Rascunho do plano de aula de Ciências
Plano de Aula
Plano de aula: Durações do dia em diferentes pontos da Terra
Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF05CI11 e EF06CI14. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: associação do movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra; As mudanças na sombra de uma vara (gnômon), ao longo do dia e em diferentes períodos do ano, são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos anotarem o horário de nascer e o de ocaso em um mesmo dia em diferentes pontos do planeta utilizando, para isto, o software Stellarium. Posteriormente, eles deverão propor hipóteses dos motivos pelos quais isto acontece, localizando a região em um globo terrestre manual. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: computador(es) com o software Stellarium previamente instalado; globo terrestre (1 por grupo caso for possível). https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sFKcaWnzXrgBeY3WD2KmuSMQMmMmn6NmxGUxW6FZkGfFAQH6C47hK3KTa882/cie6-11tu08--atividade-para-impressao-tutorial-stellarium.pdf para o Mão na massa. Caso a sua escola não tenha acesso à internet há também a opção de imprimir listas com os links disponíveis no slide do Mão na massa.
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as durações do dia em diferentes pontos do planeta Terra. Faça algumas perguntas básicas para eles relembrarem conteúdos prévios ao assunto como: Por que o planeta Terra tem dias e noites? A presença dos dias e noites tem algo a ver com a esfericidade da Terra? Faça também perguntas como: Quantas horas dura o dia em nossa cidade? Essa duração é alterada alguma vez no ano? Geralmente nesta faixa etária os alunos ainda não se atentaram para o fato de o dia ser mais longo no verão e mais curto no inverno. Pergunte também se é possível existir algum ponto no planeta Terra que passa meses sem ter luz solar.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar em Sol da meia-noite. Posteriormente, exponha um vídeo explicativo (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ndlQNicOeso) sobre o Sol da meia-noite experimentado por regiões próximas ao pólo Norte durante o verão, ou seja, durante os meses de junho, julho e agosto. A noite também pode durar alguns meses, em dezembro, janeiro e fevereiro, fenômeno conhecido como noite polar. Faça perguntas como: O que vocês observaram no comportamento do Sol?; Por que vocês acham que isto está ocorrendo? Se preferir, em vez de passar o vídeo você pode explicar a imagem sobre o Sol da meia-noite disponível em: https://www.galeriadometeorito.com/2014/10/sol-da-meia-noite-e-noite-polar-entenda.html
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora e peça aos alunos para que proponham hipóteses de qual a duração do dia no polo Sul. É possível que após a explicação do slide anterior eles suponham que nos pólos os dias possam durar mais. Peça para que eles levantem também hipóteses sobre que características nosso planeta possui que permite termos dias com durações diferentes em diferentes pontos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Projete o slide aos alunos e explique o que eles farão a partir de uma leitura compartilhada. Projete o slide a seguir.
Mão na massa
Orientações: Para a realização desta atividade utilizando a sala de informática, recomendo que você oriente os alunos seguindo o passo a passo disponível em um tutorial https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sFKcaWnzXrgBeY3WD2KmuSMQMmMmn6NmxGUxW6FZkGfFAQH6C47hK3KTa882/cie6-11tu08--atividade-para-impressao-tutorial-stellarium.pdf. Peça para que eles se dividam em grupos de até 5 alunos, atribua uma cidade para cada grupo (cidade de sua escola; Mongu, em Zambia; Dallas, nos EUA; Vorkuta, na Rússia; La Union, no Chile; mais algumas se porventura os alunos fizerem alguma sugestão) e peça para que eles completem a tabela deste slide seguindo as orientações do passo a passo. Caso não haja a possibilidade de os alunos utilizarem computadores, mas a escola tenha acesso à rede, leve um computador com o programa pré-instalado e faça junto a eles a localização de ao menos a cidade onde a escola se localiza, uma do Hemisfério Norte e uma do Hemisfério Sul. Caso a sua escola não tenha acesso à internet, há também a opção de imprimir listas de nascer e pôr do Sol, como a da USP em São Paulo capital (http://www.iag.usp.br/astronomia/nascer-e-ocaso-do-sol) e a de Lisboa/Portugal (https://www.nav.pt/docs/AIS/sunset-sunrise-tables/lppt-lisboa-2018.pdf?sfvrsn=8). Voltando para a sala de aula, a próxima etapa da atividade é a de que cada grupo deverá localizar sua cidade pesquisada utilizando o globo terrestre manual e citar para a sala as durações dos dias encontradas em cada uma das datas. Sugiro que você faça uma grande tabela no quadro como https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hnHXdTjUwrTNEdT86qQ6sAHERkxRBUY4fGRPjfbKzVKpnMPGr7tegYCMTGjJ/cie6-11tu08--mao-na-massa--atividade-para-impressao-tabela.pdf e vá anotando os valores citados pelos alunos a fim de realizarem uma discussão coletiva posteriormente.