Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas envolvendo subtração de números decimais
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com adição e subtração de números racionais
Descrição
Problemas envolvendo subtração de números decimais
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações problema envolvendo a subtração de números decimais.
Conceito-chave
Números decimais, subtração.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais;
Identificação de ordem nos números decimais
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações problema envolvendo a subtração de números decimais.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a subtração de números decimais.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de números decimais, é necessário que os mesmos compreendam a relação de ordem nos números decimais e entendam o sentido da vírgula nos mesmos.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre o conceito de número decimal.
Discuta com a turma:
- Qual dos dois gatos é menor?
- A diferença entre os gatos é maior ou menor que 1 cm?
- Quem está mais próximo, Pompom de 22 cm ou Floquinho de 21 cm?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar na resolução da atividade, material concreto, ou seja, material dourado, ábaco ou outro recurso.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Qual o chocolate é mais caro? Qual o mais barato?
- Quanto Roberta tinha em dinheiro?
- Quais chocolates Roberta poderia comprar com o dinheiro que tinha?
- Se comprasse o Chocolate Maravilha ficaria faltando quanto? E se comprasse o Chocolate Delícia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Professor, nesta atividade se pede que haja uma comparação entre o chocolate mais caro e o mais barato. Antes da realização da operação de subtração em si, é preciso estipular qual o maior e qual o menor valor dos chocolates, ou seja, a relação de ordem, fato este indispensável para o entendimento de todo o contexto.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- A diferença entre o preço dos chocolate mais caro e o mais barato é maior ou menor que o dinheiro que Roberta tinha?
Materiais complementares:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. A resolução desta atividade favorece a compreensão das relações entre as ordens, pois os alunos começam a trabalhar a decomposição para a resolução de problemas subtrativos, neste caso, foi abordada a decomposição da unidade em décimos .
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação:Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
- Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. Nesse caso, foi representado o valor dos dois chocolates, para que o aluno tenha clareza que irá subtrair o valor do chocolate Croc do valor do chocolate Delícia, e assim perceber a necessidade de realizar a decomposição.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição de unidade em décimos. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna compreensivo. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração com reagrupamento.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
- Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
- Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Para subtrair números decimais, quais os cuidados que devemos tomar?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente foi preciso a leitura, interpretação e a coleta dos dados apresentados no problema, identificando os que são fundamentais para a resolução. Em seguida, a identificação da operação a ser realizada para a resolução.
O posicionamento da vírgula e seu conceito, dividindo a parte inteira da decimal, deve estar bem claro para os alunos, pois a partir dali, conseguirão resolver a situação problema.
Propósito: Discutir pontos essenciais para a resolução de problemas envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Por que é importante observar a posição da vírgula?
- Quando não consigo subtrair um número do outro por este ser menor, qual o procedimento devo adotar?
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar o aprendizado dos alunos na resolução de situação problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Depois de achar a resposta, seria possível tirar mais um copo de leite? E mais dois? Sobraria quanto?
Materiais complementares
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM03 - slides com erro
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade principal, Sistematização e Encerramento
Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Sugerimos que você envie os problemas propostos para os alunos em formato de texto ou mesmo compartilhando os slides. Solicite que os alunos registrem suas resoluções e as compartilhem. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, com suas palavras, quais cuidados devem ser tomados ao realizar a operação de subtração com números decimais. Caso sinta necessidade, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Encerramento
Professor(a), envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos envie suas respostas em formato de texto ou imagem. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é uma conversa informal sobre o valor pago nas contas de energia nos últimos meses. Sugira perguntas como:
- Será que o consumo de energia aumentou ou diminuiu?
- Qual a diferença de valor pago neste mês e no mês passado?
- Qual a diferença de consumo entre este mês e o mês passado?
Problemas envolvendo subtração de números decimais
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações problema envolvendo a subtração de números decimais.
Conceito-chave
Números decimais, subtração.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais;
Identificação de ordem nos números decimais
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação.