Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU02, CIE6_10TU03). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre os processos de formação dos combustíveis fósseis. A formação dos combustíveis fósseis ocorreu há milhões de anos, principalmente por meio da decomposição incompleta de animais, vegetais e algas, permitindo a formação do petróleo, carvão mineral e gás natural. O petróleo, por exemplo, serve de matéria-prima para produção de combustíveis (como a gasolina e o diesel, por exemplo) e para a fabricação de outros materiais, como o plástico e o isopor. Estes compostos funcionam como fonte de energia pela grande quantidade de moléculas de carbono que os formam. Os estudos dos fósseis surgiram com o início da extração de carvão mineral como combustível fóssil, na Primeira Revolução Industrial, especialmente na Inglaterra, entre os séculos XVIII e XIX: com a remoção das jazidas, os fósseis eram revelados e estudados pelos geólogos.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção, caixas de som – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; textos neste link e neste link; caderno, lápis, borracha; materiais recicláveis/reutilizáveis para criação de modelos (caixas, plásticos, embalagens…), tesoura, cola, fita adesiva, tintas, pincéis, cola colorida e canetinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender sobre como os combustíveis fósseis se formaram, por que eles têm esse nome, quais os efeitos que seu uso causa no ambiente e que alternativas podemos utilizar para substituí-los.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o vídeo sobre aquecimento global, disponível neste link. Caso não seja possível projetar o vídeo, acesse o esquema sobre efeito estufa disponível neste link e projete, imprima ou passe no quadro para a turma.
Pergunte para a turma: O que é efeito estufa? O que é aquecimento global? O que os combustíveis fósseis têm a ver com o aquecimento global e o efeito estufa? Qual a relação dos combustíveis fósseis com a poluição da atmosfera? Existe(m) outro(s) tipo(s) de energia(s) mais adequada(s) para diminuir a poluição atmosférica?
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som, aparelho eletrônico com acesso à internet – caso tenha disponível em sua escola, ou material impresso ou registrado no quadro; quadro, giz ou caneta para quadro.
Sugestões de planos de aula sobre efeito estufa e aquecimento global: CIE7_12TU04, CIE7_12TU05 e CIE7_12TU07.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Por que os combustíveis fósseis não são considerados fontes renováveis de energia? Ouça a turma e instigue-os a pensar em respostas possíveis. Relacione as respostas que surgiram na etapa anterior sobre os combustíveis fósseis, poluição atmosférica, efeito estufa e aquecimento global para direcionar os debates neste momento.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou escreva no quadro as instruções. Peça que os estudantes criem modelos (maquetes ou protótipos) para explicar as fontes de energia renováveis e não renováveis, esclarecendo sobre os motivos favoráveis e contrários à utilização de tais energias. Veja as orientações para esta atividade neste link.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção e acesso à internet – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; acesse e imprima os textos diretamente neste link e neste link, ou passe o endereço eletrônico para que os estudantes acessem por meio de aparelhos eletrônicos; caderno, lápis, borracha; materiais recicláveis/reutilizáveis para criação de modelos (caixas, plásticos, embalagens…), tesoura, cola, fita adesiva, tintas, pincéis, cola colorida e canetinhas.
Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, recomendamos as leituras:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_qui_artigo_denises_bueno_arambul.pdf
http://vivamaisverde.com.br/2016/09/aquecimento-global/
http://www.ageneal.pt/content01.asp?BtreeID=00/01&treeID=00/01&auxID=&newsID=8&offset=#content
https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/the-carbon-cycle
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1065929/mod_resource/content/0/cap%205%20A%20Energia%20e%20Seus%20Impactos.pdf
http://www.igc.usp.br/index.php?id=309
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou reproduza o esquema no quadro. Retorne à questão disparadora: Por que os combustíveis fósseis não são considerados fontes renováveis de energia? Explique sobre a formação dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural), os quais se originaram há milhões de anos por meio de processos naturais de fossilização de animais e plantas, após o soterramento em rochas sedimentares. Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono e por isso são largamente usados como combustíveis para queima. Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte. Os estudantes precisam concluir que os combustíveis fósseis levaram milhões de anos para se formar, logo não podem ser considerados fontes renováveis de energia, ou seja, não são inesgotáveis e não são gerados em um intervalo de tempo compatível à escala de tempo da vida humana. Conclua a aula refletindo por que precisamos buscar alternativas a esse tipo de energia. A queima de combustíveis fósseis libera gases nocivos que contribuem ao aumento do efeito estufa e, como consequência, o aquecimento global, que poderá impactar na poluição atmosférica e nas mudanças climáticas.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, recomendamos as leituras:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_geo_uenp_antoniocezardellatonia.pdf
https://www.researchgate.net/publication/315195936_Jogos_como_recurso_didatico_para_o_ensino_de_conceitos_paleontologicos_basicos_aos_estudantes_do_ensino_fundamental
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82372/2/37925.pdf (páginas 10 à 13)
http://sites.unisanta.br/revistaceciliana/edicao_06/1-2012-49-56.pdf