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Como forma de sistematizar esta aula, faça uma retomada da questão disparadora para que eles deem suas respostas. Espera-se que eles tenham percebido que não há durações diferentes do dia apenas para diferentes pontos do planeta Terra, pois um mesmo local, dependendo da época do ano, pode apresentar diferentes durações do dia. Explique a eles que a Terra possui o eixo inclinado (mostre a figura do slide) e, com isso, há períodos nos quais os dias são maiores que as noites, chamados de solstício de verão. Períodos nos quais as noites são maiores que os dias são chamados de solstício de inverno. Há também períodos em que dia e noite possuem a mesma duração, estes são os equinócios de primavera e outono. Não é necessário aprofundar neste momento a explicação sobre as estações do ano pois na sequência destes planos haverá um específico com esta finalidade. Faça uma simulação da Terra girando ao redor do Sol, um aluno pode representar o Sol enquanto você faz o movimento com o globo terrestre em torno dele. Explique que cada uma dessas voltas completas chamamos de translação e tem a duração de um ano completo. Faça com que eles percebam que os pólos apresentam-se “mais expostos” ao Sol durante metade da volta, e mais “escondidos” na outra metade, o que representa 6 meses, sendo que enquanto um pólo está mais exposto, o outro está mais escondido, por isso os períodos de Sol da meia-noite e de noite polar. Quanto mais próxima dos polos, mais dias de Sol da meia-noite e de noite polar terá a região. Portanto, a duração do dia em diferentes pontos da Terra vai depender da posição desta em relação ao Sol e só ocorre devido ao conjunto de fatores: eixo de inclinação de nosso planeta, movimentos de rotação e translação e, algo muito importante relacionado à habilidade deste plano de aula, a esfericidade da Terra. Isto quer dizer que, se a Terra fosse plana, enquanto um dos polos estivesse iluminado, o outro (ou ao menos parte dele) também estaria.
Para melhorar sua discussão recomendo as seguintes leituras:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- software Stellarium (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam o texto “Sol da meia-noite: entenda esse curioso fenômeno” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora:
- Qual a duração do dia em diferentes pontos da Terra?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Para realizar esta atividade, os estudantes precisarão baixar o software gratuito Stellarium, disponível em https://stellarium.org/pt/. Um tutorial para utilização desse software está disponível na aba “materiais e atividades”.
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Siga as orientações propostas no slide “mão na massa”. Reproduza a tabela em um Google docs para cada grupo. Dessa forma, os estudantes poderão preenchê-la simultaneamente.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes a baixarem e utilizarem o software Stellarium.
Durações do dia em diferentes pontos da Terra
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Associar as diferentes durações do dia em diferentes pontos do planeta com a esfericidade da Terra
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Professor-autor: Eloísa de Souza Carvalho
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF05CI11 e EF06CI14. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: associação do movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra; As mudanças na sombra de uma vara (gnômon), ao longo do dia e em diferentes períodos do ano, são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos anotarem o horário de nascer e o de ocaso em um mesmo dia em diferentes pontos do planeta utilizando, para isto, o software Stellarium. Posteriormente, eles deverão propor hipóteses dos motivos pelos quais isto acontece, localizando a região em um globo terrestre manual. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.