Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_05UND04
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Mentimeter
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Essa aula tem o objetivo de sistematizar as características naturais do Brasil. Essas características naturais formam o que o geógrafo Aziz Ab´Saber denominou de domínios morfoclimáticos brasileiros, a partir da relação entre as características do clima, da vegetação, do solo, do relevo e dos rios. Para apresentar o tema da aula a turma, sugerimos, professor, que envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte pergunta: "Como podemos definir as características naturais do Brasil?".
Contextualização
A contextualização será uma pequena adaptação da proposta original. A pergunta apresentada do tema da aula será recuperada aqui. A sugestão, professor, é que você use o MENTIMETER (disponível aqui) para solicitar aos estudantes a resposta à seguinte questão: "Se tivesse que definir o território brasileiro em uma palavra, qual seria?". Defina o prazo, de 1 a 2 dias, para que os estudantes entrem e registrem suas respostas. A vantagem do uso do MENTIMETER é que com a resposta dos estudantes, automaticamente será produzido uma nuvem de palavras que deverá ser apresentada de volta a eles. Possivelmente, essa nuvem de palavras apresentará uma grande diversidade, pois cada estudante escolherá uma palavra diferente para responder a atividade. É com base nessa diversidade (assim, professor, chame a atenção dos estudantes para isso) que essa aula será proposta. Veja aqui como criar uma apresentação no Mentimeter.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula é adaptada do plano original. A primeira adaptação é a orientação de que ela seja feita individualmente. A segunda é que não será utilizada a metodologia de rotação de estações, dada a limitação do ensino remoto. Assim, envie aos estudantes, os dois arquivos que estão disponíveis no plano original da aula. Adapte um dos arquivos, o das palavras soltas, embaralhando-as no arquivo. A orientação para a realização da atividade é a mesma que está no plano original. Peça que eles pesquisem sobre as características naturais do Brasil no material didático que dispõem e construam as frases desembaralhando as palavras. Professor, caso considere que o material didático que os estudantes dispõem em casa não seja suficiente, indique alguns materiais de apoio adicionais. No material complementar deste plano há algumas indicações de qualidade.
Sistematização
Para a sistematização dessa aula, peça que o estudante elabore uma frase diferente para cada característica: solo, vegetação, clima e relevo. Solicite ainda, com a colaboração de um familiar, que o estudante socialize a frase construída com a turma através de uma ferramenta de comunicação tecnológica. Dê feedbacks sobre as frases a cada estudante.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer, junto com os estudantes, as características naturais do país. Isso pode ser feito, por exemplo, com a observação e análise dos mapas de clima, vegetação, relevo, solos e hidrografia do Atlas Geográfico. Caso não tenham um Atlas em casa, pode ser usado o do IBGE, disponível aqui.