Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, nem mesmo corrigir caso apresentem uma resposta errada, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que será tratado nesta aula. Caso sinta necessidade, registre as hipóteses que forem apresentadas neste momento e deixe visível no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome alguma.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Felipe e Marina poderão brincar na roda gigante.
Propósito: Levantar hipóteses e estratégias com seus alunos sobre os números decimais, sendo que para a realização da mesma deverão ter construído conceitos sobre o assunto.
Discuta com a turma:
? Quais são as alturas das crianças?
? Qual é a altura mínima para brincar na roda gigante?
? Como você fez para determinar quem poderia ir no brinquedo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Mostre o tabuleiro do jogo e peça que observem as fichas que serão utilizadas, para isso, a dupla de alunos deverá ter a sua disposição uma cópia do tabuleiro, as 72 fichas disponíveis para o jogo e os dois peões. Mostre a eles onde é a base da escada e onde é o objetivo de chegarem, o topo dela (descrita com o número 8). Oriente que cada jogador terá seu lado da escada para subir.
Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.
Discuta com os alunos:
? Qual o objetivo do jogo?
? O que tem nas fichas?
? O que vocês observam nelas?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Sugestões de leitura e outros planos de aula – Nova Escola:
O que são números racionais (link)
Introdução aos números decimais (link)
O Uso das moedas e os números decimais (link)
Jogos on-line – Nova Escola:
Siga as regras (link)
Três dígitos decimais (link)
Loja de monstros (link)
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia as regras do jogo que os alunos receberam (encontra-se no material para impressão) e esclareça eventuais dúvidas que surgirem. Após as regras terem sido esclarecidas, permita que eles joguem em duplas e vá caminhando pela sala e observando as estratégias de cada um para ordenar os números sorteados.
Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.
Discuta com a dupla:
? Como você fez para organizar os números sorteados?
? O que você observava primeiro?
? Se os décimos fossem iguais, o que você fazia?
? Se você tivesse que explicar para uma pessoa o que ela deve fazer para ordenar números decimais, como você faria?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia as regras do jogo que os alunos receberam (encontra-se no material para impressão) e esclareça eventuais dúvidas que surgirem. Após as regras terem sido esclarecidas, permita que eles joguem em duplas e vá caminhando pela sala e observando as estratégias de cada um para ordenar os números sorteados.
Propósito: Propor um jogo onde seja necessário ordenar números decimais.
Discuta com a dupla:
? Como você fez para organizar os números sorteados?
? O que você observava primeiro?
? Se os décimos fossem iguais, o que você fazia?
? Se você tivesse que explicar para uma pessoa o que ela deve fazer para ordenar números decimais, como você faria?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este é o momento de discussão das estratégias que os alunos tiveram para ordenar os números encontrar. Peça que verbalizem o que observaram para ordenar os números sorteados e questione se as duas jogadoras acertaram (Miranda errou a ordenação, colocando 1,3 depois de 1,36).
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de ordenação de números decimais.
Discuta com a turma:
? A ordenação de Miranda está correta?
? A ordenação de Raquel está certa?
? O que você observou para saber se estava certo as duas jogadas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este é o momento de discussão das estratégias que os alunos tiveram para ordenar os números sorteados. Peça que verbalizem o que observaram para ordenar os números sorteados e questione se as duas jogadoras acertaram. Destacar a fala explicativa do erro de Raquel nesta rodada, pois é normal os alunos trazerem para os números decimais a regra de ordenação dos números naturais, onde neste caso o 9 jamais seria maior que 24 e 45.
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de ordenação de números decimais.
Discuta com a turma:
? A ordenação de Miranda está correta?
? A ordenação de Raquel está certa?
? O que você observou para saber se estava certo as duas jogadas?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre as estratégias de ordenação, registrar com eles o passo-a-passo de como deve ser feito.
Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.
Discuta com a turma:
? Qual a ordem seguida para ordenar os números?
? Que devemos fazer quando os números decimais comparados possuem o mesmo algarismo na mesma ordem?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula.
Propósito: Realizar uma um fechamento das ideias trabalhadas na aula.
Discuta com a turma:
? Onde fica localizado a ordem dos décimos em um número decimal?
? E os centésimos e milésimos?
? Como deve ser observado os números decimais para saber qual o maior?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e entenderam o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos construídos a respeito de ordenação de números decimais.
Discuta com a turma:
? O que os números decimais representam nesta situação?
? Quais ordens aparecem nos números que observaremos?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar