Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar qual fração é maior.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Foi usada a maior parte da barra com as trufas, pois 9/12 é maior que ¼.
Acesse aqui atividades complementares.
Propósito: Propor uma situação onde seja necessário comparar frações com diferentes denominadores.
Discuta com a turma:
? Que fração representa a parte usada para a cobertura do bolo?
? Que fração representa a parte usada para as trufas?
? Qual das duas frações é a maior?
? O que você observou na comparação das frações para definir qual era a maior?
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para comparar frações, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste trunfo. O título das cartas representa a raça de cães. A primeira coluna apresenta as 5 características que serão observadas. A segunda coluna conta com a pontuação destinada à característica.
Site consultado: < http://tudosobrecachorros.com.br/racas-de-cachorros/ >
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar a primeira parte das regras do jogo.
Discuta com a turma:
? O que os números de 1 a 5 representam nas cartas?
? O que as frações representam?
? O que será comparado neste jogo?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Neste momento esclareça como as rodadas ocorrerão e o que eles devem observar. Orientar que as comparações ocorrerão através das frações que representam os pontos das características dos cães. O primeiro passo para a comparação entre as frações é saber se ela representa menor que a metade (1/6 e 4/12 por exemplo), exatamente a metade (½) ou maior que a metade (2/3 e 5/6 por exemplo). Somente com essa comparação, já é possível definir quem ganha a rodada. Caso exista mais de um jogador com as maiores frações, ressaltar que neste momento deverão encontrar frações equivalentes para a comparação, por exemplo, para comparar as frações 2/3 e 5/6 é necessário encontrar uma fração equivalente às duas que apresente o mesmo denominador para então compará-las e definir qual a maior. Neste exemplo, o denominador deverá ser 6, a fração 2/3 ficará 4/6 e a fração 5/6 permanecerá igual. Comparando as duas frações, 4/6 e 5/6, a fração 5/6 é maior.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.
Discuta com a turma:
? O que as frações das habilidades têm em comum?
? Como é definido qual fração é maior?
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Explicar como será definido o vencedor de cada jogada e quem vence o jogo.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar a última parte das regras do jogo.
Discuta com a turma:
? O que deve ser feito se mais de um jogador ter fração equivalente a do colega na comparação nas cartas?
? Qual a melhor estratégia para escolher a carta para usar na rodada?
? Qual a melhor estratégia se cair o número 6 do dado?
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.
Discuta com a turma:
? O que deve ser feito antes de se comparar as frações?
? Qual a melhor estratégia se cair o número 6 do dado?
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos
Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada foi lançado o dado e foi tirado 2. Desta maneira, será observada a característica de número 2 das cartas - Brincalhão. As cartas escolhidas pelos jogadores foram das raças: Fox Paulistinha, Lhasa Apso e Poodle. Confirmar com os alunos as frações que serão comparadas nesta rodada.
Propósito: Iniciar a discussão sobre a comparação de frações.
Discuta com a turma:
? Qual será a característica observada?
? Quais as frações que estão representadas, nesta característica, nas três cartas selecionadas?
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos
Orientações: Agora será discutido quem será o vencedor desta rodada. Confirmar com os alunos a fração que cada criança irá comparar: Guilherme 4/4; Ana 1/2 e Mariana 5/6. Fazer a pergunta proposta no slide: “Qual criança ganhou esta rodada?”. Nesta rodada, Guilherme ganhou, pois sua fração representa a maior quantidade do jogo, 1 inteiro. Também, é possível definir como ganhador, encontrando frações equivalentes. Para que a fração de Guilherme e Ana possuam o mesmo denominador para comparar, ficará 4/4 e 2/4. Sendo a fração de Guilherme maior. Comparando as frações de Guilherme e Mariana com um mesmo denominador, ficará as frações equivalente às de sua cartas, respectivamente, 12/12 e 10/12, a de Guilherme ainda será a maior fração.
Propósito: Comparar as cartas de uma jogada e definir quem é o vencedor.
Discuta com a turma:
? Quais frações foram observadas nesta rodada?
? O que foi necessário fazer para definir qual era a maior fração?
? Entre Ana e Mariana, qual possui a maior fração?
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos
Orientações: Neste momento, serão discutidas estratégias para escolher a carta para uma jogada quando sair o 6 no dado, quando o jogador escolhe a característica que será observada. Com as cartas que Guilherme possui em mãos, a melhor escolha são as habilidades que possui a fração 4/4, que é a maior fração encontrada no jogo, que aparece na característica “brincalhão” na carta do Bull Terrier e na característica de “guarda” no Chow Chow, garantindo no mínimo um empate com outro jogador.
Propósito: Discutir estratégias para escolha de uma carta.
Discuta com a turma:
? O que deve ser feito quando sair o número 6 no dado?
? Quais características de quais cães ele poderia escolher?
? Por que ele deveria fazer estas escolhas?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.
Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.
Discuta com a turma:
? Quais foram as estratégias utilizadas para a comparação de frações com denominadores diferentes?
? O que foi necessário fazer para conseguir comparar estas frações?
Acesse aqui atividades complementares.
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem-na. Circule pela sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de comparação de números racionais.
Discuta com a turma:
- O que é observado para ordenar frações com o mesmo denominador?
Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Materiais complementares:
Raio X
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução do atividade complementar