Imagens de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Por que escrever?
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computador, projetor, folhas sulfite A4 em quantidade suficiente para as atividades, imagens e fichas impressas.
Material complementar:
- Imagens de contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uhFrCVaHXrdRF7fkBnDNwvumvAS8kA6wKrpmq9ZB8jHApDUpnzzHuyMxnmXV/his5-06und03-imagens-de-contextualizacao.pdf
- Imagens de problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hf8MUe4A8sJPaz8WN8cbUGAeS6gsYp57d7W3BMS5zVTXmEhCgDy9VAyfrQm6/his5-06und03-imagens-de-problematizacao.pdf
- Alfabeto Grego. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2mvhZpVAWrkb34GqNv3UMneMayzZ6YnT6uf2wSzJZYX98sstdUYQFM38sJ6s/his5-06und03-ficha-alfabeto-gego.pdf
- Alfabeto Japonês. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZhaGD2MVxrvm8q9QTxG3vZDAJC5aHwByPeEg3cXTC9hs6zvrfbFjp5WKUf9v/his5-06und03-ficha-alfabeto-japones.pdf
- Alfabeto fenício. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPHGHqtpzVsvHqJZ8rYc6YQ7ErMNtHSSwcfjsrPUfmrkTgx8MNZb5434WgVh/his5-06und03-ficha-alfabetofenicio.pdf
- Alfabeto árabe. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DZ4FZCvSKYSvfpSX2rmKDah7WHq5Gn4J3aPX9h9WqrfkkUAFtZcYVsUEA87N/his5-06und03-ficha-alfabeto-arabe.pdf
Para você saber mais:
BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.
__________. O Abecê da escrita. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7.>. Acesso em: 06 dez. 2018.
CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos. Nesse momento aborde a importância da escrita para a comunicação dos povos e entre povos de línguas diferentes. Faça os seguintes questionamentos:
- Como os diferentes povos conseguem compreender o que se escreve em variados idiomas?
- Na sua opinião qual o motivo da invenção do alfabeto?
- Se você fosse criar um alfabeto, que tipo de símbolos você usaria?
Nesse momento não é necessário que todos os alunos respondam a esses questionamentos. Essas questões tem a função de causar curiosidade no aluno.
Para você saber mais:
BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.
CAGLIARI, L. C. A origem do alfabeto. Disponível em: <http://dalete.com.br/saber/origem.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete as imagens para que os alunos façam uma breve análise.
- Figura 1: menino dá balão em formato de coração para menina
- Figura 2: um personagem dá um balão em formato de coração para outro personagem
- Figura 3: Personagem (ou professor) está apresentando algo no quadro.
- Figura 4: Placa de trânsito. Proibido trânsito de pedestre.
- Figura 5: Placa de trânsito. Proibido tráfego de caminhões.
- Figura 6: Placa de trânsito. Vire a esquerda
- Figura 7: Nota musical. Fusa que representa ? da semicolcheia
- Figura 8: Nota musical. Oitava alta.
Orienta os alunos a criar possíveis situações em que os desenhos se encaixam.
- Na figura 1 o menino que dá o balão à menina expressa algum sentimento?
- Na figura 2 podemos distinguir se os personagens são do gênero masculino ou feminino?
- Na figura 3 é possível dizer qual a matéria o professor está ensinando?
- Será que se tivesse algo escrito seria mais fácil entender cada imagem?
- Qual o significado dos sinais de trânsito? Qual a sua função social?
- E as notas musicais, o que podemos perceber?
- Qual a necessidade de usar frases escrita?
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uhFrCVaHXrdRF7fkBnDNwvumvAS8kA6wKrpmq9ZB8jHApDUpnzzHuyMxnmXV/his5-06und03-imagens-de-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Em caso de não conseguir projetar as imagens o professor pode imprimir essa imagens. No arquivo Imagens de contextualização ou ainda desenhar as imagens no quadro.
Para você saber mais: Para compreender melhor o surgimento e a necessidade do alfabeto leia o texto: “A origem do alfabeto” de Luiz Carlos Cagliari. Disponível em: http://dalete.com.br/saber/origem.pdf. Acesso em: 04 dez. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 10 minutos.
Projete as imagens para que os alunos façam uma breve análise.
- Figura 4: Inscrição suméria em estilo arcaico monumental. Século 26 aC. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Cuneiform#/media/File:Sumerian_26th_c_Adab.jpg>. Acesso em: 04 dez. 2018.
- Figura 5: A luta das nações - Egito, Síria e Assíria (1896). p. 599. DIsponível em: <https://www.flickr.com/photos/internetarchivebookimages/14591864250/in/photostream/>. Acesso em: 04 dez. 2018
- Figura 6: Manuscrito grego, primeira forma de escrita minúscula ("códice vetustissimus"). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_manuscript_vetustissimus_Thucydides.png. Acesso em: 05 dez. 2018
- Figura 7: Inscrição Romana em Roma, Mus. Cap., Egito. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roman_Inscription_in_Roma,_Mus._Cap.,_Egypt_(EDH_-_F009285).jpe>Acesso em: 05 dez. 2018.
- Figura 8: Layout de teclado “Estados Unidos”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:KB_United_States-NoAltGr.svg#/media/File:KB_United_States-NoAltGr.svg. Acesso em: 06 dez. 2018.
- Figura 9. Esta imagem mostra como é o sistema de escrita japonês (yokogaki). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Japanese_Writing_System_Yokogaki.jpg. Acesso em: 12 dez. 2018
Questione os alunos sobre as diferenças entre os tipos de escrita, e como eles percebem as semelhanças entre os tipos de escrita apresentados.
- Quais as semelhanças entre os tipos de escrita apresentados?
- Que tipo de semelhança entre a escrita fenícia com a escrita japonesa?
- Quais dessas escritas são utilizadas nos dias de hoje?
Como adequar à sua realidade: Caso de não consiga projetar as imagens você pode imprimir essa imagens, e afixe no quadro ou num cartaz.
Imagens de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hf8MUe4A8sJPaz8WN8cbUGAeS6gsYp57d7W3BMS5zVTXmEhCgDy9VAyfrQm6/his5-06und03-imagens-de-problematizacao.pdf
Outra sugestão é trabalhar essa aula no laboratório de informática, dando oportunidade ao aluno de buscar outras imagens relativas aos alfabetos mostrados nas imagens, e outras aplicações que os povos antigos davam a essas escritas. Nesse caso os alunos poderão perceber a semelhança do teclado do computador com o da imagem mostrada.
Também no laboratório de informática mudar a linguagem do editor de texto e escrever frases em línguas diferenciadas.
Problematização
Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 12 minutos.
Divida a turma em 4 grupos. Entregue a cada grupo uma ficha com a relação das letras do alfabeto latino (alfabeto utilizado por nós brasileiros) com os símbolos utilizados por outros povos na atualidade e na antiguidade. Para isso, utilize as fichas contendo as escritas: grega, japonesa, fenícia e chinesa.
- Alfabeto Grego. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f9/Alfabeto_Grego.gif>. Acesso em: 06 dez. 2018.
- Alfabeto Japonês. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Japanese_Alphabet-hiragana-katagana.gif>. Acesso em: 06 dez. 2018.
- Alfabeto Fenício. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Phoenician_alphabet.svg>. Acesso em: 06 dez. 2018.
- Alfabeto Árabe. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/92/Intellark4qwerty.png>. Acesso em: 06 dez. 2018.
