Minha religião
Plano de Aula
Plano de aula: Expressões da fé
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HIS06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: folhas A4 brancas, material impresso para compor as estações de estudo, fichas impressas, fita adesiva, projetor e computador.
Material complementar:
Ficha Minha religião, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdapcrKdHkcKYwvyRTVNS2cbpJMfwNv8yUEsKcjuYyg4yusVUyuWtZXtYFWF/his5-06und10-minha-religiao.pdf
Estações de Estudo - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMmxhvDnjhuyJUcdJskPwV9c4rfjNqe9RCapq8MqaK9FwnuxDXfX6P4vh946/his5-06und10-estacoes-de-estudo.pdf
Para você saber mais:
- STACEY, Aisha. Assalam alaikum - a saudação islâmica. Disponível em: https://www.islamreligion.com/pt/articles/4255/assalamu-alaikum-saudacao-islamica/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Namastê ou Namaskár? Como se dirigir a um monge budista. Disponível em: https://theravadaforall.wordpress.com/2011/03/30/namaste-ou-namaskar-como-se-dirigir-a-um-monge-buddhista/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Glossário de termos e expressões da umdanda. Disponível em: http://luzdivinaespiritual.blogspot.com/2012/12/glossario-de-termos-e-expressoes-na.html. Acesso em 08 de março de 2019.
- Significado Shalom. Disponível em: https://www.significados.com.br/shalom/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Significado de Aleluia. Disponível em: https://www.significados.com.br/aleluia/. Acesso em 08 de março de 2019.
- SILVESTRE, Armando Araújo. Catolicismo. Infoescola. DIsponível em: https://www.infoescola.com/cristianismo/catolicismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- Religiões evangélicas. Disponível em: http://religiao.culturamix.com/religioes/religiao-evangelica/. Acesso em 10 de março de 2019.
- BEZERRA, Juilana. Judaísmo. Toda a matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/judaismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Islamismo. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/islamismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Budismo. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/budismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Umbanda. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/umbanda/. Acesso em 10 de março de 2019.
- Hinduísmo. Sua pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hinduismo.htm. Acesso em 10 de março de 2019.
- Conheça o espiritismo. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Conhe%C3%A7a-o-Espiritismo-folder-1.pdf. Acesso em 10 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete esse slide ou apenas escreva o objetivo no quadro. A leitura do objetivo deve ser feita de forma coletiva. E reservar um breve momento para reflexão do que está escrito.
A discussão a ser levantada aqui é como as pessoas se expressam dentro das mais diversas religiões. É importante ressaltar para o aluno que a linguagem e os símbolos religiosos fazem parte da história daquela religião.
Contexto - parte 1
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e reserve um breve momento para que eles possam ler e tentar entender os termos escritos.
Após esse momento explique aos alunos que em todas as religiões há termos usados para desejar coisas boas, alguns até podem ter seu significado distorcido por falta de conhecimento e pré-conceitos errados.
- Namastê - termo de origem indiana, que também é usado no budismo, quer dizer: “O que há de sagrado em mim, presta respeito ao que há de sagrado em você!”
- Shalom - termo judaico que significa “paz”
- Aleluia - de origem judaica, foi incorporada pelo cristianismo e significa: louve a Deus.
- Saravá - termo da umbanda que significa: “salve!”, “viva!”
- Assalam alaikum - termo islâmico que significa: que Deus lhe conceda proteção e segurança
Como adequar à sua realidade: os alunos podem usar o smartphone ou o laboratório de informática para pesquisar termos de outras religiões. Ou no caso de haver comunidades indígenas na região buscar informações sobre algum termo sagrado para eles.
Para você saber mais:
- STACEY, Aisha. Assalam alaikum - a saudação islâmica. Disponível em: https://www.islamreligion.com/pt/articles/4255/assalamu-alaikum-saudacao-islamica/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Namastê ou Namaskár? Como se dirigir a um monge budista. Disponível em: https://theravadaforall.wordpress.com/2011/03/30/namaste-ou-namaskar-como-se-dirigir-a-um-monge-buddhista/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Glossário de termos e expressões da umdanda. Disponível em: http://luzdivinaespiritual.blogspot.com/2012/12/glossario-de-termos-e-expressoes-na.html. Acesso em 08 de março de 2019.
- Significado Shalom. Disponível em: https://www.significados.com.br/shalom/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Significado de Aleluia. Disponível em: https://www.significados.com.br/aleluia/. Acesso em 08 de março de 2019.
Contexto - parte 2
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e reserve um breve momento para que eles possam ler. Entregue uma ficha para que cada um possa preencher.
Ficha Minha religião, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdapcrKdHkcKYwvyRTVNS2cbpJMfwNv8yUEsKcjuYyg4yusVUyuWtZXtYFWF/his5-06und10-minha-religiao.pdf
Como adequar à sua realidade: os alunos podem usar o smartphone ou o laboratório de informática para pesquisar termos de outras religiões. Ou no caso de haver comunidades indígenas na região buscar informações sobre algum termo sagrado para eles.
Para você saber mais:
- STACEY, Aisha. Assalam alaikum - a saudação islâmica. Disponível em: https://www.islamreligion.com/pt/articles/4255/assalamu-alaikum-saudacao-islamica/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Namastê ou Namaskár? Como se dirigir a um monge budista. Disponível em: https://theravadaforall.wordpress.com/2011/03/30/namaste-ou-namaskar-como-se-dirigir-a-um-monge-buddhista/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Glossário de termos e expressões da umdanda. Disponível em: http://luzdivinaespiritual.blogspot.com/2012/12/glossario-de-termos-e-expressoes-na.html. Acesso em 08 de março de 2019.
