Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet, Hangouts ou Zoom.
Introdução
Faça uma orientação via áudio, mensagem de texto ou vídeo para os alunos, explicando sobre a atividade e oferecendo condições para que eles consigam realizá-la com autonomia. Explicite para os alunos a classificação das palavras pela sílaba tônica, bem como sobre a acentuação das palavras. Envie a seguinte lista de palavras junto com a consigna apresentada nas orientações da Introdução do plano de aula. As palavras devem ser apresentadas sem a acentuação:
ABOBORA - PESSEGO - LAMINA - ENERGETICO - TAMARA - XICARA - FOSFORO - BROCOLIS - RUCULA.
Proponha aos alunos que analisem a lista de palavras e façam a pontuação adequada. Utilize as orientações propostas na Introdução do plano de aula. Depois, envie as palavras pontuadas e oriente-os a compará-las com as suas escritas, fazendo as correções necessárias. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts ou Zoom, e possibilite que os alunos discutam a acentuação das palavras. Aproveite para explicar melhor a classificação das palavras de acordo com a sílaba tônica.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o quadro abaixo com uma lista de palavras e oriente que leiam as palavras, analisem a sílaba mais forte e preencham a tabela com a análise de cada uma:
Explique como encontrar a sílaba tônica e como classificar as palavras. Diga aos alunos que, depois de preencherem a tabela, eles deverão refletir sobre as palavras e responder às seguintes questões no caderno:
- O que há de comum em todas as palavras? Ela são acentuadas? Em qual sílaba? O que podemos concluir sobre a acentuação de palavras proparoxítonas?
Fechamento
Proponha aos alunos que façam uma anotação no caderno sobre o que aprenderam em relação à acentuação de palavras proparoxítonas.
Convite às famílias
Disponibilize o jogo para os alunos e explicite as regras. Caso seja possível, faça a impressão na escola e oriente os familiares a buscar, ou envie para que os alunos imprimam ou construam o jogo em uma folha. Sugira aos alunos que convidem um familiar para jogarem juntos.