Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta e como fizeram para obtê-la. É importante pedir para que verbalizem o que observam para identificar o conhecimento construído pelas mesmas.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Ana, Daniel e Diogo percorreram a mesma distância. Bernardo e Clarice também apresentam a mesma distância.
Propósito: Propor uma situação onde seja necessário encontrar números decimais correspondentes.
Discuta com a turma:
? O que você observou para determinar que os números decimais representavam a mesma distância?
? Quais alunos apresentam a mesma distância
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno identifique igualdades e desigualdades entre números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas e o os cartões deste jogo.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar as cartas do jogo “Cara a Cara Decimal”.
Discuta com a turma:
? O que é representado nas cartas?
? O que é representado nos cartões?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer. Professor, importante orientar que as cartas sorteadas aparecerão os números decimais correspondentes aos apresentados nos cartões, assim eles deverão identificá-los.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.
Discuta com a turma:
? O que deve ser feito em cada rodada?
? Qual a melhor estratégia para formular perguntas para encontrar o número decimal?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.
Discuta com a turma:
? O que os jogadores não podem esquecer em todas as rodadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).
Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada que será discutida temos as perguntas feitas por Cauê e as respostas de Mariana. Com a primeira resposta de Mariana, podemos eliminar todos os números maiores que 0,5 (0,600 - 0,7 - 0,8 - 0,9), que eliminamos com o símbolo < (menor que).
Propósito: Iniciar a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.
Discuta com a turma:
? As perguntas de Cauê o ajudaram a eliminar vários números?
? Quais números restaram no cartão de Cauê após a pergunta?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).
Orientações: Este é o momento de observação a discussão dos exemplos de jogadas. Na segunda jogada que será discutida temos uma pergunta feita por Mariana e a resposta de Cauê. A situação propõe que os alunos pensem na próxima pergunta que Mariana poderá fazer para acertar a carta de Cauê. Com a primeira resposta de Cauê, podemos eliminar todos os números maiores que 0,1 (0,300 - 0,2 - 0,400 - 0,50 - 0,600 - 0,70 - 0,8 - 0,9 e 0,11), eliminados com o símbolo < (menor que).
Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.
Discuta com a turma:
? As perguntas de Mariana irá ajudá-la a eliminar vários números?
? Quais perguntas ela poderá fazer para eliminar os próximos números?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).
Orientações: Com a segunda pergunta de Cauê e a resposta de Mariana, eliminamos os números 0,1 - 0,02 - 0,2 - 0,01 - 0,03 - 0,05 - 0,04 - 0,06 - 0,07 - 0,08 - 0,09 e 0,11, com o símbolo > (maior que), restando apenas os números 0,300, 0,400 e 0,50.
Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.
Discuta com a turma:
? As perguntas de Cauê o ajudaram a eliminar vários números?
? Quais números restaram no cartão de Cauê após as duas perguntas?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).
Orientações: Com a segunda pergunta de Mariana e a resposta de Cauê, eliminamos os números menores que 0,05 (0,01 - 0,02 - 0,03 - 0,04 e 0,05); eliminado-os com o símbolo > (maior que), restando os números 0,06 - 0,07 - 0,08 e 0,09.
Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.
Discuta com a turma:
? As perguntas de Mariana ajudaram a eliminar vários números?
? Quais perguntas ela poderá fazer para eliminar os próximos números?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 - 11).
Orientações: Restando apenas os números 0,300, 0,400 e 0,50, pedir para que os alunos verbalizem quais perguntas ele poderia fazer à Mariana para acertar a carta.
Propósito: Dar continuidade a discussão sobre a igualdade entre os números decimais.
Discuta com a turma:
? As perguntas de Cauê o ajudaram a ganhar o jogo?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade registrando as observações feitas no jogo.
Propósito: Realizar um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.
Discuta com a turma:
? Quais foram as estratégias utilizadas para identificar igualdade entre os números decimais?
? O que foi necessário observar para conseguir identificar a igualdade entre os números decimais?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na resolução da situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.
Discuta com a turma:
- Quais números representam a mesma quantidade?
- O que você observou para definir?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar