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Plano de Aula
Plano de aula: Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador para projeção dos slides, textos recortados, canetas coloridas, cola e folhas de sulfite.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.
Dificuldades antecipadas:
Sabemos que em uma sala de aula pode haver alunos com as mais variadas dificuldades. Desse modo, durante o desenvolvimento do trabalho, é possível que algumas crianças demandem ajuda individual para conseguir estabelecer relações entre o conteúdo das manchetes e das linhas finas. Além do apoio individual, a interação com os colegas também deve contribuir para mediar essa questão, na medida em que torna possível o compartilhamento de ideias e interpretações diversas acerca dos textos propostos.
Referências sobre o assunto:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1. Divida a turma em grupos e organize a classe de modo que as crianças possam ver e ouvir a todos.
2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula em voz alta.
3. Pergunte quem entendeu o que foi lido e solicite às crianças que se manifestarem que façam uma breve explicação do título da aula aos colegas.
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou entregue os títulos e linhas finas impressas (clique aqui). A introdução desta aula tem por objetivo analisar coletivamente os títulos e linhas finas de forma que as crianças possam entrar no clima do trabalho e também exercitar a capacidade de escuta, expressão oral e integração social, em um clima de respeito e cooperação. Nesse sentido, incentive a participação e solicite a colaboração da turma.
- Peça aos alunos que indiquem onde foram publicadas as reportagens (Revista Saúde e Jornal Estadão), em qual caderno (Saúde) e qual a forma de publicação (online).
- Chame cinco crianças para ler em voz alta os dois títulos e as três linhas finas. Caso alguma das crianças apresente dúvida para diferenciar os títulos das linhas finas, peça à turma que ofereça ajuda.
- Proponha ao grupo que relacione os títulos às linhas finas corretas. Questione:
- Qual linha fina corresponde ao título da revista Saúde? Quais palavras forneceram pistas para que vocês chegassem a essa conclusão? Poderia ser uma das outras duas apresentadas aqui? Por quê? A segunda linha fina é a da revista Saúde (Saiba como essa infecção é transmitida). O início do texto dessa linha fina está relacionado à pergunta do título (Como a febre amarela é transmitida). As outras duas linhas finas não estão adequadas ao título da revista Saúde, pois não mostram relação direta com o título.
- Qual é a linha fina do título do jornal Estadão? Quais palavras forneceram pistas para que vocês chegassem a essa conclusão? Poderia ser uma das outras duas? Por quê? A linha fina do jornal Estadão é a primeira. O título fala que os macacos foram vítimas de violência humana e a linha fina complementa a informação, pois cita um primata encontrado morto. As outras duas linhas finas não estão adequadas ao título do jornal Estadão, pois não estabelecem uma relação direta com o assunto.
- Qual das três linhas finas não tem o título? Como vocês puderam concluir isso? A terceira linha fina não tem título. É possível chegar a essa conclusão porque as outras duas têm um título ao qual se relacionam, e só há dois títulos disponíveis.
- Chame a atenção dos alunos para as palavras que indicam o tempo em que o fenômeno é apresentado nos dois títulos (é transmitida / foram mortos).
- Peça aos alunos que identifiquem essa mesma informação nas linhas finas. Observe que o tempo verbal usado nas linhas finas é o mesmo utilizado nas manchetes: “Como a febre amarela é transmitida / Saiba como essa infecção é transmitida / Dados reforçam desconhecimento”; “Quase 70% dos macacos mortos foram vítimas.../ foi achado”).
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Organize o tempo de trabalho: Use 15 minutos da aula para fazer uma leitura compartilhada da reportagem e 10 minutos para o trabalho em grupo.
- Projete a página de abertura da reportagem e peça aos alunos que indiquem o nome da autora, a data da reportagem, onde foi publicada e o meio de publicação.
- Caso não citem, questione quais elementos da reportagem estão faltando (espera-se que percebam que a página está sem o título e a linha fina); esclareça que todos terão a oportunidade de saber quais são esses elementos ao final da aula.
- Leia a reportagem para a turma, intercalando a leitura com pequenas paradas para esclarecer dúvidas e discutir o texto, isso deverá servir de embasamento no momento em que as crianças tiverem que escolher as palavras que irão completar o título e a linha fina da reportagem. Alguns aspectos a serem destacados no decorrer da leitura:
- Que informações são apresentadas nos gráficos? A evolução do acesso aos serviços de água e esgoto e a desigualdade no acesso ao saneamento nas grandes cidades.
- Qual é a porcentagem de esgoto tratado e não tratado no Brasil? 45% do esgoto é tratado e o restante, não.
- Qual é a quantidade de “piscinas” de esgoto que são despejadas na natureza por dia? Seis mil piscinas olímpicas e esgoto.
- Por qual motivo o esgoto no Brasil é menos tratado do que a água? Por haver falta de prioridade nas políticas públicas, o custo ser alto e existir dificuldades em relação à realização das obras.
- Quais são os índices de saneamento básico usados para avaliar as cidades brasileiras? Abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, perda de distribuição de água.
- A cidade onde moramos aparece no ranking de saneamento básico? Em qual posição? Resposta de acordo com o município habitado pela turma.
- Finalize a leitura e projete a imagem da página de abertura com o título lacunado.
- Retome com o grupo a forma de apresentação do tempo verbal nos títulos e linhas finas de textos jornalísticos impressos. Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros, o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza as manchetes e linhas finas.
- Solicite aos alunos que escolham quais palavras podem ser usadas para completar o título da reportagem.
- Entregue a folha com o título a ser completado para cada grupo (clique aqui), informando que será organizado um painel com os trabalhos realizados.
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
“Plano Nacional de Saneamento Básico”. Ministério das Cidades. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/PlanSaB/plansab_texto_editado_para_download.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018
ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
VELASCO, Clara. Saneamento avança, mas Brasil ainda joga 55% do esgoto que coleta na natureza, diz estudo. G1. 18 abr 2018. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-avanca-mas-brasil-ainda-joga-55-do-esgoto-que-coleta-na-natureza-diz-estudo.ghtml. Acesso em 24 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a página de abertura da reportagem e peça aos alunos que indiquem o nome da autora, a data da reportagem, onde foi publicada e o meio de publicação.
- Caso não citem, questione quais elementos da reportagem estão faltando (espera-se que percebam que a página está sem o título e a linha fina); esclareça que todos terão a oportunidade de saber quais são esses elementos ao final da aula.
- Leia a reportagem para a turma, intercalando a leitura com pequenas paradas para esclarecer dúvidas e discutir o texto, isso deverá servir de embasamento no momento em que as crianças tiverem que escolher as palavras que irão completar o título e a linha fina da reportagem. Alguns aspectos a serem destacados no decorrer da leitura:
- Que informações são apresentadas nos gráficos? A evolução do acesso aos serviços de água e esgoto e a desigualdade no acesso ao saneamento nas grandes cidades.
- Qual é a porcentagem de esgoto tratado e não tratado no Brasil? 45% do esgoto é tratado e o restante, não.
- Qual é a quantidade de “piscinas” de esgoto que são despejadas na natureza por dia? Seis mil piscinas olímpicas e esgoto.
- Por qual motivo o esgoto no Brasil é menos tratado do que a água? Por haver falta de prioridade nas políticas públicas, o custo ser alto e existir dificuldades em relação à realização das obras.
- Quais são os índices de saneamento básico usados para avaliar as cidades brasileiras? Abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, perda de distribuição de água.
- A cidade onde moramos aparece no ranking de saneamento básico? Em qual posição?
- Finalize a leitura e projete a imagem da página de abertura com o título lacunado.
- Retome com o grupo a forma de apresentação do tempo verbal nos títulos e linhas finas de textos jornalísticos impressos. Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando a manchete indica possíveis acontecimentos futuros, o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza as manchetes e linhas finas.
- Solicite aos alunos que escolham quais palavras podem ser usadas para completar o título da reportagem.
