Inventário - Patrimônio à minha volta
Plano de Aula
Plano de aula: O Patrimônio à minha volta Estudo de campo - Patrimônio Material
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Máquina fotográfica ou aparelhos celulares;
Lápis ou caneta;
Fichas de inventário;
Reproduções de fotos antigas do entorno da escola.
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa, apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.
2- Faça uma breve abordagem sobre o Patrimônio Material, seus definições e principais conceitos.
3- Proponha que os alunos indiquem possíveis bens culturais materiais que se encontram no território onde a escola está inserida.
4- Estabeleça um percurso a ser seguido, caso a turma enumere mais de um possível bem cultural.
5- Distribua as ficha de inventário (em anexo) para cada aluno, onde constará as principais informações que os alunos deverão coletar durante o estudo de campo, assim como registros e imagens.
6- Oriente o grupo na coleta de informações durante todo itinerário, dando total liberdade de selecionar novos bens se assim eles identificarem possíveis patrimônios no curso da pesquisa, o importante é cumprir a metodologia proposta na ficha.
7- Realize o registro fotográfico da atividade e a atuação de todos no trabalho.
8- No retorno à unidade escolar, organize novamente a turma em círculo na área externa e inicie uma roda de conversa.
9 - Apresente registros fotográficos do entorno da escola em outros períodos com diferentes intervalos de tempo.
10 - Com base na vivência do estudo de campo e no inventário produzido, os alunos deverão descrever suas impressões sobre a experiência e responder perguntas como:
- Qual bem cultural mais te chamou a atenção e por quê?
- O que mudou no entorno da escola ou com os bens inventariados?
- O que permanece no entorno da escola ou com os bens inventariados?
- É importante preservar o patrimônio cultural e porquê?
11- Disponha as fichas de inventário na sala de aula, para se for necessário serem acessadas pelos alunos.
Fonte:
http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: (3 minutos)
Orientações:
1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa. Apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.
Para você saber mais:
http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)
Contexto
Tempo sugerido: (4 minutos)
Orientações:
1- Com os alunos ainda dispostos em círculo na área externa da escola, faça uma breve abordagem sobre o Patrimônio Material, seus definições e principais conceitos.
3- Proponha que os alunos indiquem possíveis bens culturais materiais que se encontram no território onde a escola está inserida.
4- Estabeleça um percurso a ser seguido, caso a turma enumere mais de um possível bem cultural.
Como adequar à sua realidade:
Em caso do território onde a escola está inserida não possuir um bem cultural tombado por algum órgão competente, oriente a seleção de um bem que possua o valor simbólico e afetivo para aquela comunidade: uma praça, uma árvore, uma igreja, um monumento, etc.
Se for numa comunidade rural estabeleça um diálogo com as construções existentes no meio rural .
Para você saber mais:
http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Problematização
Tempo sugerido: (30 minutos)
Orientações:
1- Distribua as ficha de inventário (em anexo) para cada aluno, onde constará as principais informações que os alunos deverão coletar durante o estudo de campo, assim como registros e imagens.
2- Oriente o grupo na coleta de informações durante todo itinerário, dando total liberdade de selecionar novos bens se assim eles identificarem possíveis patrimônios no curso da pesquisa, o importante é cumprir a metodologia proposta na ficha.
3- Realize o registro fotográfico da atividade e a atuação de todos no trabalho.
Como adequar à sua realidade:
Procure valorizar todo o patrimônio do município, seja ele rural (da roça) ou urbano.
Para você saber mais:
http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Sistematização
Tempo sugerido: (10 minutos)
Orientações:
1- No retorno à unidade escolar, organize novamente a turma em círculo na área externa e inicie uma roda de conversa.
2 - Apresente registros fotográficos do entorno da escola em outros períodos com diferentes intervalos de tempo.
3 - Com base na vivência do estudo de campo e no inventário produzido, os alunos deverão descrever suas impressões sobre a experiência e responder perguntas como:
- Qual bem cultural mais te chamou a atenção e por quê?
- O que mudou no entorno da escola ou com os bens inventariados?
- O que permanece no entorno da escola ou com os bens inventariados?
- É importante preservar o patrimônio cultural e porquê?
4- Disponha as fichas de inventário na sala de aula, se for necessário serem acessadas pelos alunos.
http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos identifiquem bens culturais materiais em seu bairro/cidade.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Problematização
Agende uma videoconferência para passar aos alunos as orientações sobre a tarefa de reconhecer os patrimônios que existem em seu bairro ou cidade (caso não haja no bairro nenhum bem cultural tombado ou de valor simbólico para a comunidade). Para isso, indique aos alunos que busquem na internet sites dos órgãos públicos municipais ou estaduais para obterem essas informações: Secretaria da Cultura, Prefeitura, IPHAN, dentre outros.
Envie para os alunos os arquivos propostos neste Plano.
Os alunos deverão fazer o preenchimento do formulário de inventário proposto e criar um painel com as imagens e informações colhidas, para disponibilizar nas redes sociais da escola. Você pode indicar que os alunos façam com os recursos que possuem (e tirem foto) ou utilizem os recursos digitais (PowerPoint, Word, Padlet).
Sistematização
Agende uma videoconferência e abra uma discussão sobre a experiência de terem conhecido um pouco mais sobre a história do bairro/cidade através do patrimônio cultural material. Faça os questionamentos propostos nesta etapa. Neste momento, os alunos apresentarão o trabalho realizado.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, se disponibilizando para ajudarem na pesquisa, no preenchimento do inventário e na criação do painel que será disponibilizado para as redes sociais da escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras Chave: Patrimônio Cultural; Patrimônio Material; Inventário
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