma bacia hidrográfica, uma região hidrográfica, a que região hidrográfica pertence à Bacia do Rio Doce, quais estados são banhados por essa bacia, onde o Rio Doce nasce e onde deságua, alguns afluentes do Rio Doce, os diversos usos dos rios dessa bacia e finalmente o que aconteceu em 2015 na região.
Em seguida apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.
Depois projete a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.
Na impossibilidade de projetar as imagens, imprima-as ou traga para a sala imagens presentes em livros didáticos ou revistas.
Material complementar:
GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf
GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce:
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Assista com a turma o vídeo da maquete digital e em seguida o videoclipe Cacimba de Mágoa, links disponíveis abaixo, distribua para cada aluno uma frase com trechos da música e então promova um debate. Peça inicialmente que eles leiam as frases e discutam o significado de cada uma. O debate deverá girar em torno de algumas questões, como por exemplo: como era e como está agora a região, quais ecossistemas foram afetados, quais foram os outros tipos de impactos gerados, o que aconteceu com o rio Doce, qual foi o destino final do material que estava na barragem, como a vida das pessoas foi transformada após o acidente, se existem culpados e se o acidente podia ser evitado.
Caso o acesso à internet na sua escola não seja adequado, faça o download dos vídeos previamente.
Material complementar:
GEO6_12UND03. Frases da letra da música:
Links para os vídeos:
Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana. Tempo: 1:26 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw
Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY Tempo: 4:30 minutos
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Projete esse slide ou/e oriente oralmente os alunos. Peça que se organizem em duplas e distribua para cada dupla uma folha impressa com as perguntas da entrevista. Caso não seja possível a impressão, escreva as perguntas no quadro.
Lembre-os de que cada dupla deverá criar uma personagem que viveu e ainda vive o drama do acidente. Essa personagem é quem irá responder a entrevista.
Permita que, se necessário, recorram à ficha de leitura preenchida para criarem as respostas da entrevista.
Acompanhe o trabalho de cada dupla, tirando dúvidas e dando sugestões.
Material complementar:
Ficha de Leitura preenchida.
GEO6_12UND03. Questionário da entrevista:
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Após o preenchimento do questionário, oriente a turma para que, cada dupla, crie uma frase que possa resumir um sentimento, uma denúncia ou um alerta sobre o que estudaram do acidente de Mariana. Lembre-os de que existe um espaço para escrever essa frase, abaixo do questionário da entrevista.
Cada dupla deverá compartilhar com a sala a frase que elaboraram.
Desdobramentos para aulas subsequentes.
A partir dessa entrevista os alunos podem criar um texto jornalístico na aula de Português.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_12UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Jamboard.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam que a ação humana pode gerar grandes impactos ambientais e sociais. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto, e apresente o tema da aula. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Envie os slides da etapa da contextualização na ordem do plano original.
Caso isso não seja possível, peça que olhem no livro ou em um atlas um mapa das Bacias Hidrográficas ou das Regiões Hidrográficas do Brasil.
Apresente o slide 4, que mostra o Rio Doce em dois momentos: antes e depois do acidente com a barragem, e peça que observem, comparem e expliquem as fotos.
Envie a foto do slide 5, que mostra o rio carregado de rejeitos avançando para o mar, e peça que eles comentem a imagem.
MATERIAL:
- GEO6_12UND03. Localização da Bacia do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ceVjTYNPurkuQNjcfAQVPRWDPdNkbgzQAuXfgYgQQbqXuBGjHW5Gv3SYKzga/geo6-12und03-contextualizacao-localizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-doce.pdf. Acesso em 30/06/2020
- GEO6_12UND03. Imagens do Rio Doce: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RqHjnmtDvrT2AzgdVUnthU37p8n7wDBrtv56pFsRdSJe2kJnacXghpEtAGE2/geo6-12und03-contextualizacao-imagem-do-rio-doce.pdf. Acesso em 30/06/2020
Envie se preferir os links que estão acima, por meio de uma das ferramentas sugeridas no inicio do plano.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, peça que assistam o vídeo da maquete digital e em seguida o videoclipe Cacimba de Mágoa, links disponíveis abaixo, distribua para cada aluno uma frase com trechos da música.
Inicialmente peça que eles leiam as frases e discutam o significado de cada uma. O debate deverá girar em torno de algumas questões, como por exemplo: como era e como está agora a região, quais ecossistemas foram afetados, quais foram os outros tipos de impactos gerados, o que aconteceu com o rio Doce, qual foi o destino final do material que estava na barragem, como a vida das pessoas foi transformada após o acidente, se existem culpados e se o acidente podia ser evitado. Oriente que eles registrem no caderno, a sua parte da letra da música.
- Frases da letra da música: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTDHRaEfmndy8sHtTvPMWwcJWVwUYUJsB4BtgQtJArHpVuRgNNabexFZy3By/geo6-12und03-problematizacao-frases-da-musica.pdf. Acesso em 30/06/2020
- Links para os vídeos: Maquete digital do ‘acidente’ ambiental em Mariana. Tempo: 1:26 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5EeRsk8NCNw. Acesso em 30/06/2020
- Cacimba de Mágoa (Official Video) Falamansa & Gabriel o Pensador. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY. Acesso em 30/06/2020
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente oralmente os alunos. Peça que se organizem em duplas e distribua para cada dupla uma folha com as perguntas da entrevista.
Diga que eles devem se encontrar por meio do WhatsApp.
Lembre-os de que cada dupla deverá criar uma personagem que viveu e ainda vive o drama do acidente. Essa personagem é quem irá responder a entrevista. Permita que, se necessário, recorram à ficha de leitura preenchida para criarem as respostas da entrevista.
- Ficha de Leitura preenchida. Questionário da entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZtKFQwFHPJMubGjxT8smxXtmhr3mhJ3bxJxJJpVjuuWfzpD2vn6E82vVRvfn/geo6-12und03-acao-propositiva-questionario-da-entrevista.pdf. Acesso em 30/06/2020
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Após o preenchimento do questionário, oriente a turma para que, cada dupla, crie uma frase que possa resumir um sentimento, uma denúncia ou um alerta sobre o que estudaram do acidente de Mariana. Lembre-os de que existe um espaço para escrever essa frase, abaixo do questionário da entrevista.
Se preferir, acrescente o uso da ferramenta do Google Jamboard. O Jamboard é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, como parte da família G Suite.
- Tutorial da ferramenta. https://www.youtube.com/watch?v=zXoi7qRZ8R4&t=358s. Acesso em 30/06/2020
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam ao documentário que segue como sugestão:
- Tragédia em Mariana – Documentário- https://www.youtube.com/watch?v=DvprawvqQgs&t=940s. Acesso em 04/07/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer que a ação humana pode gerar grandes impactos ambientais e sociais.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA