Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Como organizar os dados de uma pesquisa?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa estatística e tratamento de dados
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Objetivos específicos
- Realizar coleta de dados e tratamento da informação por meio de representação gráfica e tabela de dupla entrada.
Conceito-chave
Pesquisa estatística e tratamento dos dados.
Recursos necessários
Lápis, papel e projetor de slides.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Noções de pesquisa estatística.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Realizar coleta de dados e tratamento da informação por meio de representação gráfica e tabela de dupla entrada.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Discuta com a turma quais os procedimentos que devem ser feitos após o levantamento de dados de uma pesquisa e quais as ideias da turma em relação a organização dos dados obtidos. Faça questionamentos sobre situações de pesquisa já vivenciadas pelos alunos e as formas de registro e síntese das informações realizadas. Você pode registrar as ideias levantadas pela turma na lousa, de modo que possam ser utilizadas como sugestões para o desenvolvimento da aula.
Propósito: Identificar diferentes formas de tratar dados de pesquisas estatísticas.
Discuta com a turma:
- De que forma podemos agrupar as respostas?
- Quais as formas de representação de dados de pesquisa que você conhece?
- Por que devemos sintetizar as informações de uma pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 a 6).
Orientações: Leia a pesquisa sobre o número de leitores brasileiros e discuta com a turma a importância da leitura. Você pode projetá-lo ou imprimir aqui essa proposta de atividade. Apresente a proposta de atividade de pesquisa sobre esse tema, que poderá ser registrada no caderno ou na versão impressa disponível para download. Essa é uma sugestão de temática a ser investigada, mas você poderá optar por outro tema com significância para a turma. Neste link você encontra informações sobre a resolução desta atividade. Para dúvidas que surgirem durante o desenvolvimento desta aula consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Coletar dados sobre leitura por meio da aplicação de um questionário.
Discuta com a turma:
- Essa pode ser uma temática de investigação para a nossa turma?
- Quais as variáveis de pesquisa presentes nesse questionário?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 a 6).
Orientações: Leia a pesquisa sobre o número de leitores brasileiros e discuta com a turma a importância da leitura. Você pode projetá-lo ou imprimir aqui essa proposta de atividade. Apresente a proposta de atividade de pesquisa sobre esse tema, que poderá ser registrada no caderno ou na versão impressa disponível para download. Essa é uma sugestão de temática a ser investigada, mas você poderá optar por outro tema com significância para a turma. Neste link você encontra informações sobre a resolução desta atividade. Para dúvidas que surgirem durante o desenvolvimento desta aula consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Coletar dados sobre leitura por meio da aplicação de um questionário.
Discuta com a turma:
- Essa pode ser uma temática de investigação para a nossa turma?
- Quais as variáveis de pesquisa presentes nesse questionário?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 a 6).
Orientações: Leia a pesquisa sobre o número de leitores brasileiros e discuta com a turma a importância da leitura. Você pode projetá-lo ou imprimir aqui essa proposta de atividade. Apresente a proposta de atividade de pesquisa sobre esse tema, que poderá ser registrada no caderno ou na versão impressa disponível para download. Essa é uma sugestão de temática a ser investigada, mas você poderá optar por outro tema com significância para a turma. Neste link você encontra informações sobre a resolução desta atividade. Para dúvidas que surgirem durante o desenvolvimento desta aula consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Coletar dados sobre leitura por meio da aplicação de um questionário.
Discuta com a turma:
- Essa pode ser uma temática de investigação para a nossa turma?
- Quais as variáveis de pesquisa presentes nesse questionário?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Professor, retome com as representações utilizadas para tratar os dados coletados em pesquisa. Você poderá complementar esse momento perguntando aos alunos sobre outras formas de representação que já observaram e utilizaram.
Propósito: Retomar os conceitos e etapas de pesquisa abordados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente para a turma a ideia central da aula, ressaltando a importância do tratamento dos dados e suas formas de representação ao realizar uma pesquisa estatística.
Propósito: Retomar os conceitos abordados na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos (disponível aqui). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Aqui você encontra uma das possíveis soluções para o problema. Se achar oportuno poderá chamar atenção da turma para a grafia da palavra muçarela. Nessa aula você também conta com atividades complementares que podem ser utilizadas como exercícios de fixação ou dever de casa, imprima-as aqui e consulte sua resolução neste link.
Propósito: Representar graficamente os dados da tabela de frequência.
Discuta com a turma:
- A escala no eixo da frequência necessita de uma contagem unitária?
- Como pode ser classificada variável desta pesquisa?
- Para elencar estes sabores de pizzas, que perguntas possivelmente foram feitas aos clientes desta pizzaria?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_25PES03
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Google Forms
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que deem exemplos de como organizar os dados de uma pesquisa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Você pode aproveitar a oportunidade de ensino remoto para perguntar aos alunos quais tipos de temas de pesquisa eles consideram importantes para informações da COVID-19.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Uma sugestão é a criação de um formulário no Google Forms (https://docs.google.com/forms/u/0/) com os questionamentos sugeridos e que possa ser enviado e acessado por toda a turma. Usando o Google Forms é possível ter acesso às tabelas e gráficos gerados a partir das respostas. Você pode preparar o questionário antecipadamente ou construí-lo junto com os alunos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona envie o formulário aos alunos e solicite que respondam às questões. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona coloque um prazo para o envio de respostas ao formulário.
Discussão das soluções
Professor(a), caso você tenha optado por trabalhar com o questionário no Google Forms você pode apresentar a turma o documento gerado automaticamente com as respostas. O Google Forms apresenta os dados através de tabelas e gráficos. Caso não seja possível a criação da atividade na ferramenta, você pode compartilhar com os alunos os slides presentes nesta etapa da atividade e refletir sobre cada uma das situações apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, mostre um slide por vez e faça reflexões. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando a solução e nele mostre as imagens e conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos respondam à pergunta “Como organizar os dados coletados em uma pesquisa?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou imagens (fotos). Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa da aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre representação de dados de uma pesquisa. Sugira que os alunos realizem uma pesquisa com seus familiares referente à sua preferência nos sabores de pizza ou de bebidas, por exemplo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Objetivos específicos
- Realizar coleta de dados e tratamento da informação por meio de representação gráfica e tabela de dupla entrada.
Conceito-chave
Pesquisa estatística e tratamento dos dados.
Recursos necessários
Lápis, papel e projetor de slides.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Noções de pesquisa estatística.