Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano estudaremos o solo e suas diferentes tipificações, reconheceremos a importância dele para a produção de alimentos e discutiremos sobre a importância de práticas cotidianas a fim de evitar o desperdício de alimentos. Como atividade propositiva faremos uma campanha por meio da produção de folders na intenção de alertar a comunidade escolar sobre os prejuízos ao meio ambiente e a sociedade que o desperdício de alimentos pode causar.
Materiais necessários: Data Show, folha de papel sulfite A4, lápis de cor, caneta hidrocor, lápis e borracha e amostras de solo.
Material complementar:
Nesta aula assistiremos ao vídeo “Aprenda mais sobre os solos” disponibilizado pela Embrapa. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.
Aprenda mais sobre solos. Embrapa, Youtube, 2015 (6min56seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8>. Acesso em: 30 mai 2019.
Para você saber mais:
Os desperdícios por trás do alimento que vai para o lixo. EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-noticias/-/noticia/28827919/os-desperdicios-por-tras-do-alimento-que-vai-para-o-lixo>. Acesso em: 24 abr 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos compreendam a relação entre clima, vegetação e relevo para a formação dos diversos tipos de solo, que eles reconheçam a importância do solo para a sociedade e como algumas ações são prejudiciais ao seu equilíbrio.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema da aula e explique à turma que estudaremos sobre o solo, a sua importância para a sociedade, em especial na produção de alimentos e discutiremos sobre ações cotidianas que podem evitar o desperdício de alimentos e consequentemente de diversos recursos associados a ele como a água, terra, adubos, energia, além dos impactos ambientais e sociais relacionados ao desperdício de alimentos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando a turma o que é o solo e para que serve. Muitos alunos responderão que o solo é onde a gente vive, onde construímos casas, plantamos. Questione a turma sobre como o solo se forma e se leva muito tempo para ele se formar. Complemente perguntando se existe diferença entre os solos ou será que todos são iguais. Mostre as imagens expostas no slide 4 e explique que o solo é diferente, suas diferenças são devido às características físicas de cada lugar como exemplo a disponibilidade de calor, água e umidade. Suas características físicas interferem na forma como a sociedade lida com o solo, seja no tipo de plantio, formas de construções ou até mesmo nos hábitos alimentares da população.
Como adequar à sua realidade: Trabalhe com solos que você tenha em sua localidade. Identifique-os previamente e leve amostras para mostrar aos alunos. Observe a dureza, textura, cor, etc, trazendo um vivência com tais fatores.
Para você saber mais:
BRASIL, Ministério da Cultura. Guia gastronômico reúne os sabores da 5 regiões.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2014/02/guia-gastronomico-brasileiro-reune-sabores-das-5-regioes>. Acesso em: 24 abr 2019.
Solos Brasileiros. EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br/tema-solos-brasileiros/solos-do-brasil>. Acesso em: 24 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula perguntando a turma o que é o solo e para que serve. Muitos alunos responderão que o solo é onde a gente vive, onde construímos casas, plantamos. Questione a turma sobre como o solo se forma e se leva muito tempo para ele se formar. Complemente perguntando se existe diferença entre os solos ou será que todos são iguais. Mostre as imagens expostas no slide 4 e explique que o solo é diferente, suas diferenças são devido às características físicas de cada lugar como exemplo a disponibilidade de calor, água e umidade. Suas características físicas interferem na forma como a sociedade lida com o solo, seja no tipo de plantio, formas de construções ou até mesmo nos hábitos alimentares da população.
Como adequar à sua realidade: Trabalhe com solos que você tenha em sua localidade. Identifique-os previamente e leve amostras para mostrar aos alunos. Observe a dureza, textura, cor, etc, trazendo um vivência com tais fatores.
Para você saber mais:
BRASIL, Ministério da Cultura. Guia gastronômico reúne os sabores da 5 regiões.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2014/02/guia-gastronomico-brasileiro-reune-sabores-das-5-regioes>. Acesso em: 24 abr 2019.
Solos Brasileiros. EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br/tema-solos-brasileiros/solos-do-brasil>. Acesso em: 24 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Passe o vídeo para a turma “Aprenda mais sobre o solo”, desenvolvido pela Embrapa e disponibilizado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8 até 1´43”. Comente com a turma:
- O vídeo afirma que o solo é um recurso natural não renovável, o que isso significa?
- Quais são os problemas ambientais associados ao uso insustentável do solo?
- Ao pensar sobre o uso do solo para a produção de alimentos, como o desperdício de alimentos pode intensificar os problemas ambientais e sociais?
Estimule os alunos a refletir que ao produzir alimentos é necessário água, nutrientes do solo, energia, combustíveis fósseis das máquinas e dos meios de transportes, portanto o seu desperdício, seja pela indústria, comércio ou uso doméstico, representa desperdício financeiro, ambiental e também reforça as desigualdades sociais.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Explique aos alunos que o folder é utilizado na publicidade para apresentar uma informação de forma visual, consistente e rápida. Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, pois passam a sua mensagem de forma objetiva e auto explicativa, e são muito utilizados em campanhas sobre saúde e utilidade pública por meio de desenhos e frases que causam impacto.
Convide a turma a usar sua criatividade para produzir um folder informativo sobre a formação do solo e a sua importância para o meio ambiente, para a nossa subsistência relacionando ao desperdício de alimentos. Estimule-os a pensar sobre podemos mostrar num folder de forma objetiva e artística a formação do solo, suas diferentes características físicas e até mesmo os fatores que contribuem para a sua formação e como nós, indivíduos sociais, podemos contribuir para a diminuição de impactos ambientais no solo somado ao combate ao desperdício de alimentos nas nossas práticas cotidianas seja em casa ou na escola. Explique aos alunos que é necessário produzir um folder de forma objetiva e criativa para a comunidade escolar. Em seguida distribua o papel A4 e os demais materiais necessários para produção do folder e explique que eles podem fazer desenhos, utilizar cores e tamanhos de letras diferentes, escrever em tópicos e fazer uso de frases de impacto, que chamem atenção para o tema.
Para você saber mais:
PINA, Anna Beatriz. Como fazer um folder. Youtube, 2016 (2min26seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5mxRHV-pKWE>. Acesso em: 04 mai 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos irão analisar o folder do colega de turma. Solicite aos alunos que troquem seu folder com o do colega e peça para que ele faça uma análise considerando os seguintes aspectos:
- O folder está bem ilustrado?
- É auto explicativo?
- Apresenta os problemas ambientais, financeiros ou sociais relacionados ao desperdício de alimentos?
- Sugere alguma prática cotidiana que possa diminuir o desperdício de alimentos?
Peça para que os colegas deem sugestões para aprimorar os folders de forma colaborativa.
Após a conclusão da atividade, exponha os trabalhos em forma de varal de ideias no pátio ou em alguma área de grande circulação na escola.