- Entregue a folha com o título a ser completado para cada grupo (clique aqui), informando que será organizado um painel com os trabalhos realizados.
Materiais complementares:
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Revista Presença Pedagógica, Brasília, set. 2016. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Bagno_2006.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2018.
BASÍLIO, Ana Luiza. Por que organizar a sala de aula em outros formatos. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.
DIAS, Luiz Francisco. Efeitos de sentido. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.
JÚNIOR, Vicente Cardoso. Realizando análises linguísticas. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.
“Plano Nacional de Saneamento Básico”. Ministério das Cidades. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/PlanSaB/plansab_texto_editado_para_download.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018
ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.
VELASCO, Clara. Saneamento avança, mas Brasil ainda joga 55% do esgoto que coleta na natureza, diz estudo. G1. 18 abr 2018. Economia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-avanca-mas-brasil-ainda-joga-55-do-esgoto-que-coleta-na-natureza-diz-estudo.ghtml. Acesso em 24 de setembro de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Combine com a turma que será montado um painel com os trabalhos realizados e reserve um local para isso.
- Solicite que cada grupo apresente como completou o título e deixe a folha exposta no painel.
- Analise junto com as crianças as palavras escolhidas, verificando se cumpriraram a função esperada. Deixe que comentem suas impressões a respeito das escolhas feitas, lembrando que, em um texto, as palavras causam variados efeitos de sentido.
- Corrija eventuais enganos quanto ao emprego do tempo verbal ou escrita das palavras no decorrer das apresentações.
- Encerre a atividade apresentando aos alunos a página de abertura da reportagem e promovendo uma análise comparativa entre o texto original e as seleções lexicais realizadas por eles, fazendo intervenções no sentido de:
- Mostrar às crianças de que modo a linha fina complementa as informações do título (o título indica a quantidade de esgoto não tratada e a linha fina apresenta a quantidade tratada; o título cita que foi feito um estudo sobre coleta de esgoto e a linha fina explica que o estudo foi realizado pelo governo; a linha fina também amplia o assunto, informando o comprometimento do Brasil com a ONU em relação ao fornecimento de saneamento básico no país).
- Considerar que há uma riqueza de sentidos possíveis no uso da língua e que é importante saber escolher os mais adequados, de acordo com a mensagem que queremos transmitir.
- Lembrar que palavras não têm sentido sozinhas, pois o seu sentido depende das relações que os interlocutores estabelecem entre si e com o meio social onde circulam.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais:
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto, pelo WhatsApp ou e-mail. Nas orientações, explicite para os alunos que eles lerão a manchete e a linha fina de reportagens. Aproveite para explicar aos alunos como identificar a manchete e a linha fina em uma reportagem, e a finalidade e característica desses textos, já trabalhados nas aulas anteriores. Envie a atividade proposta na Introdução do plano de aula e oriente os alunos a ler a manchete da reportagem e selecionar a linha fina que corresponde ao título lido. Caso seja possível, sugira que os alunos conversem com um colega, pelo WhatsApp, sobre a atividade.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura da reportagem em voz alta. Fale para eles que você lerá uma reportagem, mas não lerá o título e a linha fina. Oriente os alunos a ouvir com atenção a leitura. Envie à turma a atividade proposta no Desenvolvimento, disponível aqui, orientando que preencham o título com as palavras que faltam. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Para socializar a atividade, você pode criar, caso seja possível, um mural virtual colaborativo no Padlet. Veja como utilizá-lo nos recursos opcionais.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota sobre o que compreenderam da relação entre o título, a linha fina e o corpo do texto: existe uma ligação entre esses elementos do texto? Como você explicaria essa articulação a um colega?
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem com os familiares para que serve o título e a linha fina de uma reportagem, mostrando-lhes esses elementos em pesquisas na internet.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.
Finalidade da aula: - Identificar as características do título e da linha fina e o modo como se relacionam.- Compreender de que maneira a escolha de determinada palavra altera o sentido e o efeito que se pretende causar em um texto.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de texto
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF35LP16)
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.