Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca identificar as partes do olho e suas funções. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, acesse o link:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_fis_pdp_claudia_goncalves_machado.pdf
Materiais necessários para a aula: Conforme disponibilidade, escolha as ferramentas tecnológicas: datashow, notebook, caixas de som, sulfites em branco, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, papel pardo ou cartolinas, caneta hidrográfica ou canetinha colorida e fita adesiva.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula, anote no quadro ou projete em um slide e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o olho, suas partes e a função de cada uma destas partes.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide. Na falta de um projetor, leia ou imprima (link para impressão aqui) e cole no quadro.
Diga aos alunos:
- Vamos ajudar o seu Antônio a responder ao filho?
Faça perguntas como:
- Você sabe qual o nome da parte colorida do olho?
- Qual o nome das partes de um olho?
- Para que serve cada parte do olho?
- Como conseguimos identificar as imagens e os objetos ao nosso redor?
Não se preocupe em respondê-las, pois elas serão abordadas no decorrer da aula. Em seguida, comente sobre a atividade que eles realizarão:
- Hoje vocês irão desenhar o olho, identificar as suas partes e as suas funções.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Peça para os alunos pensarem sobre quantas partes tem o nosso olho. Leia a Questão disparadora ou a escreva no quadro. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses. Não se preocupe em responder os questionamentos deles neste momento, apenas estimule-os a pensar.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: O Mão na massa tem um tempo total de 30 minutos, sendo 15 para esta primeira parte e 15 para a segunda parte (Vamos compartilhar - próximo slide). Organize os alunos em duplas. Projete o slide ou imprima o documento do link.
Anote no quadro ou traga escrito em um papel pardo ou cartolina o que os alunos farão e cole no quadro. Distribua folhas de sulfite para que eles desenhem o olho do colega. Peça para que escrevam as partes externas do olho e colem no quadro ou na parede. Em seguida, distribua um desenho do olho interno contendo suas partes, porém sem identificação. Link para impressão aqui.
Distribua também o texto do link.
Peça para os alunos lerem o texto, identificarem e anotarem o nome de cada parte e a função delas de forma resumida. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas que tiverem dúvidas.
Mão na massa
Orientações: Forme um círculo na sala. Promova um debate entre os alunos, favorecendo a troca de ideias entre eles. Faça perguntas como:
- Quais partes do olho vocês identificaram?
- Quais as funções de cada parte que vocês identificaram?
Peça para que os alunos comparem as anotações e veja se elas mudaram ou não. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Oriente os alunos a anotar suas conclusões. Para isso, deixe à disposição folhas de papel pardo ou cartolinas, para que os alunos escrevam as conclusões e colem na parede ou no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Dê 5 minutos para esta atividade. Projete o slide ou imprima o documento do link.
Cole no quadro ou distribua a atividade e peça para que os alunos comparem o desenho do olho externo do colega que foi feito no início da aula e o desenho que eles completaram no momento da leitura do texto. Provavelmente os alunos não terão colocado todas as partes. Peça para que completem as partes que ficaram faltando. Espera-se que consigam identificar as partes do olho.
Sistematização
Orientações: Dê um tempo de 10 minutos para esta atividade. Escreva no quadro de forma coletiva um texto com as funções de cada parte do olho, utilizando as conclusões dos alunos. Se preferir, escreva o nome de cada parte. Peça para os alunos irem falando as funções de cada uma e anote no quadro, adequando as informações da melhor forma possível. Se achar necessário utilize o texto de apoio no link.
Peça que eles comparem o texto do quadro com o cartaz feito por eles na segunda parte do Mão na massa, sobre as funções do olho e, se necessário, façam as correções. Retome a questão disparadora: Do que é composto o nosso olho? e a pergunta do contexto: Mas para que serve a parte colorida do olho? Reforce com os alunos o que eles leram no texto. Espera-se que os alunos tenham entendido e consigam identificar as funções do olho.