Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Abra espaço para que eles opinem sobre o questionamento que o título traz. Aproveite esse momento inicial para verificar, a partir das opiniões dadas, se os alunos recordam os conceitos de tecidos órgãos e de sistemas. Apenas escute o que eles apresentarem, não realize nenhuma intervenção por enquanto.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo textual do slide com os alunos. Converse com eles sobre o que são coleções científicas e a sua importância para a pesquisa científica. Pergunte se eles já tiveram a oportunidade de conhecer alguma coleção científica e dê espaço para que relatem a experiência, caso algum deles se disponibilize em descrever. Pergunte também se eles têm a compreensão dos seguintes termos envolvidos no texto do slide: biodiversidade e zoologia. Caso eles não estejam familiarizados com esses termos, explique que a biodiversidade é a diversidade de espécies de seres vivos presentes em um determinado lugar e que a zoologia é o campo das ciências naturais dedicado ao estudo dos animais. Por fim, introduza o seguinte questionamento para dar base à questão disparadora que será apresenta no próximo slide: É possível perceber que os animais são diferentes em sua aparência externa, mas, e por dentro?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a questão disparadora. Utilize o corpo humano como referencial, ampliando o questionamento de maneira comparativa, por exemplo: será que o corpo dos outros animais por dentro funciona da mesma forma que o nosso corpo? Abra espaço para que os alunos possam expor opiniões sobre o tema. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das hipóteses.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize a turma em dois ou mais grupos, de modo que cada grupo seja composto, preferencialmente, por seis alunos. Explique as regras do jogo aos estudantes (disponíveis logo abaixo) e inicie a atividade.
- Regras do jogo
- Cartas do jogo para impressão
- Gabarito sobre o que se espera que os alunos relacionem entre as informações das cartas e o corpo humano
É importante que os alunos entendam que, embora seja um jogo competitivo, a competição em si não é o foco da atividade, o importante é a construção da aprendizagem. O conteúdo das cartas traz explicações sobre a estrutura interna de diversos animais ao longo dos grupos que compõem o reino animal e que apresentam carência de sistemas, órgãos ou tecidos. Assim sendo, com base no que os alunos aprenderam em aulas anteriores desta unidade de planos e nas informações contidas nas cartas, os alunos passam a comparar o corpo humano com o corpo de outros organismos animais pelo próprio ato de jogar.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo do slide com os alunos. Abra espaço para que eles possam expor o que mais gostaram de descobrir com o jogo. Retome a questão disparadora e amplie a discussão perguntando se eles já possuíam o conhecimento da diversidade de informações que foram apresentadas pelas cartas do jogo. Retome também os equívocos conceituais anotados na etapa do mão na massa que possam ter surgido e explique o por que são considerados equívocos. Por fim, utilize a imagem contida no slide para explicar que os museus de ciências naturais também são exemplos de coleções zoológicas e que representam um espaço importante para que a sociedade possa ter acesso ao conhecimento sobre a biodiversidade.