Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Para o aluno operar com números decimais utilizando como recurso a reta numerada, o mesmo precisa identificar o posicionamento desses números na reta. Reconhecendo a parte inteira e a parte decimal, como também a importância da vírgula.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre a localização de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 4,7 está mais próximo de 4 ou 5?
- O número 5,2 está mais próximo de 5 ou 6?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.
Orientação: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os a analisarem os dados do problema para assim criarem a melhor estratégia para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado e sua compreensão quanto aos números decimais, se identificam a parte inteira e a decimal. Certifique-se também se reconhecem cada unidade na reta numerada e que a mesma pode ser dividida em 10 partes menores, obtendo os décimos, e cada décimo pode ser dividido em 10 partes menores que correspondem aos centésimos e assim por diante.
Na reta, a representação dos inteiros corresponde a medida de metros, e ao dividi-lo em 10 partes, temos a representação dos decímetros.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
Materiais complementares
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.
Orientação: Lembre aos alunos que existem diferentes objetos utilizados para medir comprimento. Interessante nesta atividade permitir que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça a eles que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo, para que os alunos consigam desenvolvê-lo autonomamente.
Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Quantos centímetros há em cada metro?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (5 - 6) = 20 minutos.
Orientação: Permita que os alunos manuseiem a fita métrica para realizar esta atividade, até mesmo para ter uma noção mais próxima da realidade. Peça que verifiquem que o metro pode ser dividido em 10 partes iguais, e cada uma representa a décima parte do metro, e que cada parte pode ser dividida novamente em 10 partes, cada uma correspondendo a centésima parte do metro, explique que, nesse caso, estes espaços são chamados de centímetro, ressalvando as abreviaturas (m = metros e cm= centímetro).
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Quantos centímetros há em cada metro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a fita métrica ou mesmo a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade representada nessa reta?
- A medida apresentada das girafas está em qual unidade de medida?
- Você consegue lembrar de algo que tenha 6 metros de altura?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 5,5 m corresponde a 55 décimos do metro?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 7 - 13) = 12 minutos.
Orientações: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores. Lembre novamente da relação entre as unidade de medida.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- O número 1,7 m está mais próximo de qual número natural?
- O número 5,5 m corresponde a quantos centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: (Slides 10 - 13) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura do slide, para assim compreender o raciocínio de cada jogador apresentado, interpretando os acertos e os erros.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Você entendeu o raciocínio de Cauê?
- Você pensou diferente para responder?
- Qual será a confusão feita por Mariana na resolução?
Sistematização
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de subtrições de números decimais?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais usando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais cuidados devemos tomar ao utilizar a reta numerada para o cálculo de adições de números decimais?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala e observe alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar na aprendizagem proposta, então procure identificar e registrar os comentários e dúvidas de cada aluno.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre resolução de situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Qual os dados que serão utilizados na resolução do problema?
- Qual unidade de medida está sendo utilizada?
- Ele já percorreu mais da metade do percurso?
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar