Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Contorno de sólidos geométricos
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Proponha que os alunos façam a observação das faces do sólido que foram obtidas, levantando hipóteses sobre qual sólido pode ser formado com essas figuras, sempre socializando com a turma para que todos possam justificar suas escolhas.
Propósito: Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
Discuta com a turma:
Por quantas faces é formado esse sólido geométrico? (5 faces)
Qual polígono aparece em cada uma de suas faces? (Aparecem três triângulos e um quadrado)
Planificando formas
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Como a atividade apresenta 9 sólidos geométricos diferentes, separe-os de três em três e divida a turma em 6 grupos, onde cada duas equipes trabalhará com o mesmo trio de sólidos. Para isso você precisará do dobro de sólidos que aparecem na questão, ou seja, 18 sólidos. (Duas equipes trabalhando com o mesmo trio de sólido é possível verificar se ambas obtiveram a mesma resposta ou não, possibilitando assim uma melhor discussão da solução).
Para a realização da atividade utilize diferentes tipos de embalagens, caixas ou objetos que se assemelham às formas ilustradas no slide ou confeccione-os com antecedência. Proponha que os alunos façam o contorno de cada uma das faces da figura espacial e pinte-as na sequência. Após finalizado, peça que desmontem as embalagens para observar suas planificações.
Compare as planificações com os desenhos obtidos e identifiquem quais figuras geométricas planas os formaram.
Propósito: Identificar figuras geométricas planas que formam uma representação de sólido, por meio de contorno de suas faces.
Discuta com a turma:
Quais figuras são obtidas ao contornar determinado sólido? (Resposta pessoal, depende de qual sólido estará sendo contornado)
As figuras obtidas nos contornos são as mesmas encontradas nas planificações dos sólidos? ( Espera-se que sim, caso a resposta seja não, o aluno pode ter deixado de contornar alguma das faces do sólido).
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Representando faces dos sólidos
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.
Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.
Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.
Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.
Discuta com a turma:
Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?
(A esfera por ter uma superfície curva contínua)
Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?
(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).
Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?
O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.
Representando faces dos sólidos
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.
Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.
Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.
Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.
Discuta com a turma:
Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?
(A esfera por ter uma superfície curva contínua)
Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?
(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).
Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?
O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.
Representando faces dos sólidos
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.
Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.
Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.
Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.
Discuta com a turma:
Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?
(A esfera por ter uma superfície curva contínua)
Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?
(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).
Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?
O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.
Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a turma:
O que aprendemos hoje na aula? (Resposta pessoal)
Reconhecendo Planificações
Tempo sugerido:10 minutos
Orientações: Nessa atividade, as crianças poderão desenhar a planificação da caixa para construírem suas respostas.
Propósito: Determinar a planificação que constitui o modelo da caixa.
Discuta com a turma:
Que figura geométrica espacial se assemelha a caixa? (Um cubo).
Quantas faces tem o novo modelo de caixa? (6 faces)
Qual polígono se assemelha o desenho de cada face? (Quadrado)
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção