Atividade para impressão - Texto lacunado
Plano de Aula
Plano de aula: Conjunções
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Conjunções
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as conjunções e a relação que estabelecem entre as partes do texto, assim como a função de ligar palavras e frases.
Materiais necessários: Projetor ou lousa e folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Perceber os sentidos estabelecidos pelas conjunções: adição, oposição, tempo, causa, condição ou finalidade.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
CUNHA, Celso F. da; CINTRA, Lindley F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013,
DAVID, Ricardo Santos. Análise de uma conjunção. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/gramatica/analise-uma-conjuncao.htm Acesso em: 1 nov. 2018
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. (Estratégias de Ensino).
Tema da aula
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente a frase do slide e converse sobre o significado dela. Pergunte se alguém tem ideia de como essa amizade começou. É provável que respondam que essa amizade teve início com a convivência dos humanos com os lobos, que depois foram domesticados. Informe também, que cientistas de três países analisaram fósseis caninos e concluíram que os cachorros convivem com os humanos há cerca de 30 mil anos. Esses animais eram mais pesados e tinham características de grande porte, além de serem descendentes dos lobos.
- Peça que prestem atenção nas palavras destacadas: mas e e. Questione se alguém sabe explicar qual a função dessas palavras no texto e também pergunte se elas podem ser substituídas por outras. A palavra mas poderá ser substituída por: porém ou no entanto, por exemplo. A conjunção e, não apresenta uma substituição possível dentro da linguagem formal. Na linguagem coloquial, ouve-se, em algumas regiões do Brasil, a conjunção e ser substituída por mais. Ex: João mais Maria foram ao museu.
- Espera-se que os alunos percebam que a palavra mas está estabelecendo uma relação de sentido com a frase verbal anterior, criando uma ideia de oposição. “ Mas como será que amizade entre humanos e caninos começou.” Já a palavra e tem a função, nesse contexto, de adicionar mais um item com o mesmo valor gramatical: humanos e caninos.
- Explique que trabalharemos com um texto para compreender a importância do uso de palavras que ligam palavras e/ou frases verbais, introduzindo relações de sentido, como adição, oposição, tempo, causa, condição e finalidade. Diga que essas palavras recebem o nome de conjunções e que são muito importantes para a construção do sentido do texto. Fale também que são palavras invariáveis, não variam quanto ao número e quanto ao gênero.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente o texto Mistério canino.
- Faça a leitura do texto com os alunos e converse sobre o tema apresentado. Faça questionamentos como: Na opinião de vocês, por que o título do texto é “Mistério canino”? Qual o sentido do termo “melhores amigos do homem”? De acordo com o texto, quando os cães começaram a ser domesticados?. Espera-se que os alunos respondam que o título refere-se ao fato de não se saber como começou a amizade entre os humanos e os cachorros. O termo “melhores amigos do homem” pode ser explicado pela fidelidade dos cães aos seus donos. De acordo com o texto, os cães começaram a ser domesticados há mais de 12 mil anos, tanto na Europa quanto na Ásia.
- Após a conversa, organize os alunos em duplas e explique que deverão ler novamente o texto, mas agora observando as conjunções utilizadas que estão em negrito. Eles deverão fazer, nesse momento, apenas uma leitura. Diga que conjunções são palavras que auxiliam na organização e na construção de sentidos do texto e que elas unem orações/frases verbais e também palavras com o mesmo valor gramatical. Além disso, estabelecem relações de causa, tempo, finalidade, oposição, adição, conformidade, dúvida etc entre as partes do texto.
- Observação: O texto em questão apresenta várias conjunções integrantes (que), porém elas não são objeto de estudo deste plano, uma vez que não apresentam relações de causa, tempo, dúvida, oposição etc e só são usadas para introduzir orações substantivas. Essas conjunções serão trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental II.
Materiais complementares:
GORO, Livia. Mistério canino. 2016. Disponível em:
Desenvolvimento
Orientações: (continuação do texto)
Desenvolvimento
Orientações: (continuação do texto)
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para as duplas o texto “Mistério canino” impresso, mas com algumas conjunções retiradas. Faça a leitura compartilhada do texto (cada dupla lê um trecho).
