Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade através de áudio, vídeo ou mensagem de texto. Diga que eles irão exercitar o uso de AM e ÃO em verbos no passado e no futuro. Retome as descobertas da aula anterior para ajudar os alunos a recuperar o conteúdo estudado. Proponha que assistam novamente à videoaula da aula passada (disponível aqui).
Desenvolvimento
Envie aos alunos a tabela proposta no slide do Desenvolvimento da aula e as palavras sugeridas nas orientações. Oriente os alunos a preencher o quadro utilizando os verbos. Oriente-os a resolver a tarefa, dando um exemplo com a primeira palavra para que a atividade não seja tão desafiadora a ponto de os alunos não conseguirem resolvê-la sem a ajuda do professor. Em um momento posterior, envie a tabela com as respostas e proponha aos alunos a análise e comparação com as suas próprias respostas, corrigindo possíveis equívocos.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota no caderno sobre as aprendizagens construídas durante a atividade. Como apoio, utilize a consigna proposta no slide do Fechamento da aula, substituindo a orientação de registrar em cartolina pelo registro no caderno.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem algum familiar para ajudar no preenchimento da tabela do Desenvolvimento da aula. Essa pode ser uma atividade legal para fazer com outra pessoa.