- Significado Shalom. Disponível em: https://www.significados.com.br/shalom/. Acesso em 08 de março de 2019.
- Significado de Aleluia. Disponível em: https://www.significados.com.br/aleluia/. Acesso em 08 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: projete esse slide e deixe a tela disponível durante o tempo reservado para exploração das estações de estudo.
- Estação 1 - Cristianismo - essa deverá estar organizada em A e B pois trataremos da religião católica e das religiões evangélicas de maneira geral.
- Estação 2 - Judaísmo
- Estação 3 - Islamismo
- Estação 4 - Hinduísmo
- Estação 5 - Budismo
- Estação 6 - Espiritismo
- Estação 7 - Umbanda
Para montagem das estações, opte por imprimir o material Estações de estudo, e ainda complementar com objetos que fazem parte dessas religiões montando assim uma exposição bem rica de conteúdo.
Material para impressão - Estações de Estudo - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMmxhvDnjhuyJUcdJskPwV9c4rfjNqe9RCapq8MqaK9FwnuxDXfX6P4vh946/his5-06und10-estacoes-de-estudo.pdf
Deixar claro para os alunos que existem outras religiões e outros símbolos porém para fins de estudo optou-se limitar o número de religiões. Outra questão, não foi abordado aqui a religião indígena porque não é possível fazer uma generalização dos símbolos e tradições de povos tão diversos.
Como adequar à sua realidade: se a escola for próxima de comunidades indígenas o professor pode explorar a religiosidade desse povo e também formar uma estação de estudo sobre esse povo.
Para você saber mais:
- SILVESTRE, Armando Araújo. Catolicismo. Infoescola. DIsponível em: https://www.infoescola.com/cristianismo/catolicismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- Religiões evangélicas. Disponível em: http://religiao.culturamix.com/religioes/religiao-evangelica/. Acesso em 10 de março de 2019.
- BEZERRA, Juilana. Judaísmo. Toda a matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/judaismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Islamismo. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/islamismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Budismo. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/budismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Umbanda. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/umbanda/. Acesso em 10 de março de 2019.
- Hinduísmo. Sua pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hinduismo.htm. Acesso em 10 de março de 2019.
- Conheça o espiritismo. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Conhe%C3%A7a-o-Espiritismo-folder-1.pdf. Acesso em 10 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos e peça que eles retomem a ficha sobre a religião iniciada no Contexto. Agora nesse momento para completar com os conhecimentos aprendidos após o estudo nas estações.
Entregue aos alunos metade de uma folha A4 branca para que possam desenhar ou escrever sobre o que mais chamou a atenção em qualquer uma das religiões apresentadas nas estações de estudo.
Usando a parede da própria sala ou um painel no corredor externo da sala os alunos irão organizar um painel sobre o conhecimento das religiões estudadas. O título do painel será: A expressão da fé.
Para você saber mais:
- SILVESTRE, Armando Araújo. Catolicismo. Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/cristianismo/catolicismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- Religiões evangélicas. Disponível em: http://religiao.culturamix.com/religioes/religiao-evangelica/. Acesso em 10 de março de 2019.
- BEZERRA, Juilana. Judaísmo. Toda a matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/judaismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Islamismo. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/islamismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Budismo. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/budismo/. Acesso em 10 de março de 2019.
- __________________. Umbanda. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/umbanda/. Acesso em 10 de março de 2019.
- Hinduísmo. Sua pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hinduismo.htm. Acesso em 10 de março de 2019.
- Conheça o espiritismo. Disponível em: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Conhe%C3%A7a-o-Espiritismo-folder-1.pdf. Acesso em 10 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que através das expressões da fé é possível definir a identidade de um grupo, comunidade, sociedade.
Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou pelo e-mail, com as orientações necessárias.
Siga as orientações definidas e faça o questionamento que se encontra no Objetivo deste Plano. Peça, antecipadamente, que os alunos preencham a ficha "Minha religião", que receberam, para que possam dar continuidade às etapas definidas para esta aula.
Neste momento, de contato com os alunos, passe as orientações para que eles façam o que está proposto nas etapas Problematização e Sistematização deste Plano.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos. Siga as orientações definidas, mas é interessante que esta etapa da aula seja de forma assíncrona, por demandar muito tempo. Diga aos alunos que façam a leitura de cada religião com atenção, pois as informações contidas no documento serão de grande importância para a Sistematização da aula. Peça para os alunos marcarem o que acharem mais importante e se tiverem mais informações ou detalhes, acrescentem as informações nos textos.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas é necessário que seja feita de forma assíncrona. Permita que seja executada de forma individual.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho executado. Peça que guardem o material produzido para que, quando retornarem à escola, você possa recolher e expor no mural da sala de aula.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça para as famílias se envolverem nesta aula e na execução das tarefas, conversando com o aluno sobre a religião que a família congrega e as outras que têm conhecimento. Sliciite que ajudem no preenchimento da ficha "Minha religião" e na compreensão do conteúdo do documento referente às religiões, para que o aluno possa finalizar esse aprendizado com a elaboração do desenho proposto para esta aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registro da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas
Palavras-Chave: Catolicismo; Evangelismo; Hinduísmo; Judaísmo; Budismo; Umbanda; Espiritismo; Islamismo.
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