Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie a aula retomando que podemos obter o mesmo resultado em operações com valores diferentes, e que ao acrescentar o mesmo valor nas duas operações, continuaremos obtendo o mesmo resultado. Apresente o slide,ou escreva n quadro e faça leitura com a turma para diagnosticar o que eles lembram sobre igualdade, adição e equivalência.
Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca da equivalência em adições e subtrações.
Discuta com a turma:
- Os resultados das operações ficaram diferentes ao adicionar 50 em ambos os lados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slide 4 e 5 )
Orientação: Esta atividade poderá ser realizada em grupo ou individualmente. Imprima a atividade e entregue uma cópia da atividade para cada aluno e peça que leiam com atenção ao enunciado e grifem os dados que consideram importantes para realização da atividade. Aproveite para comentar com os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. Circule na sala enquanto estão resolvendo a atividade e verifique se há dúvidas na resolução do problema, e caso perceba alguma dificuldade, faça perguntas que auxilie na resolução. Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos possíveis dificuldades. No arquivo leitura complementar tem uma sugestão de jogo da memória - equivalência, esse material poderá ser utilizado em uma próxima aula.
Propósito: Fazer a leitura para levantar dados na situação -problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.
Discuta com a turma:
- Quais os dados apresentados no enunciado deste problema poderão serem utilizados para solucioná-lo?
- Quais informações temos da quantidade de ingredientes que devem ser utilizados por Cidinha e Eliane no recheios?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Sugestão: Jogo Complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slide 4 e 5 )
Orientação: O aluno poderá utilizar a estratégia que achar melhor para resolvê-la. No momento da resolução, percorra pela sala observando a resolução da atividade e, se necessário, faça intervenções individuais para auxiliar aqueles com mais dificuldades. A primeira situação proposta envolve a ideia de retirar certo ingrediente, enquanto a segunda sugere acrescentar um ingrediente que não consta na receita. Uma traz a subtração e a outra uma adição.
Propósito: Fazer a leitura para levantar dados na situação-problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.
Discuta com a turma:
- O que elas precisam fazer para conseguir a quantidade total de ingredientes, sem colocar o milho?
- Se somente Eliane adicionar 200 gramas de azeitona, elas teriam a mesma quantidade final?
- Ao adicionar 200 gramas de azeitonas na receita de Eliane e de Cidinha o que percebemos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)
Orientação: Leia o enunciado com os alunos e comente cada etapa para resolução, orientando-os na resolução do problema. Comente com os alunos a quantidade de cada ingrediente Eliane já tem, e oriente os passos seguintes para descobrir a quantidade de carne que deve comprar para conseguir fazer a receita de acordo com as instruções.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Os dados que temos sobre a quantidade de ingredientes de Eliane estão completos? Com eles consigo solucionar o que foi proposto?
- Adicionando os ingredientes que Eliane tem, atingiu o peso final do recheio?
Material complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 a 11)
Orientação: Comente com os alunos que temos a quantidade de ingredientes que Eliane já tem, e sabemos o peso total de calorias a ser utilizado na receita. Oriente sobre os seguintes passos para descobrir a quantidade de carne que ela deve comprar.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Temos o total dos ingredientes que Eliane já tem. Devo adicionar ou subtraí-los para encontrar a quantidade de carne que ela deve comprar?
- Posso utilizar outras estratégias para encontrar a quantidade de carne? Quais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)
Orientação: Discuta com os alunos quais procedimentos podemos utilizar para certificar se a quantidade de ingredientes que Cidinha está utilizando está de acordo com as instruções da receita e oriente os passos que poderão utilizar.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Temos o peso de cada ingrediente que serão utilizados por Cidinha, posso certificar se está de acordo com a quantidade total de ingredientes do recheio? Como posso fazer isso?
- Posso utilizar outras estratégias ?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)
Orientação: As intervenções pedagógicas pelo professor são essenciais para encorajar e estimular os alunos a se tornarem autônomos na produção de conhecimentos matemáticos, por isso, sempre que necessário, faça intervenções, saiba ouvi-los, tente compreender as abordagens desenvolvidas por eles. Após a resolução do problema proposto, comente com os alunos que ao retirarmos o milho da receita dos ingredientes do recheio, a quantidade de ingredientes do recheio modifica.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Ao retirar o milho dos ingredientes do recheio Cidinha terá 1 002 gramas de ingredientes para o recheio, poderá aumentar a quantidade dos outros ingredientes para ter a quantidade total indicada na receita?
- Ao retirar o milho dos ingredientes do recheio Eliane terá 1 132 gramas de ingredientes para o recheio, poderá aumentar a quantidade nos outros dois ingredientes ou somente em um para ter a quantidade total indicada na receita?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)
Orientação: Após a resolução do problema proposto, comente com os alunos que ao adicionarmos a mesma quantidade de ingrediente nas duas receitas, qual será a quantidade de ingredientes?
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- O que você percebe ao adicionar a mesma quantidade de azeitonas nas duas receitas?
- Isto acontecerá se somente Eliane adicionar 200 gramas a sua receita? Por que?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)
Orientação: Discuta com os alunos o resultado encontrado, mostrando que existe uma igualdade entre a quantidade de ingredientes utilizados por Cidinha e Eliane. Deixe que eles socialize as observações sobre a conclusão apresentada.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Somando a quantidade de milho, a quantidade de carne e a quantidade de batata do recheio de Cidinha, que resultado encontraremos?
- Somando a quantidade de milho, carne e batatas do recheio de Eliane, encontraremos qual resultado.
- A quantidade de carne que Cidinha utilizou foi a mesma quantidade utilizada por Eliane?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a importância de ler com atenção a situação-problema, e que a escolha da estratégia dependerá da situação-problema dada, e para encontrar o termo desconhecido não podemos esquecer que há equivalência entre as operações de adição e subtração.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Imprima a atividade e peça que resolvam individualmente. Permita que os alunos exponham suas estratégias e o resultado encontrado. Você poderá utilizar outras atividades para reforçar o que foi estudado, e até mesmo esclarecer algumas dúvidas que ainda exista a respeito do mesmo. Para isso, veja as atividades complementares.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da utilização das estratégias de cálculo para resolver situação-problema apresentando um valor desconhecido, e percebendo a equivalência entre adições e subtrações.
Discuta com a turma:
- Como são as fichas apresentadas ? O que contém nelas?
- Todas as fichas possuem o mesmo tipo de operação? Quais as operações contidas nas fichas?
- Todas as operações estão completas? O que você faria para completá-las?
Material complementar.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar