Atividade para impressão - Texto
Conto afro-brasileiro
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias para os grupos dos trechos escolhidos para o reconto.
Informações sobre o gênero: Os contos são narrativas curtas. Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler o conto devido à pouca autonomia na leitura.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.
FERNANDES, A. O.; FERREIRA, K. C. S. Estudos de mitologia afro-brasileira: orixás e cosmovisão negra contra a intolerância e o preconceito. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Ano 3 - Edição 1 – Setembro-Novembro de 2009. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/35463-Texto%20do%20artigo-41757-1-10-20120731.pdf. Acesso em 12/09/18.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf Acesso em 24/08/2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Veja que, no exemplo reescrito neste slide, alguns verbos deverão estar na primeira pessoa. É importante ressaltar que isso acontece porque o narrador vai passar a contar a história participando dela; dessa forma, esses verbos precisarão concordar com esse novo ponto de vista e essa é a mudança mais visível na mudança do tipo de narrador. Analise com eles o trecho do desafio 2, em que Ambrósio foi o personagem escolhido. O trecho começa assim: “Existia um homem que se chamava Ambrósio, gostava de jogar carta, mas era muito bom homem.” Uma forma de iniciarmos a reescrita é ‘Eu me chamo Ambrósio, gosto de jogar carta, mas sou um homem muito bom”. Aqui, percebemos que o tempo verbal mudou; tínhamos verbos no pretérito imperfeito - que possui uma ideia contínua no passado - que passaram a ser escritos no presente, o que não acontecerá com todo o texto. Com a expressão ‘Um dia…’, voltaremos a ter verbos no passado, ora perfeito, ora imperfeito. Além dessa mudança nos tempos verbais, podemos perceber que, na parte sublinhada, o narrador observador fica à vontade para falar de Ambrósio. Quando o narrador é ele próprio, percebemos como aparenta uma certa vaidade ele mesmo falar que é um homem muito bom. Essas informações e nomenclaturas devem ser explicadas numa linguagem acessível à sua turma.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Material complementar
REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Trechos dos contos para adaptação, disponíveis aqui.
- Opcional:
Videoaula disponível aqui.
Introdução: desafio: Vamos brincar de autor?
Envie aos alunos, por vídeo, áudio ou mensagem de texto, uma orientação sobre a atividade. Convide-os a transformar o foco narrativo de trechos de um conto popular afro-brasileiro. Para ajudá-los, dê alguns exemplos de como transformar um texto com narrador em primeira pessoa em um narrador observador, e vice-versa. Sugira que os alunos retomem, antes de realizar a atividade, a videoaula analisada na aula anterior e as notas sobre o ponto de vista do narrador.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um trecho do texto disponível na atividade do plano. Proponha que realizem a transformação do foco narrativo dos dois fragmentos. Oriente que o primeiro trecho tem foco narrativo em terceira pessoa, e a tarefa é adaptá-lo transformando o foco em primeira pessoa. O segundo fragmento, por sua vez, está com foco narrativo em primeira pessoa, e precisará ser transformado em terceira pessoa. Para melhor ajudar os alunos, utilize as orientações do slide 2 do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha que eles enviem uma foto dos textos transformados e circule-os entre a turma para que conheçam a versão dos colegas.
Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio lendo a versão transformada do conto e contem como fizeram para produzir essa versão.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam para os familiares as versões originais e as versões transformadas por eles, compartilhando o que aprenderam sobre a posição do narrador nos contos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Mudando o ponto de vista de um conto popular afro-brasileiro
Finalidade da aula: Aplicar a mudança de ponto de vista (foco narrativo em 1ª e 3ª pessoa) em conto popular afro-brasileiro.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos e Conto popular afro-brasileiro
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de narrativa
Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias para os grupos dos trechos escolhidos para o reconto.
Informações sobre o gênero: Os contos são narrativas curtas. Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler o conto devido à pouca autonomia na leitura.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.
FERNANDES, A. O.; FERREIRA, K. C. S. Estudos de mitologia afro-brasileira: orixás e cosmovisão negra contra a intolerância e o preconceito. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Ano 3 - Edição 1 – Setembro-Novembro de 2009. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/35463-Texto%20do%20artigo-41757-1-10-20120731.pdf. Acesso em 12/09/18.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf Acesso em 24/08/2018.
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