- Após a leitura, explique que o desafio da dupla será encaixar as conjunções de modo a dar sentido ao texto.
- Apresente o slide com sugestões de conjunções e explique que algumas delas poderão ser encaixadas no texto, podendo repetir algumas.
- Quando concluírem a atividade, organize a exposição oral das duplas, fazendo as intervenções necessárias.
- Pergunte aos alunos se acham que as conjunções são importantes e se o sentido do texto e a ligação das orações havia sido prejudicados com a ausência das conjunções. Espera-se que os alunos percebam que as conjunções desempenham um papel relevante para a construção do sentido do texto.
- Explique, também, que as conjunções são invariáveis, isto é, não se flexionam em número e gênero.
- Diga aos alunos, por exemplo, que há conjunções que exprimem a mesma ideia como: mas, porém, todavia contudo (ideia de oposição)
Explique também que há, no texto, várias palavras “como” repetidas, mas para ser conjunção precisa unir orações/frases verbais e terem o valor de adição ou de conformidade. Na frase “Como não há indícios de cães domésticos[...]” a palavra em destaque é uma conjunção causal, por aparecer no início da frase e ter o mesmo sentido de porque.
- Apresente os slides com o texto completo novamente para que os alunos verifiquem se acertaram nas suas hipóteses em relação à escolha das conjunções.
- Veja junto com os alunos as relações que as conjunções inseridas no texto estão estabelecendo: quando (tempo), e (adição), mas/no entanto (oposição), talvez (dúvida), tanto… quanto (comparação), porque (explicação/causa).
Materiais complementares
Texto lacunado para impressão.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para finalizar, apresente o seguinte desafio às duplas: deverão unir duas frases, usando a conjunção indicada e fazendo as adaptações necessárias. Mostre o exemplo do slide e explique que a conjunção permitiu unir frases verbais ( orações) e introduzir ideia de conclusão. Diga, também, que a conjunção logo pode ser substituída por: portanto, por isso, então, por conseguinte. As frases estarão nas folhas impressas também.
- As duplas deverão ler as frases que elaboraram e explicar oralmente qual a função da conjunção: adição, causa, finalidade, oposição, tempo, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Atividade disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto, pelo WhatsApp ou e-mail, explicando as atividades. Convide os estudantes a lerem uma reportagem sobre a amizade entre o homem e o cão, e diga que eles aprenderão um pouco mais sobre o uso de conjunções no texto, retomando os conceitos trabalhados na aula anterior (caso você não esteja trabalhando o plano em sequência, faça uma breve explicação do que são conjunções). Envie o trecho do texto apresentado no slide da Introdução do plano de aula através de e-mail ou WhatsApp, e solicite que os alunos leiam. Faça uma exploração sobre as conjunções que aparecem no texto utilizando as orientações da Introdução da aula. Solicite que os alunos reflitam sobre as questões e respondam no caderno. Envie a videoaula sobre conjunções, e solicite que assistam e anotem no caderno as informações sobre o assunto.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você lê o texto "Mistério Canino" para eles. Faça uma exploração sobre o conteúdo do texto para ajudá-los a compreender o tema tratado. Organize duplas de alunos e proponha que se comuniquem pelo WhatsApp através de mensagem de texto, áudio ou chamada de vídeo, para resolverem juntos a atividade. Organize o texto no Google Documentos (tutorial disponível aqui), crie um arquivo para cada dupla e lhes envie o documento com o texto lacunado proposto na atividade, bem como o banco de dados. Proponha aos alunos que conversem sobre a atividade e decidam quais palavras usar para preencher cada lacuna do texto. Solicite que as duplas acessem novamente o áudio ou vídeo em que você realiza a leitura do texto e proponha que revisem a atividade.
Fechamento
Proponha aos alunos a atividade sugerida no Fechamento do plano de aula. Envie as questões propostas no slide do Fechamento do plano pelo WhatsApp ou e-mail, e faça as orientações do plano original. Solicite que anotem as conclusões no caderno e lhe enviem. Analise e dê devolutivas aos alunos.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para lerem juntos o texto "Mistério Canino" e discutirem sobre o tema em família.