Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: A resolução de problemas, a divisão e o cálculo mental
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluência em cálculo mental com as quatro operações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental com operações do campo multiplicativo.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e tabuada.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Lousa e giz
- Cópia das atividades
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver estratégias de cálculo mental com operações do campo multiplicativo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias utilizadas pelos mesmos.
Discuta com a turma:
- É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
- E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
- Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém já precisou fazer um cálculo mental?
- Qual era a situação?
- Como você pensou?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que nas atividades não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos. Professor, durante a realização desse plano, será muito importante que o aluno compartilhe, em todos as propostas, como pensou e que estratégias utilizou.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com o raciocínio de Daniel?
- Como vocês pensaram?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.
Orientação: Professor, para a realização deste jogo é interessante o agrupamento considerando crianças com saberes próximos, ou o jogo não irá apresentar desafios, principalmente para aquelas crianças que apresentam maiores dificuldades, pois estando elas agrupadas com crianças com saberes muito superiores, não terão como “competir” com elas, sendo assim, procure preparar antecipadamente os trios considerando essas possibilidades.
Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.
Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.
Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.
Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.
Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos, os materiais, à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.
Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.
Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Professor, para uma próxima aula é interessante retomar o quadro de validação do juiz, realizando os cálculos coletivamente com os alunos e validando o que os próprios alunos fizeram durante o jogo. Neste momento muitas dúvidas também poderão ser sanadas e poderá ser o momento dos alunos socializarem o modo como pensaram para a realização do cálculo mental. Esse compartilhamento pode ocorrer através do registro escrito para certificar-se que todos alunos estão conseguindo acompanhar o raciocínio.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 -10) = 25 minutos.
Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.
Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Professor, para uma próxima aula é interessante retomar o quadro de validação do juiz, realizando os cálculos coletivamente com os alunos e validando o que os próprios alunos fizeram durante o jogo. Neste momento muitas dúvidas também poderão ser sanadas e poderá ser o momento dos alunos socializarem o modo como pensaram para a realização do cálculo mental. Esse compartilhamento pode ocorrer através do registro escrito para certificar-se que todos alunos estão conseguindo acompanhar o raciocínio.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém, durante o jogo, sorteou esse desafio? E ai, você quer contar pra gente a resposta que você deu? Qual foi? Você acertou?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante às vivenciadas pelos mesmos.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Quem acha que a Mariana acertou?
- E quem concorda com o resultado dado pela Roberta?
- Quem gostaria de tentar nos contar como acredita que a Mariana ou a Roberta pensaram para realizar essa operação?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana utilizada na resolução do desafio apresentado.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou como a Mariana para calcular essa operação?
- O Guilherme nos explicou como provavelmente a Mariana pensou, quem gostaria de explicar como a Roberta deve ter pensado?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução do mesmo desafio.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de explicar essas estratégias?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução do mesmo desafio.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.
Discuta com a turma:
- Alguém se viu nessa mesma situação da Mariana?
- O que podemos aprender com isso?
- Esse aprendizado só serve para as aulas de matemática?
- Onde mais podemos utilizá-lo?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como a decomposição por exemplo, para facilitar os cálculos. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e que a agilidade pode ser um fator importante nesses casos, principalmente se você estiver por exemplo em um estabelecimento comercial, fazendo uma compra, e precisa validar o valor a ser parcelado ou a ser recebido de troco, situações que exigem raciocínio imediato. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer a atividade. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em um situação diferente da vivenciada na atividade principal, demonstrando ter se apropriado dos conhecimento sobre cálculo mental.
Discuta com a turma:
- De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_02NUM05
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, verbalize as instruções propostas e, posteriormente, proponha uma discussão/reflexão sobre como os alunos realizaram os cálculos mentalmente. Caso a aula ocorra de forma assíncrona você pode compartilhar com os alunos as instruções em formato de texto ou enviar um áudio para a turma.
Atividade principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qxQHGbW9P42VJnFxzfNf3wC8uCNRMMqBYqgs7BRMCmhjfJUYnZYbw2QXc4T8/ativaula-mat5-02num05.pdf
Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo. Você pode compartilhar também no grupo que talvez possuam nas redes sociais, enviar por e-mail, disponibilizar impressões na escola, etc. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas considerações/reflexões, e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre estratégias para realizar cálculo mental. Proponha que eles joguem “Desafio mental” (jogo proposto na Atividade principal) com seus familiares, eles podem encontrar as regras, as cartas e o cartão no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXQZAtr24hd3YcE9bGtgGETpUJgxHW8668HmgsfQYRktTJXnNjSAY5ht33HE/ativaula-mat5-02num03.pdf. Caso não seja possível a impressão, sugira que os estudantes reproduzam os itens “à mão”.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental com operações do campo multiplicativo.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e tabuada.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Lousa e giz
- Cópia das atividades