Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas de adição de números decimais com duas casas decimais
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com adição e subtração de números racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.
Conceito-chave
Números decimais, adição, cálculo mental, centésimos.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais;
Identificação de ordem nos números decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais, é necessário que, inicialmente, o conceito de posicionamento da vírgula já esteja presente de forma consolidada, compreendendo o que representa a ordem ocupada por cada algarismo.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre posicionamento da vírgula e o valor posicional de cada algarismo no número decimal.
Discuta com a turma:
- O que representa o algarismo 1? E o 2? E o 5?
- Se mudarmos eles de lugar, mudaria o valor do número?
- O saco de balas é maior ou menor que 1,5kg?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.
Discuta com a turma:
- De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
- De Quanto Daniel precisaria para poder comprar o lanche escolhido por ele?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.
Discuta com a turma:
- De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
- Será que com o dinheiro que Daniel tinha era possível pagar o lanche que Ana escolheu?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, este é um momento importante, pois uma vez encerrada a parte de cálculos, será preciso que o aluno analise o comando do enunciado para poder dar a resposta. Mesmo operando corretamente a adição, precisa interpretar e retomar o que foi solicitado no problema. Desta forma, é importante que estimule o aluno orientando a uma leitura completa do problema e da questão principal apresentada no enunciado.
Propósito: Responder corretamente ao comando do enunciado, uma vez tendo realizado os cálculos necessários.
Discuta com a turma:
- Porque Daniel não pode comprar o lanche? (Professor, com esta pergunta está sendo reforçada a noção da relação de ordem)
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).
Discuta com a turma:
- Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).
Discuta com a turma:
- Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.
Discuta com a turma:
- Porque Daniel gastou mais que Ana?
- Com o dinheiro que Daniel tinha, seria possível comprar o lanche que Ana escolheu?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min
Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).
Discuta com a turma:
- Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas formas de representação do problema e o método de cálculo, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de adição dos valores coletados no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Para a correta resolução da operação, a posição da vírgula deve ser respeitada e para isto os alunos devem ter essa noção consolidada.
Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução da adição de números decimais.
Discuta com a turma:
- Por que é importante observar a posição da vírgula?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos relacionados a adição de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Qual embalagem é a maior?
- A quantidade foi maior ou menor que 1 litro?
- Quanto ela levou a mais do que 1 litro?
Materiais complementares para impressão:
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Envie para os alunos o problema apresentado nesta etapa da aula e solicite que eles compartilhem suas respostas, que podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto. Envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos enviem suas respostas também em formato de texto.
Atividade principal
Professor(a), envie para os alunos os problemas propostos nesta etapa. Sugerimos que as imagens dos slides sejam disponibilizadas, visto que possuem uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos verbalizem suas estratégias de resolução.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos sobre as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode compartilhar a imagem dos slides ou mesmo a resolução presente neste link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/upE2sVDVY95BGWGeg9v8UQwdWNzSWXhsdtjg9g4czEbYk4eXWwf2hTkSsMGq/resol-ativaula-mat5-08num04.pdf . Envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de imagem.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, com suas palavras, quais procedimentos devemos adotar quando realizamos uma adição de números decimais com duas casas. Caso considere necessário compartilhe com os estudantes o slide disponível nesta etapa da atividade.
Raio X
Professor(a), o problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Eles podem utilizar a atividade presente no Raio X para “realizar” uma compra das bebidas que seus familiares preferem. Quantas bebidas seriam compradas e qual seria o valor gasto?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.
Conceito-chave
Números decimais, adição, cálculo mental, centésimos.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais;
Identificação de ordem nos números decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação;