Patrimônios da Humanidade
Plano de Aula
Plano de aula: Patrimônios Culturais da Humanidade Construindo Jogos de tabuleiro
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Computador ou laptop
Projetor
Reproduções de imagens de Patrimônios Culturais da Humanidade em fotos ou cartazes
Kit para pintura: lápis de cor, giz cera, canetinha, etc.
Cola e fita adesiva
Papel cartão colorido
Material complementar:
1- Organize a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira, e apresente o objetivo da aula.
2 - Com a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira.
3 - Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição que consta nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.
4 - Apresente uma listagem de patrimônios da humanidade com fotos e descrições utilizando slides e um projetor.
5 - Faça uma abordagem sobre porque devemos proteger nosso patrimônio e como podemos fazer isso. Importante sempre fazer provocações e buscar possíveis saberes e experiências que os alunos possam contribuir.
6- Com a turma distribuída em 04 ou 05 grupos, de 05 alunos, distribua a base do jogo de tabuleiro (onde o caminho e caixas já estarão prontas), reproduções de imagens dos patrimônios relacionados - que poderão ser usados para ilustrar o jogo.
7- Distribua fichas com modelos de cartas as atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio e suas respectivas punições e bonificações. que os alunos possam utilizar na construção de jogo e para criação de novas cartas.
8- Distribua lápis de cor, giz de cera e canetinha para que os alunos possam colorir e decorar seu jogo.
9- Os alunos deverão agora posicionar essas imagens dos Patrimônios da Humanidade da maneira que quiserem na base do jogo de tabuleiro e preencher as caixas distribuídas na trilha com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio/ punições e bonificações.
10- Aproveite o momento de criação de novas cartas para retomar a abordagens sobre a proteção do Patrimônio Cultural.
11- Reorganize os grupos, mudando seus membros de lugar, mas mantenha a turma distribuída em 4 ou 5 grupos, de 5 alunos.
12- Distribua os jogos produzidos para os grupos para que possa ser experimentado. Após cada rodada mude de grupo, assim os todos poderão conhecer o trabalho realizado por toda a turma.
13- Com uma projeção como suporte, exiba uma base do jogo de tabuleiro sem nenhuma informação. Através de uma conversa e debate com base no processo e resultado do trabalhos realizados pelos grupos, os alunos irão reposicionar em comum acordo os patrimônios listados e selecionar as melhores sugestões de ações positivas e negativas/ punições e bonificações, assim construindo um único jogo de tabuleiro, que será reproduzido e compartilhado na turma e na unidade escolar.
Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)
http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira, e apresente o objetivo da aula.
Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)
http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
1- Com a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira.
2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição que consta nos orgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.
3- Apresente uma listagem de patrimônios da humanidade com fotos e descrições utilizando slides e um projetor.
Fonte:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Nesse momento, faça uma abordagem sobre porque devemos proteger nosso patrimônio e como podemos fazer isso. Importante sempre fazer provocações e buscar possíveis saberes e experiências que os alunos possam contribuir.
Caso a unidade escolar não dispuser de equipamentos como computadores e projetores, apresente a listagem utilizando fichas, fotos ou cartazes.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Com a turma distribuída em 4 ou 5 grupos, de 5 alunos, distribua a base do jogo de tabuleiro (onde o caminho e caixas já estarão prontas), reproduções de imagens dos patrimônios relacionados - que poderão ser usados para ilustrar o jogo.
2- Distribua fichas com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio e suas respectivas punições e bonificações, para que os alunos possam utilizar na construção de jogo.
3- Distribua lápis de cor, giz de cera e canetinha para que os alunos possam colorir e decorar seu jogo.
4- Os alunos deverão agora posicionar essas imagens dos Patrimônios da Humanidade da maneira que quiserem na base do jogo de tabuleiro e criar novas cartas com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio/ punições e bonificações.
5- Aproveite o momento de criação de novas cartas para retomar a abordagem sobre a proteção do Patrimônio Cultural.
Em caso de turma com números de alunos superior a 25, divida a turma em mais grupos e aumente a quantidade de material utilizado para que possa atender o número de grupos.
Para saber mais:
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)
http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1- Reorganize os grupos, mudando seus membros de lugar, mas mantenha a turma distribuída em 4 ou 5 grupos de 5 alunos cada.
2- Distribua os jogos produzidos para os grupos para que possa ser experimentado. Após cada rodada mude de grupo, assim os todos poderão conhecer o trabalho realizado por toda a turma.
3- Com uma projeção como suporte, exiba uma base do jogo de tabuleiro sem nenhuma informação. E através de uma conversa e debate com base no processo e resultado do trabalhos realizados pelos grupos, os alunos irão reposicionar em comum acordo os patrimônios listados e selecionaram as melhores sugestões de ações positivas e negativas/ punições e bonificações, assim construindo um único jogo de tabuleiro, que será reproduzido e compartilhado na turma e na unidade escolar.
Em caso de turma com números de alunos superior a 25, divida a turma em mais grupos.
Se a unidade escolar não possuir equipamentos como computador e projetor, utilize um cartaz com reproduções de imagens dos Patrimônios da Humanidade e fichas para incluir as sugestões de ações positivas e negativas/bonificações e punições.
Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)
http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam sobre a importância de conhecer os patrimônios culturais e formas de preservá-los.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, envie aos alunos o link (disponível aqui) da propaganda feita pelo Iphan, para compartilharmos a ideia de preservação do patrimônio.
Problematização
Agende uma videoconferência, siga às orientações, faça os questionamentos propostos e envie todos os documentos que serão usados nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Esta etapa deve ser feita de forma assíncrona, para que os alunos possam confeccionar o jogo: diga a eles que poderão incluir mais cartas.
Diga aos alunos que eles jogarão com os membros da família, farão um vídeo deste momento e compartilharão pelo Whatsapp da turma.
Caso ache interessante, envie aos alunos os links a seguir, para complementar o tema proposto:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Permita que os alunos falem sobre o trabalho desenvolvido e o que aprenderam com ele.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando a construir o jogo de tabuleiro, jogando e gravando esse momento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras Chave: Patrimônio Cultural; Patrimônio da Humanidade; Jogos de Tabuleiro
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