Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais, é necessário que, inicialmente, o conceito de posicionamento da vírgula já esteja presente de forma consolidada, compreendendo o que representa a ordem ocupada por cada algarismo.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre posicionamento da vírgula e o valor posicional de cada algarismo em número decimal.
Discuta com a turma:
- A posição da vírgula altera em algo o valor do número?
- Esses números têm o mesmo valor?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e, após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas as soluções e os modos em que chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais.
Discuta com a turma:
- Qual o animal mais pesado?
- Qual operação devemos fazer para achar a resposta?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e, após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas as soluções e os modos em que chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais.
Discuta com a turma:
- Qual operação devemos fazer para encontrar o que a situação-problema pede?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientação: O processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independentemente do método a ser utilizado. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientação: O processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independente da estratégia a ser utilizada. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal por meio do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, os ajudam a compreender a decomposição presente nas operações de subtração.
Neste caso, podemos decompor 1 décimo em 10 centésimos, possibilitando a operação de subtração. Da mesma forma, podemos decompor 1 dezena e 10 unidades, tornando a operação realizável com o ábaco.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.
Discuta com a turma:
- Existem maneiras diferentes de representar esse número usando o ábaco?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração da transformação com este material, o ábaco, ajuda a criança a compreender a decomposição presente nas operações de subtração.
Observe que fizemos a transformação de 1 décimo (bolinha vermelha do primeiro ábaco) em 10 centésimos (bolinhas verdes do primeiro ábaco). Da mesma forma, fizemos a transformação de 1 dezena (bolinha vermelha do terceiro ábaco) em 10 unidades (bolinhas verdes do terceiro ábaco). Com essas transformações, a subtração pode ser feita normalmente. Certifique-se que os alunos entenderam o propósito de tais transformações.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.
Discuta com a turma:
- Existem maneiras diferentes de representar esse número usando o ábaco?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientação: O processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independentemente da estratégia a ser utilizada. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais, utilizando o método da decomposição.
Discuta com a turma:
- Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal por meio do ábaco. A demonstração da transformação com esse material, o ábaco, ajuda a criança a compreender a decomposição presente nas operações de subtração, ou seja, com o material, a criança entende que para efetuar a subtração é necessário transformar 1 dezena (representada pela bolinha vermelha no primeiro ábaco) em 10 unidades (representada pela bolinha verde no primeiro ábaco). Da mesma forma, no segundo ábaco, a transformação de uma unidade em 10 décimos e, por último, no terceiro ábaco, 1 décimo em 10 centésimos. Com estas transformações, a operação fica possível.
Propósito: Solucionar situações-problema, envolvendo subtração de números decimais com o ábaco.
Discuta com a turma:
- Existem maneiras diferentes de representar este número usando o ábaco?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas estratégias, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de subtração dos valores coletados no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Importante atentar para o fato que as transformações foram fundamentais para o cálculo das operações.
Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução de subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Por que é importante conseguir fazer as transformações de unidades em décimos e de décimos em centésimos?
Raio-X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação à resolução de problemas com números decimais com duas casas decimais.
Discuta com a turma:
- Depois que eles dirigiram o carro, a distância aumentou ou diminuiu?
Materiais complementares para impressão
Raio-x
Resolução do raio-x
Atividade complementar
Resolução do atividade complementar