Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência que trabalha as camadas do Planeta Terra. Nele, o foco de trabalho é a hidrosfera e a característica de ciclicidade da água.
Sobre esta aula: Os alunos deverão ser capazes de reconhecer as diferentes possibilidades de ocorrência de água e seu caráter cíclico. Aprenda mais sobre o tema com o artigo seguinte, sobre o ciclo hidrológico e uma proposta de gerenciamento integrado: https://bit.ly/2NMFNv5.
Materiais necessários para a aula: Música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada", disponível no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG. Cinco borrifadores, 15 copos plásticos transparentes (não podem ser copos brancos, pois é para observação de fenômenos. O tamanho indicado é o de 200mL. Caso não encontre copos de plástico transparentes, utilize de vidro), cinco copos de vidro transparentes, cinco seringas de 10mL cada, 15 cubos de gelo, cinco pires e 1 litro de água quente (em torno de 60°C). Cinco atividades impressas, disponíveis no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte o que os alunos já sabem sobre a hidrosfera. Permita que os alunos tragam para a aula o que acham que têm a ver com o tema, como chuvas, rios, oceanos, água para beber, etc.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Execute a música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada" (disponível no Youtube, no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG). Em seguida, pergunte aos alunos que característica eles perceberam na letra. Espera-se respostas como: “a água passa de um lado para o outro”, “a água vem da nuvem e volta para o céu”, “depois que bebemos, a água vai para o esgoto”, etc. Se os alunos não levantarem a hipótese de ciclicidade neste momento, não comente esta ideia com eles, pois será trabalhada nas etapas do “Mão na massa” e na “Sistematização”.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos e peça que prestem atenção nela ao longo dos experimentos do Mão na massa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a sala em cinco grupos e entregue uma folha de atividade para cada grupo. Entregue para cada grupo os seguintes materiais: Experimento 1) um borrifador; Experimento 2) Um copo plástico transparente com água quente até a metade, uma pedra de gelo e um pires de louça; Experimento 3) Dois copos (um deles com terra até quase encher e outro com água) e uma seringa de 10mL; Experimento 4) Um copo transparente e dois cubos de gelo. Leia as instruções da folha com os alunos, um experimento por vez, de modo que todos os grupos façam o mesmo experimento ao mesmo tempo. Faça a gestão do tempo para que os tempos dos experimentos expressos nas folhas entregues aos grupos sejam seguidos. Fixe o tempo para execução da atividade em 15 minutos. Terminados os experimentos, peça que os alunos leiam o texto e discutam entre si, nos grupos, as melhores respostas para o item 3 da folha de atividades.
Materiais necessários para a aula:
- Folha de atividades
- Música "Água", interpretada pelo grupo "Palavra Cantada", disponível no canal da Prof. Giseli Paiva: https://bit.ly/2xfs2BG. Cinco borrifadores, 15 copos plásticos transparentes (não podem ser copos brancos, pois é para observação de fenômenos. O tamanho indicado é o de 200mL. Caso não encontre copos de plástico transparentes, utilize de vidro), cinco copos de vidro transparentes, cinco seringas de 10mL cada, 15 cubos de gelo, cinco pires de louça e 1 litro de água quente (em torno de 60°C).
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Repita a questão disparadora como uma afirmação. Mostre a imagem aos alunos e leia a frase contida na parte inferior do slide. Em seguida, peça que os alunos respondam que fenômenos os números de 1 até 4 representam, baseados em seus experimentos na etapa anterior (Mão na Massa). É esperado que os alunos respondam que o número 1 corresponde à condensação (ou precipitação); o número 2 ao degelo; o número 3 à infiltração e o número 4 à evaporação. Finalize a atividade concluindo com os alunos que a água do Planeta obedece a um ciclo natural e peça que eles desenhem no caderno o esquema acima.