Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro
Finalidade da aula: Compreender o texto a partir da localização de informações implícitas, da apreensão do significado de palavras desconhecidas com base no contexto e da percepção das relações entre as partes do texto.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto popular afro-brasileiro
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Texto “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” impresso para os alunos. Caso o professor venha acompanhando essa sequência de atividades, os alunos já receberam o texto na primeira aula desta sequência. Basta lembrá-los de trazer para esta aula.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alunos com pequeno grau de autonomia na leitura e na escrita podem ter dificuldade com a atividade.
Referências sobre o assunto:
ABÍLIO, E. C.; MATTOS, M. S. de. Letramento e leitura da literatura. In; CARVALHO, M. A. F. de & MENDONÇA, R. H. (org.) Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes/Editora Unicamp, 1993.
Contos afro-brasileiros do Mestre Didi: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/view/133