Resumo da Aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Você pode imprimir esta atividade ou escrever no quadro. Reforce para a turma o conceito de combinação. Veja se todos os alunos já entendem bem acerca deste tema e se compreenderam bem o enunciado. Oriente que nesta atividade o objetivo é resolver através da árvore de possibilidades. Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem. Incentive a interação entre a turma, de maneira que, os alunos que têm mais facilidade em resolver o problema, ajudem aos colegas que estão com dificuldade.
Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir da interação entre os alunos e da elaboração do problema é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
Discuta com a Turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Esta é a melhor estratégia para resolver este problema?
- É possível resolver este problema de uma outra forma?
Materiais Complementares:
Atividade de Retomada
Resolução da Atividade da Retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para solucionar o problema. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discuta com a Turma:
- É possível resolver este problema de mais de um caminho?
- Qual a melhor maneira de resolver?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e expliquem como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as árvores de possibilidades.
Propósito: Promover interação entre os alunos e apresentar as estratégias adotadas para elaborar o problema e finalizar a árvore de possibilidades.
Discuta com a Turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de árvore de possibilidades?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Qual a diferença entre o tipo de árvore que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a árvore de possibilidades que você montou e as dos seus colegas?
Materiais Complementares:
Para saber mais, você pode ler “Cálculo da Probabilidade em Eventos Aleatórios”, acessando aqui.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Encerre apresentando aos estudantes como, através da árvore de possibilidades, resolver problemas de contagem pode ser fácil.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a Turma:
- A maneira de fazer a contagem na hora de elaborar a árvore de possibilidades.
- Como identificar se a árvore de possibilidades é a melhor estratégia para resolver o problema em questão.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Deixar que o processo de ensino-aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor. Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente. Por fim, verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a Turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
- Existe outra forma de resolver este problema?
Atividade Complementar
Atividade de Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade do Raio X