Ortografia: correspondências regulares e irregulares
Ortografia: correspondências regulares e irregulares
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nosso vocabulário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Material complementar: As imagens para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.
Introdução
Envie aos alunos, por áudio ou vídeo, uma orientação sobre a atividade. Fale que eles irão exercitar a escrita de palavras com correspondência regular e irregular, e dê exemplo de algumas palavras trabalhadas na aula anterior. Retome as descobertas da aula anterior, explicando algumas regras sobre as correspondências estudadas (disponíveis aqui). Envie o quadro com as correspondências diretas e indiretas, e proponha aos alunos que analisem e escrevam conclusões para a análise de cada grupo de palavras:
Desenvolvimento
Convide os alunos a produzir um glossário. Envie o modelo proposto no slide do Desenvolvimento do plano de aula e solicite que o reproduzam no caderno. Envie aos alunos um áudio ditando as palavras e solicite que as escrevam na coluna 1 do glossário. Quando tiver terminado de ditar todas as palavras, oriente os alunos a pesquisar a escrita e o significado dessas palavras em um dicionário físico (caso tenham em casa) ou virtual, e diga para que terminem de preencher o glossário. Solicite que os alunos lhe enviem uma foto da atividade.
Fechamento
Envie aos alunos o jogo da memória ortográfica. Caso seja possível, disponibilize o material impresso para retirada pelos familiares na escola ou solicite que os alunos imprimam ou montem o jogo desenhando. Proponha que convidem um familiar para jogar. Solicite que, depois do jogo, anotem o que aprenderam e que dificuldades tiveram na escrita das palavras.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para jogarem o jogo da memória ortográfica e se divertirem juntos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rayssa Hitzschky
Mentor: Eliana Alburquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares
Finalidade da aula: Exercitar a grafia de palavras com correspondências regulares e irregulares, por meio da construção de um glossário colaborativo
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP01
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: