Plano de Aula

Plano de aula: Medidas de massa e suas equivalências

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosélia Sezerino Fenner

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

Identificar  a relação proporcional entre as unidades de medidas  de massa convencionais (g) e não convencionais (xícara e colher).

Conceito-chave

Medidas de massa arbitrária

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, caderno:
  • Atividade impressa ou não para colar no caderno;
  • Pacotes de feijão de 1kg ( 4 a 5, de acordo com número de grupos que vai ser formado)
  • Xícaras (240mL), 4 a 5,  colheres (sopa), colheres (chá) e colheres (café), 4 a 5 de cada uma;
  • Aproximadamente 1 metro de papel para cartaz;
  • Balança de cozinha preferencialmente, ou uma outra para “pesar”  pequenas quantidades;
  • Forminhas de cupcake (opcional);
  • Utensílios de cozinha (opcional);
  • Reserva de local para preparo de receita, cozinha ou refeitório (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar  a relação proporcional entre as unidades de medidas  de massa convencionais (g) e não convencionais (xícara e colher).