As fichas estão disponíveis para impressão nos seguintes links:
- Alfabeto Grego: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2mvhZpVAWrkb34GqNv3UMneMayzZ6YnT6uf2wSzJZYX98sstdUYQFM38sJ6s/his5-06und03-ficha-alfabeto-gego.pdf
- Alfabeto Japonês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZhaGD2MVxrvm8q9QTxG3vZDAJC5aHwByPeEg3cXTC9hs6zvrfbFjp5WKUf9v/his5-06und03-ficha-alfabeto-japones.pdf
- Alfabeto fenício: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPHGHqtpzVsvHqJZ8rYc6YQ7ErMNtHSSwcfjsrPUfmrkTgx8MNZb5434WgVh/his5-06und03-ficha-alfabetofenicio.pdf
- Alfabeto árabe: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DZ4FZCvSKYSvfpSX2rmKDah7WHq5Gn4J3aPX9h9WqrfkkUAFtZcYVsUEA87N/his5-06und03-ficha-alfabeto-arabe.pdf
Após entregar as fichas incentive a discussão de cada grupo acerca do conteúdo disponível na ficha. É importante que eles coloquem em discussão as diferenças e semelhanças com o alfabeto utilizado no Brasil que é baseado no alfabeto latino.
Para você saber mais: A leitura desses materiais listados abaixo é muito importante para o desenvolvimento da aula. Nesse material é possível encontrar outros pontos de conhecimento sobre a evolução dos alfabetos.
BATALHA, E. Alguns alfabetos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7>. Acesso em: 04 dez. 2018.
__________. O Abecê da escrita. Disponível em:
Problematização
Orientações: Para essa parte da problematização você deve usar 10 minutos.
Mantenha o agrupamento da turma. Distribua uma folha sulfite tamanho A4 para que eles possam desenvolver a atividade. Baseado na ficha que cada grupo recebeu peça que eles escrevam a frase que estará nesse slide usando os alfabetos grego, fenício, japonês e árabe. É importante que a frase seja escrita no sentido paisagem da folha.
Como adequar à sua realidade: Em caso de não conseguir projetar esse slide, escreva essa frase no quadro.
Se houver a possibilidade do uso do laboratório de informática os alunos podem treinar a escrita em outras línguas.
Pode usar também o celular, solicitando que haja mudança da linguagem do celular ou na escrita de mensagens de texto e emails.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Mantenha o agrupamento dos alunos. Projete este slide.
- Distribua tiras de papel sulfite para que cada aluno responda de forma breve a pergunta: Por que escrever? As respostas serão dispostas em um painel a ser montado na sala utilizando a própria parede. Escreva a frase com pincel atômico ou canetinha, e afixe na parede. Em seguida, afixe as mensagens escritas na problematização (atividade das fichas dos alfabetos) e abaixo a resposta de cada aluno.
- O momento para refletir, será usado para que o aluno possa entender a importância dos símbolos alfabéticos para o processo de comunicação entre os diferentes povos do mundo. Levante esses questionamentos:
- Há outras formas de comunicação entre os povos?
- A escrita hoje é substituída por outros tipos de comunicação?
- Seria possível ainda nos dias de hoje se comunicar usando somente símbolos?
Como adequar à sua realidade: não havendo projetor, escreva os questionamentos no quadro.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância dos códigos escritos no desenvolvimento das sociedades humanas.
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias.
Caso ache interessante, diga a frase do Chacrinha “Quem não comunica se trumbica”. Deixe que levantem hipóteses sobre o que significa essa frase e conclua que todo tipo de comunicação, sendo ela escrita, através de desenhos ou músicas, tem como principal função a de comunicar e se fazer ser entendido.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) para os alunos.
Esta atividade pode ser executada individualmente ou em grupos. Você pode optar por deixar que os alunos escrevam a frase usando todos os alfabetos, usando os alfabetos que eles escolherem ou o que você escolher (se for essa a opção, encaminhe para cada aluno a informação sobre qual alfabeto ele deverá usar).
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas peça que os alunos escrevam palavras que possam ser usadas em um acróstico da palavra ESCREVER. Caso a turma seja grande, serão vários acrósticos, ou você pode usar os nomes dos tipos de escrita trabalhados nesta aula.
Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça para cada da família escrever uma mensagem usando um dos alfabetos apresentados nesta aula. Quem conseguir decifrar será considerado o Rei da Escrita!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registro da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
Palavras-Chave: Códigos escritos; alfabeto
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA